São Paulo FC: do inferno ao céu e cinco meses

- Advertisement -

Após vitória por 2 x 1 no Rio de Janeiro sobre o Vasco, no último domingo (05), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta a liderar à primeira colocação da série A após três anos, para tristeza dos flamenguistas que viram o rubro-negro cair para a segunda colocação.

Sob o comando do uruguaio Diego Aguirre, que assumiu o clube há cinco meses, o tricolor paulista ganhou regularidade, organização tática e confiança, deixando para trás a amarga eliminação para o Corinthians, na semifinal do Campeonato Paulista, para assumir a liderança do Brasileirão e devolver aos são-paulinos o orgulho de torcer para o tricampeão mundial. Após 29 jogos à frente da equipa, Aguirre conseguiu 14 vitórias, 9 empates e sofreu apenas 6 derrotas.

O São Paulo Futebol Clube, que não ganha título expressivo desde 2012, viveu grandes crises nas últimas temporadas. Foram sete treinadores nos últimos três anos, consequência de administrações retrógradas e política interna conturbada no Clube. Agora com o ex-jogador e ídolo do Clube, Raí, como gerente de futebol, o tricolor está buscando modernizar o departamento desportivo e dar mais tranquilidade para que os atletas possam trabalhar, sem as interferências políticas que se tornaram comuns nos últimos tempos.

Aguirre dá instruções durante o Jogo
Fonte: São Paulo FC

Além de Aguirre, outro fator que contribuiu para a boa fase do São Paulo, foi a contratação de atletas para posições carentes no elenco, que acabou por surtir efeitos positivos na equipa, dando mais densidade no meio campo e velocidade no ataque. Alguns destaques são os veteranos Diego Souza e Nenê e o medio-atacante equatoriano João Rojas. Os jogadores da base também voltaram a ser aproveitados no plantel principal, como é o caso do defensor Militão – que foi recentemente negociado com o Porto.

Mesmo com os bons resultados, a primeira colocação e, momentaneamente, o melhor saldo de golos entre os 20 Clubes da Série A, ainda não é possível ter certeza se o São Paulo lutará pelo título do Campeonato Brasileiro, pois ainda restam 21 rodadas. No entanto, com as recentes atuações e com a nova “cara” que Aguirre deu ao plantel, os adeptos do tricolor paulista têm motivos de sobra para sonhar. É muito bom para o futebol brasileiro que o campeão retorne.

Fonte: São Paulo FC

Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.