Sorteio dos grupos da Champions 2017/18: A caminho de Kiev

Começando pelas equipas portuguesas. O Benfica ficou no grupo A, juntamente com o Manchester United, o Basel e o CSKA Moscovo. Olhando a isto, parece-me que o campeão português tem boas hipóteses de seguir em frente na prova, num grupo em que o favoritismo está, claramente, do lado do Manchester United e do clube benfiquista. No entanto, isso não impede que Basel e CSKA tenham de ser encarados com seriedade, pois qualquer um deles pode surpreender e garantir um lugar nos oitavos de final.

O Benfica defrontará o Manchester United, o Basel e o CSKA no grupo A Fonte: SL Benfica
O Benfica defrontará o Manchester United, o Basel e o CSKA no grupo A
Fonte: SL Benfica

Já o grupo do FC Porto parece ser o mais equilibrado do sorteio. Ao lado de AS Mónaco, Besiktas e RB Leipzig, o emblema portista também tem boas hipóteses de se apurar para a fase a eliminar, mas o mesmo acontece com os outros clubes. Mónaco e Besiktas são campeões dos seus clubes e o Leipzig foi segundo classificado na Alemanha, à frente do Borussia Dortmund, e esteve muitas jornadas no primeiro posto da classificação. Tudo pode acontecer neste grupo e não me parece que haja favoritos a passar aos oitavos.

O FC Porto terá pela frente o Mónaco, o Besiktas e o RB Leipzig num dos grupos mais equilibrados da prova Fonte: FC Porto
O FC Porto terá pela frente o Mónaco, o Besiktas e o RB Leipzig, num dos grupos mais equilibrados da prova
Fonte: FC Porto

Destaque para os regressos de Quaresma, Pepe, João Moutinho e Falcão ao Dragão nos jogos frente ao turcos e aos monegascos, que serão um atrativo extra para estes encontros.

Por fim, o Sporting, cuja sorte não foi a mesma do que a de Benfica e FC Porto, vai ter de defrontar dois gigantes do Futebol europeu. No grupo D, terá pela frente Juventus e FC Barcelona, teoricamente muito mais fortes do que o emblema leonino, e o Olympiacos, que também não será um adversário fácil. À partida, aquilo que faz parecer é que o máximo a que os leões poderão aspirar na fase de grupos será o terceiro lugar do grupo, de maneira a ainda participar na Liga Europa. No entanto, o Olympiacos também lutará por esse lugar e, por isso, não se prevê uma fase de grupos nada fácil para o Sporting, que apenas com uma enorme surpresa passará aos oitavos de final.

Com menos sorte, o Sporting jogará frente à Juventus, ao Barcelona e ao Olympiacos Fonte: UEFA
Com menos sorte, o Sporting jogará frente à Juventus, ao Barcelona e ao Olympiacos
Fonte: Sporting CP

Olhando aos grupos restantes, aquele que pode ser considerado o grupo “da morte” é o grupo H, onde estão o campeão europeu Real Madrid, o Borussia Dortmund, o Tottenham e o APOEL. Apesar disso, todos os grupos parecem ser bastante equilibrados e há outros que também poderiam ser considerados “da morte”, como, por exemplo, o do Sporting ou o grupo B, onde estão Bayern Munique, PSG, Anderlecht e Celtic, ou o do Chelsea, Atlético Madrid, Roma e Qarabag.

O Real Madrid, campeão em título, está inserido no grupo “da morte” juntamente com Dortmund, Tottenham e APOEL. Fonte: Real Madrid CF
O Real Madrid, campeão em título, está inserido no grupo “da morte” juntamente com Dortmund, Tottenham e APOEL.
Fonte: Real Madrid CF

Quanto aos grupos teoricamente menos fortes, podemos olhar para o E e F. O grupo E é composto por Spartak Moskva, Sevilla, Liverpool e Maribor e o F por Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli, Feyernoord.

Ainda no evento onde foi realizado o sorteio foram atribuídos os prémios da UEFA. O melhor jogador da época foi Cristiano Ronaldo, numa atribuição bastante justa e que faz prever a sua vitória na Bola de Ouro, assim como a atribuição também a Ronaldo do prémio de melhor avançado. O melhor guarda-redes foi Buffon da Juventus. Sergio Ramos foi o melhor defesa e Modric o melhor médio, mostrando o domínio do Real Madrid nestes prémios da UEFA.

Estão, por isso, lançados os grupos da Liga dos Campeões 2017/2018. Comecem, por isso, os jogos em campo, que só acabarão em Kiev, onde vai ser disputada a final. Esperamos, como é claro, que as equipas portuguesas cheguem o mais longe possível na competição e que, se possível, duas delas possam chegar à final. É complicado, claro, mas sonhar não custa. Que se inicie, então, a melhor prova de clubes do Mundo.

Foto de capa: UEFA

Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

Nuno Couto
Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves elogia ligação com Luis Suárez: «Com o Viktor Gyokeres demorámos mais a adaptar-nos»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.