Última horaRevelação: Grande desejo de Joan Laporta é contratar ex-Sporting para o Barcelona
Publicidade

André Gomes: o que se passou?

Rafael Simões · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Liga Espanhola

André Gomes é, por estes dias, um dos nomes menos consensuais no futebol europeu. Ainda que os seus treinadores da época passada – Luis Enrique e Fernando Santos – tenham confiado no médio português mesmo com as pressões exteriores para não utilizarem Gomes, os adeptos não hesitam em fazer do português a ovelha negra do Barça e da seleção das quinas. Mas o que terá acontecido para esta descredibilização?

Em primeiro lugar, importa perceber o que mudou. O médio mudou-se há um ano de Valencia para a Catalunha e, logo aí, a exigência aumentou. No Barça, o internacional português nunca se conseguiu impor verdadeiramente, apesar de ter acumulado 43 jogos e de ter marcado três golos.

Luis Enrique nunca abdicou dos seus serviços, chegando a relegar Ivan Rakitic para o banco de suplentes. Na Catalunha foram várias as vozes de protesto contra André Gomes, o que pode ter abalado a sua confiança.

André Gomes continua longe de ser um nome consensual Fonte: FC Barcelona
André Gomes continua longe de ser um nome consensual
Fonte: FC Barcelona

Na seleção nacional, a história é outra. Fernando Santos tem insistido na sua utilização nos corredores, principalmente o esquerdo, afastando-o da zona onde pode, realmente, mostrar todo o seu futebol. É notório que Gomes não se sente confortável na posição de interior esquerdo, condicionando muito o seu jogo. Aliado à falta de confiança que o internacional português pode estar a atravessar, é natural que o seu futebol não esteja a ser potencializado ao máximo.

André Gomes ainda é jovem, tem apenas 23 anos. Para já, a sua primeira temporada ao serviço dos culés não correu de feição e na seleção nacional também não tem tido um rendimento condizente com a sua qualidade.

Seja no Barcelona ou em outro clube – interessados, aparentemente, não faltam – o médio vai bem a tempo de voltar a exibir o nível que o fez ganhar notoriedade em Valencia e transferir-se para um dos melhores clubes do mundo.

Foto de Capa: FC Barcelona

Rafael Simões

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Resto do Mundo

Harry Kane deixou o trabalho falar até o sucesso fazer barulho

Foi dispensado por ser “gordinho”, percorreu as divisões inferiores por empréstimo e passou grande parte da carreira a ser alvo de chacota e a ouvir que lhe faltavam títulos. Aos 33 anos, Harry Kane chegou ao topo do futebol mundial. A Bola de Ouro não podia assentar melhor nas mãos de um gentleman. “Work hard in silence. Let success be your noise.” Poucas horas depois de conquistar a Bola de Ouro, Harry Kane escolheu esta frase para assinalar o momento nas redes sociais. 

Tiago Campos · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

A arte do futebol sem bola

Há jogadores que decidem jogos com um golo, guarda-redes que os salvam com uma defesa impossível e defesas que garantem vitórias com um corte no último segundo. São momentos que ficam na memória, mas que raramente contam toda a história de um jogo, até porque, antes de a bola chegar à área, há um setor onde muitas das decisões fundamentais são tomadas. O futebol mudou ao longo dos anos, com métricas e escolas de treinadores que olham para o meio-campo como parte essencial do sistema. Os sistemas táticos mais comuns como 4-3-3 e o 4-2-3-1 continuam presentes, mas as posições são cada vez menos rígidas, os jogadores adaptam-se mais facilmente a vários papéis e torna-se tudo mais fluído. Esta nova geração de treinadores tem explorado precisamente esta flexibilidade.

Francisca Marafona Graça · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.