📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força dos Números: Finais da Champions

- Advertisement -

JOGADORES

401 jogadores e 51 nacionalidades diferentes

Iniesta foi um dos muitos espanhóis a jogar a final da Champions Fonte: UEFA
Iniesta foi um dos muitos espanhóis a jogar a final da Champions
Fonte: UEFA

Ao longo dos 23 anos de história da Champions, foram 401 os jogadores que se estrearam em finais da grande competição de clubes a nível europeu, distribuídos por 51 origens (países) diferentes.

A nacionalidade mais representada é a espanhola – 61 jogadores nascidos no país vizinho representaram-no em finais da liga milionária.

 

presenças

Maldini é recordista de presenças em finais da Champions Fonte: SportClub
Maldini é recordista de presenças em finais da Champions
Fonte: SportClub

O grande Paolo Maldini é o recordista atual de finais de Champions, com 6 presenças, todas pelo AC Milan. Estreou-se em 1992/93, na primeira edição, na derrota com por 1-0 contra o Marselha e acabou este percurso em 2006/07, na vitória por 2-1 sobre o Liverpool.

Cristiano Ronaldo, com a previsível presença de amanhã, vai ficar a um jogo de distância do eterno capitão milanês, juntando-se aos “perseguidores” Patrice Evra e Clarence Seedorf, ambos com 5 presenças.

 

golos

Raúl marcou contra  Leverkusen e Valência  Fonte: fullskills.net
Raúl marcou a Leverkusen e Valência
Fonte: fullskills.net

A final de uma Champions é sempre competitiva. Marcar mais de um golo, mesmo com muitas presenças somadas, é tarefa árdua. Basta pensar neste recorde – ninguém marcou mais de 2 golos em finais de Champions.

Massaro (Milan), Messi (Barcelona), Raúl (Rael Madrid), Eto’o (Barcelona), Inzaghi (Milan), Crespo (Milan), Milito (Inter) e Riedle (Dortmund), Sergio Ramos (Real Madrid) e Cristiano Ronaldo (o único a marcar por duas equipas diferentes – Real Madrid e Manchester United) foram os felizardos.

Caso um dos capitães do Real marque, pode descolar deste lote.

 

recorde de cartões amarelos e número de expulsões

Drogba venceu uma final da Champions 4 anos depois de ter sido expulso noutra Fonte: Getty Images
Drogba venceu uma final da Champions 4 anos depois de ter sido expulso noutra
Fonte: Getty Images

As emoções costumam ferver quando se chega ao jogo decisivo da Champions. Que o diga Roberto Carlos, recordista em cartões amarelos – viu nas três presenças ao serviço do Real Madrid (1997/98, 1999/00 e 2001/02) -, mas também Diego Godín (Atlético), Drogba (Chelsea) e o citado Lehmann (Arsenal)

 

12 suplentes utilizados por 2 vezes

Scholes foi suplente utilizado em duas finais da Champions Fonte: Telegraph
Scholes foi suplente utilizado em duas finais da Champions
Fonte: Telegraph

Houve 11 jogadores que saíram do banco para dar o seu contributo à equipa. Armas secretas que, algumas vezes, ajudaram à construção da glória, com golos, como Pedro (Barcelona), Kluivert (Ajax), Belleti (marcou pelo Barcelona, no 2-1 que decidiu a final contra o Arsenal mas também jogou pelo Chelsea) Ricken (Dortmund).

Noutras ocasiões, essas armas secretas não funcionam dessa maneira e foram usadas, mais que uma vez, como… escudo – Tacchinardi (Juventus), Paul Scholes (Manhcester United), Conte (Juventus), Keita (Barcelona) ou Serginho (AC Milan) – embora este último pudesse ser tanto lateral quanto extremo.

Gomez (Bayern) e Nani (Manchester United) foram lançados com o intuito de ajudar na procura do golo, por mais de uma vez, mas não contribuiram directamente para o triunfo das respectivas equipas.

 

38 jogaram por mais que um clube

Seedorf representou 3 clubes diferentes em finais da Champions Fonte: http://theoriginalwinger.com/
Seedorf representou 3 clubes diferentes em finais da Champions
Fonte: http://theoriginalwinger.com/

Esta extensa lista vai engordar com a presença de Dani Alves amanhã. Nela entram três portugueses – Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Manchester United), Ricardo Carvalho (FC Porto e Chelsea), Paulo Sousa (Juventus e Dortmund) e Deco (Barcelona e FC Porto).

Evra (Monaco, Juventus e Manchester United) e Seedorf (Ajax, Real Madrid e AC Milan) foram os únicos que disputaram finais por três equipas diferentes

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias para o FC Porto: Luuk de Jong sofre lesão no ligamento cruzado anterior

Esta quinta-feira, o departamento clínico do FC Porto revelou que Luuk de Jong sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior.

Rui Borges na antevisão do Benfica x Sporting: «Estamos numa boa fase, num crescimento muito bom e queremos consolidar cada vez mais esse crescimento»

O Benfica x Sporting joga-se esta sexta-feira para a jornada 13 da Primeira Liga. Rui Borges já fez o lançamento do jogo.

Thibaut Courtois pede mais respeito pelos companheiros de profissão: «Não somos máquinas, somos pessoas»

Thibaut Courtois abordou os casos de Ronaldo Araújo, após o erro frente ao Chelsea, e de Vinícius Júnior, após as provocações contra o Athletic Bilbao.

Luis Suárez: eis o dinheiro que o Sporting ainda poderá ter de desembolsar para pagar o avançado

Luis Suárez chegou ao Sporting este verão por 22 milhões de euros, mas pode ainda alcançar os 27 milhões, caso cumpra determinados objetivos.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Djaló fala sobre época difícil em Espanha: «Quando a cabeça não funciona é impossível as coisas correrem bem»

Álvaro Djaló assumiu que a falta de confiança e a instabilidade emocional explicam a temporada aquém das expectativas no Athletic Bilbao.

Vinícius Júnior volta a ser o centro das atenções após resposta polémica aos adeptos do Athletic Bilbao

Vinícius Júnior, avançado do Real Madrid, voltou a ser tema em Espanha após reagir com gestos a insultos vindos das bancadas.

Sorteio Mundial 2026: eis as estrelas de vários desportos que irão conduzir o evento

Rio Ferdinand será o único ex-futebolista a participar no sorteio do Mundial 2026, contando depois com estrelas de vários desportos.