Samba + Futebol = Saudade

- Advertisement -

brasileirao

Ary Barroso, natural das montanhosas Minas Gerais, escreveu a letra da música “Aquarela do Brasil”. É um tema que, praticamente, se escusa de apresentações. E retrata o grande país lusófono com uma precisão sem igual. E é isso que o Brasil é: um país intrigante, de bamboleio, de fontes murmurantes e onde a lua e até o sol vêm brincar. Brasil é sol e calor. É gingar e sonhar. Brasil é futebol. A nação do desporto rei.

Belo Horizonte, capital mineira. Nem de propósito o destino me colocou em lugar melhor do que no local de nascimento do nosso querido Ary. Quatro horas da tarde. Dirijo-me para o Estádio (ou arena, como agora está na moda) Independência, para assistir ao encontro entre o Atlético Mineiro e os congéneres de Goiânia. O segundo classificado contra o lanterna vermelha da classificação. Tenho um chope geladinho na mão. Termino-o. Entro no Estádio. Não consigo ficar quieto. Eles saltam. Também tenho saltar. E o jogo todo nisto.

A festa da torcida brasileira / Fonte: veja.abril.com.br
A festa da torcida brasileira
Fonte: veja.abril.com.br

-Galo! Galo! Galo! É por este nome que é conhecido o Atlético Mineiro. E o Atlético Goianiense já fazia o 0-2, ainda na primeira parte. A torcida esmorece, mas mesmo assim ainda canta: “O Galo é o time da virada!”. E a reviravolta quase se concretizou. Gaúcho deu o empate no último suspiro de um jogo sofrido. O resultado final foi uma igualdade a dois. E o fatum , o maroto, ordenou que aquele ponto desse ao Galo o segundo lugar no Brasileirão e a consequente entrada direta na Libertadores, que haveria de vencer. De acordo com as leis de aritmética, no fundo, vi o Atlético conquistar a coroa do futebol sul-americano. Mas tinha saudades. Voltei para terra lusa. Como um bom filho torna a casa.

“Aqui na terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock n´roll”. Grande mestre Chico Buarque. E olhem que ele chegou a dizer que nada há de mais artístico do que uma partida de futebol. O jogador é o rei, o artesão que constrói lances maravilhosos.

E então, já descobriram o que é o Brasil? É uma aquarela. Terra de samba e pandeiro. E nele vivemos a mais portuguesa das palavras: saudade.

Subscreve!

Artigos Populares

Futuro de Giorgi Kochorashvili passa por Espanha mas pode não passar pelo Getafe: Eis os detalhes

O Sevilha e o Deportivo A Coruña entraram na corrida por Giorgi Kochorashvili. O médio já tinha tudo acordado com o Getafe até estes dois clubes entrarem na corrida.

Negócio iminente na Pedreira: Lukas Hornicek de saída do Braga rumo à Premier League

Lukas Hornicek está muito perto de se tornar reforço do Newcastle por 30 milhões de euros. O guardião está prestes a rumar à Premier League.

Rui Borges segura jovem na equipa principal e aposta do treinador do Sporting vai manter-se nas próximas semanas

Eduardo Felicíssimo vai continuar a trabalhar com o plantel principal do Sporting. Rui Borges está satisfeito com o rendimento do defesa.

Tiago Gouveia vai voltar ao Benfica depois da transferência cair: eis as expectativas encarnadas

A transferência de Tiago Gouveia para o Atlas do México foi cancelada à última hora. Extremo vai regressar ao Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os possíveis adversários do Benfica para o playoff da Europa League

O Benfica vai defrontar o Hearts na 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Caso vença os escoceses, já são conhecidos os potenciais adversários no playoff.

Álcool à venda no estádio na Supertaça: FC Porto x Torreense serve de projeto-piloto

O FC Porto x Torreense vai servir de projeto-piloto à implementação de novas medidas relacionadas ao consumo de álcool no estádio. Supertaça serve de teste.

Ligação FC Porto – Ruben Amorim: avançado do AC Milan volta à mesa de negociações do Dragão

O AC Milan continua à procura de uma solução para Santiago Giménez. Avançado vai voltar à mesa de negociações do FC Porto.