Griezmann: “Le Petit Diable”

- Advertisement -

Quando se tem, no mesmo campeonato, jogadores como Cristiano Ronaldo, Leonel Messi, Neymar, Gareth Bale e Diego Costa, é difícil sobrar espaço para falar dos outros jogadores com menor prestígio. Porém, não podia deixar passar mais uma semana sem escrever um artigo sobre uma das grandes figuras desta edição da Liga BVVA. Falo de Antoine Griezmann.

Nascido em 1991, na França, em Mâcon (região da Borgonha), Griezmann desde cedo revelou uma paixão futebolística muito própria. De facto, desde criança que procurou juntar-se a alguns clubes europeus de renome. De experiência em experiência, de clube em clube, o resultado era sempre o mesmo: rejeição. Foi então que a Real Sociedad viu no jovem francês aquilo a que mais ninguém teve capacidade de atentar e, em 2005, Griezmann ingressou nos escalões de formação do conhecido clube basco.

Na época 2009/2010, Le Petit Diable, como é conhecido em França, foi chamado à equipa principal da Real Sociedad e ajudou o clube a subir à primeira divisão espanhola.

Antoine Griezmann ao serviço da Real Sociedad  Fonte: Foot Mercato
Antoine Griezmann ao serviço da Real Sociedad
Fonte: Foot Mercato

Começava uma história com muitos golos: na época após a subida de divisão, já entre “os grandes”, Griezmann marcou 7 golos em todas as competições. Em 2011/2012 aumentou o registo para 8 golos, e, em 2012/2013, bateu novamente o seu recorde, faturando 11 golos.

Esta época, o jogador da Real Sociedad contabiliza uns incríveis 17 golos em 32 jogos. É, no mínimo, notável. Na verdade, a notoriedade de Griezmann subiu de tal forma que o site Transfermarkt avalia, atualmente, o jogador em 25 milhões de euros – em 2010 o valor era de apenas 1 milhão de euros.

As razões para tal valorização devem-se aos golos, mas não só. Griezmann é um extremo, com capacidade para jogar a avançado, dotado de um pé esquerdo fabuloso. Aliando a velocidade a uma técnica apuradíssima, o jovem jogador é extraordinariamente eficaz no 1 para 1. Ao jogar na linha mais avançada, Griezmann revela possuir um remate colocado e uma distinta aptidão para fazer golos. Quando descaído sobre uma linha, exibe-se com passes e cruzamentos capazes de fazer corar David Beckham.

A nível defensivo, o facto de jogar numa equipa que utiliza, em diversas ocasiões, o contra-ataque como modelo de jogo, obriga o francês a evoluir taticamente e a ser uma mais-valia nas transições defensivas – algo extremamente importante no futebol atual.

No que toca às lacunas, Griezmann tem como grande ponto negativo a fragilidade física. Com 176 cm de altura e apenas 68 kg, o avançado francês tem sérios problemas em situações de choque e disputas de bola que exigem uma estrutura corporal mais forte.

Porém, a debilidade física não parece afastar os grandes clubes europeus, já que, aos 22 anos, a grande estrela da Real Sociedad tem visto o seu nome constantemente ligado a clubes como o Manchester United, o Arsenal, o Lyon e até a Juventus.

Griezmann é o ídolo dos adeptos da Real Sociedad  Fonte: Foot Mercato
Griezmann é o ídolo dos adeptos da Real Sociedad
Fonte: Foot Mercato

Creio que, tendo em conta as características físicas de Griezmann, a Liga Inglesa ou a Liga Italiana não seria a escolha acertada para o jogador. A opção de permanecer em Espanha ou de se transferir para uma liga de menor exigência física – como é o caso da Liga Francesa – parece-me a melhor para o jovem craque.

O que é certo é que, no próximo verão, Antoine Griezmann será um dos “must have” do mercado de transferências.

Pedro Beleza
Pedro Beleza
Benfiquista até ao último osso, mudou-se do Norte para Lisboa para poder ver o seu Benfica e só depois estudar Jornalismo. O Pedro é, acima de tudo, apaixonado pelo desporto rei e não perde uma oportunidade de ver um bom jogo de futebol.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enrique Riquelme confirma que já tem treinador e diretor-desportivo para o seu projeto no Real Madrid: «Fechámos o treinador antes de anunciar a candidatura»

Enrique Riquelme continua a dar entrevistas em Espanha. O candidato opositor de Florentino Pérez garantiu que já tem fechado treinador para o Real Madrid.

Marco Silva vem a Lisboa nesta quarta-feira e quer definir o futuro em breve

Marco Silva vai estar em Lisboa nesta quarta-feira. O técnico português vai definir em breve o seu futuro, numa altura em que tem proposta de renovação do Fulham e interesse do Benfica.

Anatoliy Trubin pode deixar o Benfica e reencontrar antigo treinador na Premier League

O futuro de Anatoliy Trubin está em avaliação. O guarda-redes ucraniano do Benfica pode deixar as águias e rumar ao Tottenham, da Premier League.

Morten Hjulmand incluído no Onze do Ano da Liga Portugal

O capitão do Sporting Morten Hjulmand junta-se a Rodrigo Zalazar no meio-campo do Onze do Ano da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Roland Garros: Jaime Faria conquista vitória épica e segue para a próxima fase

Jaime Faria venceu Denis Shapovalov e avançou para a segunda ronda de Roland Garros, onde vai enfrentar Jan-Lennard Struff.

Rogério Matias deixa o Vitória SC depois de quatro anos

Rogério Matias despediu-se do Vitória SC de «coração cheio» e destacou o orgulho por ter feito parte de um período histórico do clube.

Final da Conference League: A verdadeira Liga Europeia de clubes | Crystal Palace x Rayo Vallecano

Dia de final entre Rayo Vallecano e Crystal Palace na Conference League. Quando Liam Rosenior trocou o Estrasburgo pelo Chelsea, no princípio do ano civil, acabava de deixar os franceses no topo da fase de liga.