📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ivan Rakitic: a confirmação do estatuto de craque

- Advertisement -

la liga espanha

Apesar de ter sido indiscutivelmente um dos melhores médios do futebol europeu na última temporada, havia dúvidas em relação à capacidade de Rakitic de manter o mesmo nível de jogo num clube com maiores ambições. Transferido de Sevilha para Barcelona por valores próximos dos 20 milhões de euros, o croata não demorou muito a provar que a última temporada (de longe a melhor da sua carreira) não foi um acidente de percurso e que é, de facto, um jogador fora de série. Camp Nou tem um novo maestro.

Foi chegar, ver e vencer. Rakitic, que parece que joga em Camp Nou há vários anos, adaptou-se com uma facilidade tremenda à nova realidade e está a fazer um início de época absolutamente brilhante. O croata, que já é um elemento indispensável no conjunto blaugrana, pegou de estaca na equipa de Luis Enrique, e o elevado nível exibicional que apresentou foi premiado com a inclusão no 11 ideal da liga espanhola durante o mês de Setembro. Para já, está a justificar totalmente o valor investido na sua contratação.

Rakitic tem-se assumido como o novo maestro do Barça  Fonte: news.zing.vn
Rakitic tem-se assumido como o novo maestro do Barça
Fonte: news.zing.vn

A evolução que Rakitic tem tido ao longo da carreira é notável. O croata, que quando esteve no Schalke jogava maioritariamente nos flancos, foi recuando no terreno e tornou-se num dos médios mais completos do futebol europeu. É um daqueles jogadores a que a expressão “coloca a bola onde coloca o olhar” se aplica; mas, para além de uma qualidade de passe muito acima da média, sobretudo a longa distância, Rakitic junta uma intensidade tremenda na pressão, recuperação e ocupação de espaços, tendo também grande capacidade de desequilibrar na marcação de bolas paradas.

Rakitic recusa quaisquer comparações com Xavi, mas a verdade é que, com o maior rosto do tiki-taka já na fase descendente da carreira, o croata terá a missão de fazer esquecer (se é que isso é possível) o espanhol. O médio ex-Sevilha está no pleno das suas capacidades e, apesar de ter explodido algo tardiamente, já merecia actuar num dos melhores clubes do mundo. A transferência para o Camp Nou é, por isso, um justo reconhecimento do que fez na última temporada, mas, acima de tudo, uma prova de fogo que o colocará (ou não) na elite do futebol mundial.

 

Neste vídeo de André Costa, feito em parceria com o Bola na Rede, dá para ter uma ideia da época fabulosa que Ivan Rakitic protagonizou no ano passado, ao serviço do Sevilha.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Azar para uns, sorte para outros: avançado espreita oportunidade no Sporting

Rodrigo Ribeiro deverá merecer uma oportunidade na equipa principal do Sporting, devido à lesão de Fotis Ioannidis.

Richard Ríos ‘riscado’ para José Mourinho: eis as alternativas do Benfica para o jogo contra o Nacional da Madeira

Richard Ríos está a contas com a suspensão de uma partida, já que levou o quinto amarelo na Primeira Liga frente ao Casa Pia.

Atenção, Sérgio Conceição: já há um treinador apontado ao Al Ittihad

Didier Deschamps pode ser o novo treinador do Al Ittihad, atual equipa de Sérgio Conceição. O técnico vai deixar a seleção de França no verão.

Sporting: Rui Borges com 13 baixas para os próximos dias

O Sporting não vai poder contar com 13 jogadores nos próximos dias, devido às partidas da paragem internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Trio da Argentina dispensado por falta de vacinação

Julián Álvarez, Nahuel Molina e Giuliano Simeone falham jogo em Angola por falta de vacinação contra a febre amarela.

Renato Paiva volta a criticar John Textor: «Tenho minhas ideias. Se tiver de morrer, morrerei com as minhas ideias»

Renato Paiva recordou a curta e complicada passagem pelo Botafogo, revelando detalhes sobre a sua relação com John Textor, dono do clube.

Diogo Leite está em grande forma no Union Berlim: eis os números do defesa

Diogo Leite recuperou a titularidade no Union Berlim e tornou-se numa das peças mais sólidas da defesa alemã. Com ele em campo, a equipa sofreu menos golos.