Gonçalo Guedes: O inconformista

- Advertisement -

Cabeçalho Liga EspanholaNuma equipa que conta com jogadores altamente cotados como Draxler, Di Maria, e mesmo assim estes dois não se assumem como peças indispensáveis do xadrez de Unai Emery, o que dizer de Gonçalo Guedes?

Nem titular indiscutível se considerava no Benfica, e mesmo assim permitiu aos responsáveis encarnados encaixar 30 e tantos milhões de euros? Bem, uma coisa é certa: trata-se de um dos maiores sucessos do Caixa Futebol Campus. Qualquer jogador que tenha convivido, defrontado, ou apenas visto Guedes jogar nos campeonatos de formação, com certeza terá dito para si mesmo que havia ali craque.

No Benfica, deu mostras do potencial que tem. Tenho muita pena de não ter continuado, julgo que nesta época seria, sem sombra para dúvidas, titular na ala esquerda dos comandados de Rui Vitória, com grande preponderância nos objetivos delineados pelo clube. Seria o Rafa que nos falta.

É exatamente isso que está a acontecer no Valência. Não é por nada que enverga o número 7, acreditem. Puro virtuosismo, já repararam como não perde a bola? Muito jogador que, como se sabe, tem o hábito de procurar o 1 contra 1, perde a bola e não se preocupa muito com a recuperação da mesma. Aqui não. Guedes é aguerrido, não se deixa ficar e corre pela bola novamente quando a perde. E são poucas vezes que se sucede. É realmente difícil tirar a bola àquele rapaz, como já reconheceu o conhecido youtuber Miguel Paraíso, que no passado deu de caras com o talentoso internacional português. Esse mesmo rapaz, importa realçar, afirmou que foi o jogador que mais o surpreendeu, que mais lhe saltou à vista. Isto com Bernardo, Ivan Cavaleiro, Hélder Costa, Renato, e muitos mais, que muito prometiam então.

No Valência é um privilegiado. A sua forma de jogar é complementada com a dos seus companheiros da frente de ataque: os inspirados Santi Mina, Zaza e Rodrigo Moreno são jogadores bastante móveis, e ao mesmo tempo não deixam de realizar as suas tarefas. Bem, essa mobilidade dos jogadores é aproveitada por Marcelino Toral, como não poderia deixar de ser. Uma equipa cheia de virtudes, ao contrário da temporada passada.

Fonte: Instagram Oficial de Gonçalo Guedes
Fonte: Instagram Oficial de Gonçalo Guedes

Comparo a contratação de Gonçalo Guedes à de Nani, no ano passado. Primeiro, parece-me que os responsáveis che pretendiam incutir na equipa um nível alto de desequilíbrio na ala. Um titular campeão europeu, que é conhecido como veloz, virtuoso, e claro, desequilibrador, mas qualidades essas que se vão desvanecendo.

Por isso, este ano o Valência quis essas qualidades frescas e com fome de serem mostradas. Guedes tem um futuro risonho, e a jogar assim vai ao Mundial. Vai ser ainda mais difícil para o nosso selecionador escolher os 23 eleitos. São jogadores da nova geração, como Guedes, que brilhando nos principais campeonatos europeus, são responsáveis pela dor de cabeça que Fernando Santos terá. É sempre injusto deixar alguém que mereça a convocatória de fora, não é verdade?

No Valência é lhe reconhecida, finalmente em absoluto, a sua resistência. Guedes aproveita bem a flor da idade, preparou o seu físico para grandes paradas, adaptou-se bastante bem na equipa, ataca bem, contemporiza bem, apoia bem, defende bem, enfim, é capaz de efetuar tudo isto em grande nível durante todo o jogo. A sua resistência, volto a enfatizar, permite-lhe estar a topo todo o jogo! Vão-me dizer que não será peça chave?

É símbolo do inconformismo. Vai chegar a patamares ainda mais altos. É a lei da lógica. Como dizia Mourinho, em casos normais este rapaz vence, e em casos anormais vence também. Inconformismo é uma virtude que supera a lógica, porque a põe à prova vezes sem conta.

O contraste não está apenas na cor, está no que este rapaz fez aos defesas do Bétis… Ninguém o agarra este início de época!

 

Foto de Capa: Pulse

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alemanha ou Itália? Marcou esta semana na Champions League e precisa de mais tempo para decidir

Nicolò Tresoldi tem dupla nacionalidade: Alemanha e Itália. Avançado do Club Brugge precisa de mais tempo para tomar uma decisão final.

Fenerbahçe e AS Roma de Rodrigo Mora empatam para a Champions League

O Fenerbahçe e a AS Roma empataram a uma bola durante esta quinta-feira, num encontro da primeira jornada da Champions League.

‘Here we go’: Já é conhecido o próximo clube de James Rodríguez

Atlético Nacional é o próximo clube de James Rodríguez. Internacional colombiano já tem acordo verbal para se juntar ao clube.

FC Porto confirma renovação de Mateus Mide

O FC Porto anunciou durante esta quinta-feira que Mateus Mide renovou o seu contrato, passando o mesmo a ser válido até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Há clubes 2 estreantes nesta noite de Champions League

O Sabah e o Como 1907 são os clubes que se estreiam esta noite na Champions League. Têm o Manchester United e Leipzig como adversários.

Portugal empata com Colômbia no Mundial Feminino Sub-20

Portugal empatou 0-0 com a Colômbia no Mundial Feminino Sub-20. Jogo foi referente à segunda jornada da fase de grupos.

Daniele De Rossi elogia ex-Vizela: «É um jogador dos anos 90»

Daniele De Rossi deixou elogios a Milutin Osmajic, ponta de lança que já passou pelo Vizela e que representa o Genoa.