Celta de Vigo procura reerguer-se

- Advertisement -

O RC Celta de Vigo atravessa tempos complicados e a derrota no passado fim-de-semana frente ao Getafe (0-1) foi a gota de água na panela de pressão que era o Estádio Balaídos, tendo como consequência imediata a demissão do treinador Fran Escribá do comando técnico do clube. O espanhol, que chegou ao comando técnico dos Célticos em março deste ano para substituir Miguel Cardoso, não resistiu à quarta derrota consecutiva da época e deixou o clube da região da Galiza em zona de despromoção.

Neste momento, o Celta é o pior ataque da competição, a par de RCD Espanyol e CD Leganés, enquanto que a nível defensivo o registo não é tão negativo como se pode pensar, em termos comparativos, uma vez que há oito equipas que já sofreram mais golos que o Celta na La Liga 2019/20. Por isso, não se trata tanto de a equipa sofrer muitos golos, mas sim de marcar muito poucos. Se em casa o clube do norte de Espanha já triunfou por duas vezes, frente a Athletic Bilbao e Valência CF, fora de portas ainda não conseguiu qualquer vitória e apenas amealhou dois pontos em seis jogos.

Os lugares acima da linha de água estão perto e ainda só estamos no primeiro terço de campeonato mas a equipa da região da Galiza precisa de subir o nível do seu jogo, desbloquear a veia goleadora do seu ataque e começar a ganhar jogos. A expetativa era grande no início da época, principalmente com a contratação de nomes de peso como Denis Suarez, Santi Mina e Rafinha, mas neste momento maior é a desilusão com o que a equipa tem feito até agora.

O Celta marcou apenas seis golos na La Liga até ao momento
Fonte: RC Celta de Vigo

Os meios de comunicação em Espanha avançaram alguns nomes para substituir Fran Escribá, casos de Javi Gracia, técnico que começou a época no Watford de Inglaterra mas foi despedido no início de Setembro, Óscar García, descrito como um dos discípulos de Cruyff e que treinou os escalões de formação do FC Barcelona, e Santiago Solari.

No mesmo dia em que anunciou a saída de Fran Escribá, a direção do Celta de Vigo pôs fim à especulação e comunicou a contratação de Óscar García. O treinador de 46 anos é o quarto “discípulo” de Cruyff a treinar o Celta de Vigo no mandato de Carlos Mouriño, depois de Hristo Stoichkov, Eusebio Sacristán, Luis Enrique e Juan Carlos Unzué, tendo agora a difícil missão de retirar os Célticos dos lugares de despromoção e assegurar a permanência na La Liga.

Óscar García tem assim a sua primeira oportunidade no principal escalão do futebol espanhol, depois de ter treinado as camadas jovens do FC Barcelona e a Seleção da Catalunha. Fora do seu país, o técnico espanhol acumulou passagens por Maccabi Tel Aviv, Brighton & Hove Albion, Watford, Red Bull Salzburg, Saint-Etiénne e Olympiacos.

Adepto de um futebol de posse e proeminentemente atacante, o novo técnico dos Célticos irá estrear-se no sábado frente ao FC Barcelona, em Camp Nou, uma estreia que poucos desejariam mas que poderá ser um amuleto para um treinador que sabe bem o que é ganhar nesse estádio.

Foto de Capa: RC Celta de Vigo

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sucesso na Roménia: Filipe Coelho renova com o Universitatea Craiova

O Universitatea Craiova renovou contrato com Filipe Coelho por mais uma temporada, face ao impacto do treinador português no comando da equipa romena.

A brincadeira de Carlo Ancelotti para Luka Modric: «Não tens um avô brasileiro?»

O Brasil venceu a Croácia por 3-1 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Houve brincadeira de Carlo Ancelotti para com Luka Modric.

Suécia garantiu o apuramento para o Mundial 2026 após conquistar apenas dois pontos na fase de qualificação

A improvável qualificação da Suécia começou com a conquista do Grupo C da Liga das Nações, seguida por vitórias contra Ucrânia e Polónia no playoff.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do ATP 250 de Bucareste

Nuno Borges ficou isento da primeira ronda do ATP 250 de Bucareste. Tenista português perdeu depois com o bósnio Damir Dzumhur nos oitavos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da Federação Italiana de Futebol faz revelação importante quanto ao futuro de Gattuso após eliminação da Itália

Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol, continua a confiar em Gennaro Gattuso, apesar da eliminação da Itália.

Donnarumma revela ter chorado após eliminação da Itália: «Depois de uma desilusão tão grande, temos de encontrar a coragem para virar a página»

Gianluigi Donnarumma foi o guarda-redes titular no Bósnia x Itália. Guardião italiano lamentou a eliminação e deixou mensagem de força.

Francisco Conceição vence prémio de Golo do Mês da Serie A: Revê o golaço apontado frente à AS Roma

O prémio de Golo do Mês de março da Serie A foi atribuído a Francisco Conceição pelo golo apontado frente à AS Roma na 27.ª jornada.