Como encaixará Coutinho no FC Barcelona?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Está aí a grande transferência do mercado de inverno. O longo namoro sempre se concretizou e Philippe Coutinho e o Barcelona iniciaram a desejada relação. 120 milhões já foram pagos e 40, por objetivos, ainda podem chegar a Liverpool.

Dizer que é o jogador mais caro do Barcelona e do campeonato espanhol são, entre outras, estatísticas que não vão nortear este artigo, pois pretende-se que o mesmo seja um exercício objetivo, um raciocínio coerente sobre como Coutinho se pode encaixar no 11 de Ernesto Valverde.

Partindo da base 4x3x3 muito móvel que se aproxima ao mesmo tempo de um 4x4x2 em losango, já reconhecemos há anos este sistema com alta mobilidade na forma de jogar blaugrana.

Neymar saiu no verão, encerrando (com Messi e Suárez) a era MSN. A pergunta feita na apresentação a Coutinho era inevitável: “Achas que pode substituir Neymar?” “Não, somos jogadores diferentes”. Óbvio. Todavia, depois de MSN, está iminente a era MSC?

Terminada há alguns meses a era do MSN, estará iminente a do MSC?  Fonte: Goal.com
Terminada há alguns meses a era do MSN, estará iminente a do MSC?
Fonte: Goal.com

O brasileiro natural do Rio de Janeiro é mais versátil do que Neymar. Como salientou já Ernesto Valverde, joga bem por dentro (a 8 ou a 10) e também por fora (quer na extrema esquerda ou direita).

Deste ponto de vista, e voltando a citar a mobilidade do Barça, creio que Coutinho encaixará como uma luva. É verdade que a concorrência é muita. Se a 6 o lugar está reservado a Busquets e na frente há dois postos cativos para Messi e Suárez, sobram outras quatro posições do meio-campo para a frente. E Coutinho pode fazê-las todas com a mesma eficiência.

Sem poder jogar a Champions, o treinador espanhol também pode usar o elemento rotatividade como trunfo, dadas as luxuosas opções que tem ao dispor. Nessa lógica, e olhando a esta meia época, Coutinho será uma aposta constante para as competições domésticas…ainda para mais com o conforto pontual que o Barça tem nesta altura no campeonato.

Voltando à concorrência: Iniesta, Rakitic, Paulinho, Dembele e Deulofeu serão os mais fortes concorrentes ao brasileiro, mas, e não querendo tornar-me repetitivo, Coutinho vai vingar pela versatilidade. E não será um novo Neymar até porque nem sempre será trio com Messi e Suárez na frente. Muitas vezes será motor de ataque a meio-campo. Talvez tenha sido esse o grande motivo para tanto namoro! Tem tudo para funcionar! O jogador certo no habitat certo.

Foto de capa: FC Barcelona

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Saída do Benfica em cima da mesa: Schalke 04 avança por avançado belga

Jelani Trevisan quer deixar o Benfica e o Schalke 04 já contactou os representantes do avançado belga para explorar um possível acordo.

O regresso que vai dar que falar: Rússia está de volta às competições da FIFA

Quatro anos depois da suspensão motivada pela invasão da Ucrânia, a Rússia foi convidada pela FIFA a participar no novo Mundial Sub-15.

Lei do Mercado #91 – Episódio Especial com André Veras (Diretor Desportivo)

O mais recente episódio do podcast Lei do Mercado conta com a participação especial de André Veras, diretor desportivo, onde se aborda a importância desta função no mercado de transferências.

Podcast Papo de Bola #108 – Análise do Brasil vs Escócia

No episódio do "Papo de Bola" desta semana é feita a análise ao triunfo do Brasil no Mundial 2026 frente à Escócia. Com a participação do César Mayrinck.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United envia emissários para observar Maxi Araújo no Mundial 2026

O Manchester United continua atento às exibições de Maxi Araújo. O ala soma dois golos e uma assistência em dois jogos pela Seleção do Uruguai.

5 jogadores de Portugal que merecem mais protagonismo no Mundial 2026

Portugal pode lucrar com a subida de rendimento de alguns jogadores se estes tiverem mais minutos do que até então

Manchester City fecha reforço de peso: Elliot Anderson prestes a tornar-se o inglês mais caro de sempre

O Manchester City chegou a acordo com o Nottingham Forest para a contratação de Elliot Anderson, a troco do valor recorde de 135 milhões de euros.