São Paulo FC: do inferno ao céu e cinco meses

- Advertisement -

Após vitória por 2 x 1 no Rio de Janeiro sobre o Vasco, no último domingo (05), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a liderar à primeira colocação da série A após três anos, para tristeza dos flamenguistas que viram o rubro-negro cair para a segunda colocação.

Sob o comando do uruguaio Diego Aguirre, que assumiu o clube há cinco meses, o tricolor paulista ganhou regularidade, organização tática e confiança, deixando para trás a amarga eliminação para o Corinthians, na semifinal do Campeonato Paulista, para assumir a liderança do Brasileirão e devolver aos são-paulinos o orgulho de torcer para o tricampeão mundial. Após 29 jogos à frente da equipa, Aguirre conseguiu 14 vitórias, 9 empates e sofreu apenas 6 derrotas.

O São Paulo Futebol Clube, que não ganha título expressivo desde 2012, viveu grandes crises nas últimas temporadas. Foram sete treinadores nos últimos três anos, consequência de administrações retrógradas e política interna conturbada no Clube. Agora com o ex-jogador e ídolo do Clube, Raí, como gerente de futebol, o tricolor está buscando modernizar o departamento desportivo e dar mais tranquilidade para que os atletas possam trabalhar, sem as interferências políticas que se tornaram comuns nos últimos tempos.

Aguirre dá instruções durante o Jogo
Fonte: São Paulo FC

Além de Aguirre, outro fator que contribuiu para a boa fase do São Paulo, foi a contratação de atletas para posições carentes no elenco, que acabou por surtir efeitos positivos na equipa, dando mais densidade no meio campo e velocidade no ataque. Alguns destaques são os veteranos Diego Souza e Nenê e o medio-atacante equatoriano João Rojas. Os jogadores da base também voltaram a ser aproveitados no plantel principal, como é o caso do defensor Militão – que foi recentemente negociado com o Porto.

Mesmo com os bons resultados, a primeira colocação e, momentaneamente, o melhor saldo de golos entre os 20 Clubes da Série A, ainda não é possível ter certeza se o São Paulo lutará pelo título do Campeonato Brasileiro, pois ainda restam 21 rodadas. No entanto, com as recentes atuações e com a nova “cara” que Aguirre deu ao plantel, os adeptos do tricolor paulista têm motivos de sobra para sonhar. É muito bom para o futebol brasileiro que o campeão retorne.

Fonte: São Paulo FC

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.