Força dos Números: Finais da Champions

- Advertisement -

TREINADORES

presenças

Marcelo Lippi é recordista em finais da Champions Fonte: Juventibus.com
Marcelo Lippi é recordista em finais da Champions
Fonte: Juventibus.com

Alex Ferguson (todas pelo Manchester United, em 1999, 2008, 2009 e 2011), Carlo Ancelotti (3 pelo AC Milan e 1 pelo Real Madrid) e Marcelo Lippi (todas pela Juventus, em 2003) são os treinadores com mais presenças em finais na história da Champions.

Don Carlo, o mais vencedor de sempre, conquistou 3 destas finais (2 pelo Milan, em 2002/03 – curiosamente frente a Lippi – e 2006/07, 1 pelo Real em 2013/14), Fergie venceu 2 (1998/99 e 2007/08) e o Commendatore ganhou 1 (1995/96).

 

treinaram mais que uma equipa

Van Gaal pouco tempo depois de ter vencido a Champions League pelo Ajax Fonte: Huffington Post
Van Gaal pouco tempo depois de ter vencido a Champions League pelo Ajax
Fonte: Huffington Post

Apenas 5 treinadores orientaram mais que uma equipa em finais da Champions. Neste lote restrito, entram, para além do “nosso” José Mourinho (único com 100% de aproveitamento deste lote, em representação de FC Porto e Inter), os nomes de Louis Van Gaal (Ajax e Bayern Munique), Ommar Hitzfeld (Bayern e Borussia Dortmund), Carlo Ancelotti (AC Milan e Real Madrid) e Jupp Heynckes (Bayern e Real Madrid).

 

10 nacionalidades

Allegri vai repetir a presença numa final da Champions Fonte: Indian Express
Allegri vai repetir a presença numa final da Champions
Fonte: Indian Express

Apenas Europa (Alemanha, Bélgica, Escócia, Espanha, França, Holanda, Israel, Itália e Portugal) e América do Sul (Argentina) surgiram representadas na chefia de equipas técnicas em finais de Champions.

O país com mais técnicos diferentes sentados nos bancos durante o jogo decisivo é a Itália, com 5 – Marcelo Lippi, Fabio Capello, Di Matteo, Massimiliano Allegri e Carlo Ancelotti – logo secundada por Espanha e Alemanha (4).

De Portugal, apenas José Mourinho.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes encaminhou reforço para o Sporting e já pensa no Mundial: «Cabe-me a mim mostrar qualidade e consistência e que possa acrescentar à...

Mateus Fernandes revelou que recomendou o Sporting a Luís Guilherme, falou da qualidade de Rafik Guitane e refletiu sobre o sonho de estar no Mundial 2026.

Armando Evangelista descontente no Damac: eis o que o Bola na Rede sabe

Armando Evangelista está insatisfeito devido ao facto de o Damac ter contratado vários jogadores sem o seu conhecimento e consentimento.

FC Porto x Sporting: E se Trincão jogasse mais tempo ao centro-direita do ataque, o que traria ao jogo? Estratégia vs identidade?

O Sporting apresentou-se a travar o jogo interior do FC Porto como normalmente todas as equipas nos últimos jogos o têm feito que é a vigilância apertada sobre os dois interiores.

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

PUB

Mais Artigos Populares

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

Deixou o AVS SAD em janeiro (sem golos) e já se estreou a marcar pelo seu novo desafio

Jordi Escobar deixou o AVS SAD no mercado de inverno. O ponta de lança assinou com o Huesca, conjunto da La Liga 2.