Liga dos Campeões: A sorte procura-se

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Sorte, nuns oitavos de final da Liga dos Campeões, é uma palavra muito relativa. Entre os adversários de SL Benfica e FC Porto, havia aqueles que recolhiam unanimidade de preferência entre os adeptos como o Leicester (no caso exclusivo dos encarnados) ou o Mónaco, mas ninguém consegue um primeiro lugar numa fase de grupos de Champions por acaso e ambas as equipas em questão deram provas do seu valor no passado fim-de-semana – os franceses, o orientados por Leonardo Jardim, foram a Bordéus, campo sempre difícil, vencer por 4-0 e os ingleses derrotaram, em casa, o Manchester City de Guardiola, por claros 4-2 (aos 20 minutos o resultado era 3-0).

Sabia-se, portanto, de antemão que, independentemente das equipas que calhassem em “sorte” às cores lusas, a tarefa seria sempre complicada, até porque a segunda mão da eliminatória iria sempre ser disputada em terreno alheio. A probabilidade de calhar o adversário preferido para qualquer adepto era de 1 em 7 (excluindo-se, portanto, os líderes dos respectivos grupos), a dificuldade de o superar era de um 1 em… 1.

Quando o Dortmund calhou ao SL Benfica e a Juventus ao FC Porto (ter-se-á lembrado a final da Liga dos Campões de 1997, disputada entre germânicos e transalpinos, vencida pelos primeiros com Paulo Sousa no onze), ninguém terá esperado facilidades. Mas a hora não era de lamentos. Os alemães já tinham enfrentado o Sporting CP na fase de grupos, e os leões bateram-se bem, os italianos tinham aparecido no caminho do SL Benfica há dois anos atrás (com Pirlo, Tevéz e Pogba incluídos, embora sem Dybala ou Higuaín) e tinham sido derrotados.

Para além disto, existe a plena noção de que o mercado de Janeiro se vai meter no meio e que até à data dos jogos muita coisa pode mudar na forma e nas lesões das respectivas equipas. Para já, porém, convém analisar a realidade presente de ambos os conjuntos.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AO MINUTO: Marco Silva faz a antevisão do Benfica x Aarhus

Marco Silva vai falar com os jornalistas a partir das 15h30 no Seixal, de maneira a realizar a antevisão ao Benfica x Aarhus.

FC Porto: o ponta de lança que está em vantagem para ser o terceiro na hierarquia dos dragões

Eduardo Ferreira é atualmente visto como o terceiro ponta de lança do FC Porto, devido à lesão de Samu Aghehowa.

Surpresa: Sporting inscreve jovem de 16 anos na Primeira Liga e extremo pode ser aposta de Rui Borges

Martim Ribeiro foi inscrito pelo Sporting na Primeira Liga e pode assim ser lançado por Rui Borges durante o campeonato.

FC Porto: plano em marcha até ao final do mercado

O FC Porto quer assegurar a contratação de um novo lateral esquerdo e de um médio até ao final do mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

LiveModeTV e DAZN assinam e acordam: Transmissão semanal da Premier League e da Champions League em sinal aberto

Em parceria com a DAZN, a LiveMode TV garantiu os direitos para a transmissão de um jogo por jornada da Premier League e da Champions League.

Sporting não desiste de defesa central e descarta médio: eis o ponto de situação

O Sporting ainda não desistiu de contratar Djibril Gueye ao Leganés. Nélio Batista não vai ser reforço dos verde e brancos.

Sporting mantém posição sobre Geny Catamo: Sunderland está aumenta a proposta mas há entrave para os ingleses

O Sunderland vai preparar uma nova oferta por Geny Catamo, extremo que é considerado importante no projeto do Sporting.