📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Força dos Números: Finais da Champions

- Advertisement -

VENCEDORES

venceram sem derrotas

Marselha venceu a Champions de 1993 sem consentir derrotas  Fonte: UEFA
Marselha venceu a Champions de 1993 sem consentir derrotas
Fonte: UEFA

Marselha (1992/93), Milan (1993/94), Ajax (1994/95) e Manchester United (1998/99) foram as equipas que triunfaram sem perder nenhum jogo num modelo de Champions diferente do actual (uma fase de grupos com 8 aglomerados e fase a eliminar a começar nos oitavos-de-final).

 Nos “tempos modernos”, Manchester United (2008/09), Real Madrid (2013/14) e Barcelona (2014/15) também conseguiram erguer o troféu sem perder nenhum duelo.

 

40 golos marcados

Cristiano Ronaldo esteve imparável em 2013/14  Fonte: UEFA
Cristiano Ronaldo foi indomável em 2013/14
Fonte: UEFA

O recorde foi conseguido pelo Real Madrid em 2013/14, muito graças ao contributo de Cristiano Ronaldo, que apontou uns incríveis 17 golos.

Em termos relativos, o recorde também é deste Real Madrid – 3.1 golos por jogo.

 

derrotas

Apesar das 4 derrotas, o Real Madrid ergueu o caneco em 2002 Fonte: Pinterest
Apesar das 4 derrotas, o Real Madrid ergueu o caneco em 2002
Fonte: Pinterest

É normal que um campeão tropece ao longo da prova. Não será tão normal, porém, tropeçar tanto quanto Real Madrid em 1999/00 e o AC Milan 2002/03, com quatro derrotas cada um.

Recorde-se, porém, que nestas épocas, o modelo de Champions contemplava duas fases de grupos de quatro equipas (12 jogos) e jogos a eliminar a partir dos quartos-de-final (mais 5 encontros para cada finalista).

 

12 vitórias

Real foi implacável em 2002 Fonte: AP
Real foi implacável em 2002
Fonte: AP

O Real Madrid de 2001/02, de  Zidane, Figo, Beckham, Roberto Carlos ou Raúl, foi o campeão europeu com mais vitórias na era Champions, vencendo 71% do jogos que disputou (12 em 17, dado ter jogador no modelo referido no recorde anterior).

 O recorde relativo, porém, pertence a equipas desta década – o Real Madrid, em 2013/14, e o Barcelona, em 2014/15 venceram 85% dos jogos que disputaram (11 vitórias em 13 possíveis)

 

equipas foram 2º classificadas no respectivo grupo

FC Porto foi campeão sem Fonte: UEFA
FC Porto foi 2º grupo, mas vencedor da prova em 2003/04
Fonte: UEFA

Apenas meia dúzia dos vencedores saíram da fase de grupos atrás de outra equipa. Aconteceu com Dortmund em 1996/97, Manchester United em 1998/99,  Real Madrid em 1999/00 (venceu o primeiro grupo, mas foi vice-líder no segundo), FC Porto em 2003/04, Liverpool em 2004/05 e Inter em 2009/10.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Noronha Lopes apela à união: «Amanhã será eleito um novo presidente e a prioridade será unir os benfiquistas»

João Noronha Lopes está na fila de espera para votar. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Francesco Farioli elogia bolas paradas do Famalicão e destaca 2 jogadores: «Podem criar ameaças»

Francesco Farioli realizou a antevisão do Famalicão x FC Porto. Dragões querem somar vitória antes da pausa para as seleções.

Francesco Farioli insurge-se contra uma «narrativa a ser criada»: «Os nossos rivais, os media, todos querem pôr o FC Porto em baixo»

Francesco Farioli realizou a antevisão do Famalicão x FC Porto. Dragões querem somar vitória antes da pausa para as seleções.

Francesco Farioli toca na solução de juntar 2 avançados e de juntar Rodrigo Mora e Gabri Veiga em campo: «A prioridade é equilibrar a...

Francesco Farioli realizou a antevisão do Famalicão x FC Porto. Dragões querem somar vitória antes da pausa para as seleções.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli lança Famalicão x FC Porto: «Os jogos em casa do Famalicão são exigentes, ainda só sofreu um golo em casa»

Francesco Farioli realizou a antevisão do Famalicão x FC Porto. Dragões querem somar vitória antes da pausa para as seleções.

Thomas Frank elogia Ruben Amorim: «Já encontrou a sua equipa»

Thomas Frank elogiou Ruben Amorim antes do jogo entre ambos. Tottenham e Manchester United jogam hoje para a Premier League.

José Pereira da Costa e as polémicas do dia de eleições: «A mobilização eleitoral foi feita por todas as listas»

José Pereira da Costa fez a atualização. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.