VAR na Liga dos Campeões: cedo ou tarde demais?

- Advertisement -

É oficial. Depois da FIFA se ter deixado seduzir por esta nova ferramenta de apoio ao árbitro, ao tê-la implementado no Mundial, foi a vez da UEFA confirmar a utilização do VAR na edição 19/20 da Liga dos Campeões. Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, justifica esta demora na adoção do vídeo-árbitro com o tempo necessário à adaptação e criação de um sistema robusto e ao treino dos profissionais, de forma a que esta implementação seja um sucesso na Liga dos Campeões.

Do meu ponto de vista, esta medida peca por tardia podendo, por exemplo, ter sido implementada na fase a eliminar da edição atual. É certo que os erros vão continuar a acontecer, mas a função do VAR é ajudar o árbitro a tomar melhores decisões, reduzindo o número de erros, mas não erradicando-os.

A mostragem dos lances em análise nos ecrãs do estádio será algo a ter em conta para o futuro
Fonte: FIFA

A formação dos profissionais é o ponto mais benevolente desta ferramenta. Continuam a não ser assinalados penaltis claros ou a serem validados golos precedidos de fora-de-jogo sem que o vídeo-árbitro descortine estas infrações e as transmita ao árbitro principal. Muita das vezes, é preferível perder-se um minuto enquanto o árbitro principal visiona as imagens no monitor do que tomar-se uma decisão célere, mas errada.

Outro dos aspetos que pode melhorar o espetáculo é, à semelhança do que acontece no rugby, a mostragem nos ecrãs do estádio das imagens que o árbitro verá no caso de ser alertado pelo VAR, para que todos possam perceber e interpretar o lance no momento.

A arbitragem nunca será um assunto consensual e a polémica, mesmo com VAR, vai continuar. Esperemos é que este sistema seja bem utilizado, ajudando eficazmente o árbitro em decisões chave e que traga verdade desportiva a uma competição marcada, aqui ou acolá, por lances muito polémicos.

 

Foto de capa: FIFA

 

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Época 2026/27 arranca em força: Eis todos os resultados da jornada inaugural da Primeira Liga

A primeira jornada da temporada 2026/27 na Primeira Liga foi encerrada com o Santa Clara x CD Nacional. Fica com todos os resultados.

FC Porto não facilita e impõe condição importante para a saída de Rodrigo Mora para a AS Roma

O FC Porto quer incluir uma opção de recompra por Rodrigo Mora, médio ofensivo que está a ser negociar com a AS Roma.

AC Milan exige 18 milhões de euros para vender jogador que não entra nas contas de Ruben Amorim e já há 3 interessados

Youssouf Fofana está de saída do AC Milan. Médio está na lista de transferências e já atraiu os primeiros três interessados.

Defesa do FC Porto a caminho dos Países Baixos: eis todos os valores

Gabriel Brás prepara-se para deixar de ser jogador do FC Porto em breve. O defesa central vai assinar com o NEC.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto em negociações avançadas para contratar Santiago Giménez: eis os moldes do negócio

O FC Porto está em negociações avançadas por Santiago Giménez. Avançado do AC Milan a ser negociado por empréstimo com opção de compra.

RB Leipzig quer ex-Benfica: extremo é desejado e já existem conversações

O RB Leipzig está muito interessado em contratar Diego Moreira neste mercado de transferências. O extremo pertence ao Estrasburgo.

Arsenal avança por internacional português depois de ver Vinícius Júnior ficar impossível

O Arsenal está interessado na contratação de Pedro Neto. Gunners continuam a desejar novo extremo esquerdo para o plantel.