O sorteio (in)desejado

- Advertisement -

Esta segunda-feira, realizou-se em Nyon o sorteio da primeira fase a eliminar tanto da Champions League como da Liga Europa. Depois de concluída a fase de grupos tanto de uma como de outra competição, começa agora a fase a eliminar. Já sem quaisquer equipas portuguesas em prova, o primeiro sorteio realizado foi o da Champions League, curiosamente, com equipas apenas das cinco melhores ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

As bolas foram saindo e ditando a sorte dos sobreviventes da fase de grupos, mas não havia muito por onde fugir, considerando a qualidade das equipas que restam em prova.

Mesmo sem qualquer equipa portuguesa em competição, os motivos de interesse eram grandes, tendo em conta o número de jogadores e treinadores portugueses em competição.

Saiu a primeira bola e começou o desfile de jogadores portugueses nos quadros competitivos, o primeiro foi Raphael Guerreiro. O seu Borussia Dortmund vai defrontar o Paris Saint Germain. Mais um jogo e mais um português, desta feita Bernardo Silva. O Manchester City de Bernardo Silva terá como adversário o clube mais titulado nesta competição, o Real Madrid.

Outro dos jogos mais aliciantes da eliminatória é o Atlético de Madrid de João Félix que irá ter de passar pelo atual campeão em título e atual líder da Premier League, o Liverpool, para seguir em frente na competição. A Juventus de Cristiano Ronaldo vai ter pela frente o Olympique de Lyon de Anthony Lopes. Já o Tottenham de José Mourinho vai ter de superar os alemães do Leipzig para passar à próxima fase.

Eis os jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões
Fonte: UEFA

Seguiu-se o sorteio da Liga Europa e a ansiedade de descobrir os adversários dos clubes portugueses em prova: SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga. É caso para dizer que a sorte não sorriu aos representantes lusos que estão presentes na competição.

Com exceção do Sporting CP, que parece ter a tarefa mais facilitada ao defrontar o Istanbul Basaksehir FK, pese embora o ambiente difícil que é característico dos estádios turcos, as restantes equipas portuguesas vão enfrentar equipas que podem dificultar e muito as suas aspirações.

O SL Benfica vai defrontar o FC Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano, de Luís Castro e o FC Porto vai medir forças com o Bayer 04 Leverkusen. Já o SC Braga vai enfrentar o The Rangers FC, clube que, recorde-se, complicou muito a vida aos dragões na fase de grupos desta prova.

Em suma, o SC Braga e o Sporting CP irão defrontar equipas que participaram na fase de grupos da Liga Europa, enquanto que o SL Benfica e FC Porto irão medir forças com clubes que caíram da liga milionária.

Para além destes jogos, os outros grandes destaques do sorteio foram o embate entre o Olympiakos FC e arsenal FC e o Eintracht Frankfurt contra o FC Salzburg.

Espera-se assim, para ambas as competições, uma longa caminhada recheada de grandes jogos, que terão, como sempre, cobertura do Bola na Rede.

Foto de Capa: UEFA

Artigo de opinião de Beatriz Mendes Marques e João Pedro Rocha

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol | Quando se perde a paixão

Há momentos em que o futebol nos obriga a parar e a pensar no que estamos, afinal, a perder e nem sempre são necessariamente grandes jogos

Alverca com três baixas para duelo com o Sporting em Alvalade

Sérgio Ferreira não poderá contar com Sabit Abdulai, Julian Martínez e Bastien Meupiyou. Sergi Gómez está também em dúvida para o Sporting x Alverca

Volta a Espanha 2026: Pogacar parte como rei, mas a corrida promete batalha até Granada

A 81.ª edição da Volta a Espanha arranca este sábado, em Monte Carlo, e apresenta-se como a última grande volta da temporada 2026.

Já começou: Eis o 1º golo da Premier League 2026/27

Kai Havertz marcou o primeiro golo da Premier League 2026/27. Arsenal entra assim a vencer contra o Coventry City, em casa.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal oficializa internacional inglês num negócio de quase 65 milhões de euros

Ezri Konsa deixa o Aston Villa e reforça o Arsenal neste mercado de verão. Pacote de 58,4 milhões de euros + 5,8 milhões de euros.

Duas partes, dois leões muito diferentes | Sporting x Alverca

O Sporting recebe o Alverca, este sábado, na terceira jornada da Liga Portugal, num encontro em que os leões procuram mais três pontos

Benfica B e Portimonense empatam na Segunda Liga

O Portimonense venceu fora de casa o Benfica B por 1-0 na terceira jornada da Segunda Liga e continua 100% triunfante.