Última horaImprensa turca revela que há acordo para Sérgio Conceição assumir o Fenerbahçe
Publicidade

Os 5 pontos de destaque nas meias finais da Liga dos Campeões

Diogo Soares Loureiro · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Se por todas as vicissitudes e pela anormal longevidade, este já seria um ano atípico, ainda mais se tornou quando vimos o desfecho dos jogos dos quartos de final, com todas as surpresas e tomba gigantes. Seguem-se as meias finais.

AS MEIAS-FINAIS DA LIGA DOS CAMPEÕES CHEGARAM E TU DECIDES QUEM PASSA… APOSTANDO! FÁ-LO COM A BET.PT!

Temos tido competição a sério, com muita qualidade e com excelentes espetáculos.

Aqui seguem os cinco pontos de especial interesse para seguirmos nesta “final four” da Liga dos Campeões, edição 2019/2020.

5.

Favoritismo FC Bayern Munique – Quando se iniciou o “mini torneio” de Lisboa, a equipa bávara já se apresentava com um dos claros favoritos à vitória final. Mas a cada dia que passou, esse favoritismo foi-se tornando cada vez maior.

Primeiro com a queda do Atlético de Madrid, depois com o esmagamento do FC Barcelona e finalmente com a eliminação do Manchester City, as equipa que pareciam poder ter capacidade para contrariar o favoritismo do Bayern foram ficando pelo caminho, e neste momento, a equipa alemã parece ter todas as condições para levantar o caneco: é a equipa mais poderosa, está num momento de forma tremendo e é a equipa com mais experiência (ao ponto de ser a única em prova que já venceu o troféu).

Esta edição 2019/2020 tem-nos demonstrado que não existem vencedores antecipados, mas se a equipa de Munique não abordar os jogos com excesso de confiança, e jogar o que pode e sabe, não se prevê desfecho diferente que não o de Neuer a levantar a taça no dia 23 de maio.

4.

Duelo Upamecano vs Neymar – Vai dar faísca.

Os MVPs dos quartos de final, nas suas respetivas partidas, vão agora entrar em campo para um duelo direto, que tem tudo para ser um dos grandes destaques desta meia-final.

Frente à Atalanta, Neymar esteve absolutamente endiabrado, juntando um recorde de dribles bem executados e criando enormes dificuldades na defensiva italiana. Já Upamecano fez o Atlético provar do próprio veneno, e registou uma exibição imperial do ponto de vista defensivo, não deixando o Atlético aproveitar as suas transições venenosas.

Quem levará a melhor?

3.

Jogadores em destaque – Existe um conjunto de jogadores com registos e exibições impressionantes nesta temporada na Liga dos Campeões: 

  • Upamecano, Angelino e Sabitzer do RB Leipzig;
  • Anthony Lopes (o único português ainda em prova), Houssem Aouar, Caqueret, Bruno Guimarães e Memphis Depay do Lyon;
  • Neymar e Marquinhos do Paris Saint Germain.
  • Da parte do Bayern de Munique é difícil destacar alguém, simplesmente estamos a falar de uma equipa completa, harmoniosa em que todos os jogadores desempenham o seu papel na plenitude. Mas se me pedirem (muito muito) para escolher três nomes, aqui vão eles – Alphonso Davies, Kimmich e Lewandowski.

Aguardamos para que nas meias-finais o nível exibicional destes jogadores permaneça o mesmo em relação ao que têm exibido até agora.

2.

Possibilidade de um novo vencedor da prova – Como já referi anteriormente, dos quatro semi-finalistas só o Bayern de Munique já venceu a prova. Para algumas das equipas é inclusivamente a primeira vez que atingem este patamar da competição.

Será que o Bayern confirma o favoritismo? Será que o PSG finalmente consegue o sonho que persegue há anos? Será o “verdinho” RB Leipzig a levantar o caneco? Ou haverá espaço para o Lyon continuar a surpreender? Estamos sem dúvida perante um ano atípico, com duas equipas francesas e duas equipas alemãs ainda em prova.

Ano sem exemplo ou mudança no paradigma do futebol europeu?

1.

Variedade de estilos de jogo – Para mim o principal foco de destaque trata-se de estarmos perante quatro equipas com abordagens de jogo completamente diferentes e com dinâmicas e sistemas bastante distintos. 

Estas meias-finais serão interessantes não só para quem olha apenas para o lado “estético” do jogo e para o espetáculo, mas igualmente para os que gostam de estar atentos à parte tática do jogo.

Temos equipas que apresentam linha defensiva com quatro unidades, outras com três, equipas de posse e equipas de transição, entre outras nuances ainda mais profundas. Mais uma demonstração de que não há uma forma de jogar ou abordar o jogo mais ou menos correta.

Venham esses jogos!

Diogo Soares Loureiro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Andebol

Juventude portista dita quebra de invencibilidade leonina no Dragão Arena | FC Porto 34-32 Sporting

O FC Porto venceu o Sporting por 34-32, num grande jogo de andebol disputado num Dragão Arena ao rubro. Diogo Rêma brilhou na baliza e Ricardo Brandão e Vasco Costa assumiram o ataque portista numa tarde em que a juventude dos dragões ajudou a colocar um ponto final na longa invencibilidade leonina nas competições nacionais. FC Porto e Sporting entraram em campo igualados pontualmente com 27 pontos, e rapidamente mostraram porquê. Os primeiros minutos foram de enorme equilíbrio, com um empate a dois golos aos cinco minutos e a primeira vantagem leonina a surgir pouco depois, através de Francisco Costa (2-3).

Tiago Campos · 7 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

GP México | Verstappen vence e Antonelli é campeão do mundo

Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio de México de Fórmula 1, com Andrea Kimi Antonelli a sagrar-se campeão do mundo de 2026 (o mais novo da história da categoria). Numa corrida com alguns capítulos, o italiano só precisava de conquistar dois pontos para se sagrar campeão, mas conquistou um pódio, coroando assim uma grande temporada. Verstappen venceu a corrida, que começou com uma luta na primeira volta entre os dois Ferrari, com ambos a saírem de pista, mas Charles Leclerc, que tentava a ultrapassagem sobre Hamilton, a ultrapassar fora de pista e a manter posição, sendo penalizado com cinco segundos. Verstappen passou para segundo e parou na mesma volta do monegasco, aproveitando isso para herdar a liderança, com Hamilton a parar na volta seguinte e a sair no terceiro lugar virtual. Antonelli e Lando Norris decidiram parar bastante mais tarde, mas, pouco depois da paragem do italiano, houve bandeira vermelha.

Bernardo Figueiredo · 3 min de leitura
Ler a crónica
Benfica

A tradição joga de vermelho | Benfica x Alverca

O Estádio da Luz recebe esta segunda-feira o encontro entre Benfica e Alverca, duas equipas que chegam à décima jornada em momentos distintos. Os encarnados ocupam o segundo lugar, com 22 pontos, e procuram continuar na perseguição ao FC Porto. Do outro lado, o Alverca soma 11 pontos e pretende recuperar dos últimos resultados negativos, numa deslocação que representa um teste exigente para a equipa de Sérgio Ferreira. A equipa de Marco Silva atravessa um dos melhores períodos da temporada. São cinco vitórias consecutivas em todas as competições, a mais recente frente ao Gil Vicente, por 4-1, resultado que garantiu a presença na final four da Taça da Liga. No campeonato, o Benfica também vem de um triunfo importante nos Açores, diante do Santa Clara, por 2-1. Com 26 golos marcados em nove jornadas, os encarnados apresentam o ataque mais produtivo da competição e têm demonstrado uma capacidade ofensiva que vai muito além da inspiração individual dos seus avançados.

Samuel Pinho · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.