Vem aí o novo projeto do Luxa

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

O treinador Vanderlei Luxemburgo, 65, está de volta ao futebol brasileiro. Na última segunda-feira, 29.05, o treinador foi anunciado como o novo comandante do Sport. É uma surpresa o anúncio de Vanderlei Luxemburgo por uma grande equipe do futebol brasileiro. A última equipe que o treinador comandou no Brasil foi o Cruzeiro em 2015. Ano passado esteve à frente do Tianjin Quanjian – da 2ª divisão chinesa – porém os resultados não vieram e o treinador foi demitido em pouco tempo.

Essa será a primeira experiência de Luxemburgo no nordeste. Luxa se mostrou animado. “É uma grande oportunidade. Minha primeira vez no Nordeste, um grande momento profissional. Vou levar o meu conhecimento a um grande clube”, afirmou.

Luxemburgo fez história no futebol brasileiro nos anos 90. Posso até arriscar em dizer que o seu sucesso seguiu até meados dos anos 2000, quando treinou o Real Madrid. Luxemburgo herdou o posto de treinador número um do Brasil do mestre Telê Santana. Na época o treinador implementou uma nova filosofia no futebol brasileiro e teve grandes trabalhos. O Palmeiras de 1994, o Corinthians de 1998 e o Cruzeiro de 2003, foram os seus trabalhos com mais destaques. Luxemburgo também treinou a Seleção Brasileira. Luxa assumiu o cargo após a Copa do Mundo de 1998. Entretanto, o seu trabalho à frente da seleção não foi dos melhores e após apenas dois anos ele foi demitido do cargo.

Mas o tempo passou. Como também passou o auge do treinador. Atualmente, o Luxemburgo não desperta tanto interesse dos grandes clubes brasileiros. Isso é devido aos seguidos fracassos que obteve em sua carreira. Seu último título foi o Campeonato Carioca de 2011, pelo Flamengo. Muito pouco para um treinador com o seu currículo. Em 2010 Luxa deixou o Galo e foi demitido quando o time estava prestes a ser rebaixado. Dorival Júnior assumiu o comando da equipe e salvou o Atlético do rebaixamento. Depois passou por Flamengo, Grêmio, Fluminense e Cruzeiro. Todas essas passagens foram decepcionantes.

O grande problema do atual Luxemburgo é por que ele não “abaixa a bola”.  O treinador ainda prega os conceitos de futebol que fizeram sucesso no século passado, mas que após 20 anos já não fazem mais efeito. No Brasil, até fazem uma piada a respeito do “Pojeto” do professor. Todo clube que ele assume – foi assim até no time chinês – o discurso é sempre o mesmo, mas não vemos funcionar na prática. O agravante disso é que ele treinou grandes equipes do futebol brasileiro, se fossem equipes pequenas sem muito orçamento ou infraestrutura poderia até se justificar.

Vanderlei Luxemburgo tentará calar a boca dos críticos que duvidam da eficiência do seu projeto Fonte: esportes.r7.com
Vanderlei Luxemburgo tentará calar a boca dos críticos que duvidam da eficiência do seu projeto
Fonte: esportes.r7.com

Agora Luxemburgo está de volta a uma grande equipe. O Sport cresceu muito nos últimos anos, tanto na questão de infraestrutura do clube como no poder de compra de mercado. Atualmente, o Sport consegue vencer uma disputa de contratação contra um clube grande do eixo sul-sudeste. Algo inimaginável há alguns anos. Se o seu projeto de Vanderlei Luxemburgo vingará no Leão da Ilha do Retiro só o Campeonato Brasileiro irá nos dizer.

Também não posso deixar de citar a atuação da direção do Sport em contratar o Vanderlei Luxemburgo. O Leão começou a temporada com o treinador Daniel Paulista, depois assumiu o Ney Franco e agora está com Luxemburgo. São treinadores como filosofias de trabalho bem diferentes. Isso demonstra que a direção do clube não sabe como deseja que o Sport jogue. Ora se eu quero que o meu time jogue em uma linha de futebol, vou contratar treinadores que possuem esse pensamento. Além do mais uma mudança radical de filosofia em pouco tempo atrapalha muito o desenvolvimento dos jogadores. Esse mal da direção Rubro-Negra é muito comum nos clubes brasileiros.

Foto de Capa: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Nicolás Otamendi tem 4 opções para o futuro, entre as quais as renovação com o Benfica

Nicolás Otamendi vai decidir o futuro e tem quatro opções em cima da mesa. Defesa está em final de contrato com o Benfica.

Emiliano Viviano tentou levar Oskar Pietuszewski para a Serie A: «Em Itália ninguém acreditou nele e acabou por ir para Portugal por uma pechincha»

Emiliano Viviano confidenciou que acompanha a carreira de Oskar Pietuszewski. Antigo guarda-redes tentou levar o polaco para Itália.

Sporting vai gastar 2 milhões de euros por defesa e Rui Borges vai promovê-lo à equipa principal

Bruno Ramos vai ser comprado em definitivo pelo Sporting. Defesa vai integrar plantel principal dos leões na próxima temporada.

Presidente do Trabzonspor confirma interesse do Benfica em Felipe Augusto e revela mais 3 interessados no avançado

O Benfica está interessado em Felipe Augusto. Avançado brasileiro representa o Trabzonspor e tem mais três interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem no Mundial 2026 a grande esperança para o futuro de Franjo Ivanovic

O Benfica quer contratar um novo ponta de lança, mas para isso tem de vender alguém. Franjo Ivanocic é a opção preferencial para a transferência.

Victor Froholdt tem 3 interessados na Premier League e FC Porto vai viver verão de alerta

Victor Froholdt tem três interessados na Premier League. Médio do FC Porto tem atraído atração internacional, nomeadamente em Inglaterra.

Roberto Martínez anuncia os convocados para o Mundial 2026 no dia 19 de maio

Roberto Martínez vai anunciar os convocados de Portugal para o Mundial 2026 no dia 19 de maio, terça-feira, na Cidade do Futebol. A cerimónia será às 13h.