📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Juan Esnáider – Um novo despertar para o Gardel de la Romareda

- Advertisement -

De jogador a treinador pela mão de Michel González

A carreira de treinador entrou na vida de Juan Esnáider após uma conversa com o seu amigo e antiga lenda do Real Madrid CF, Michel González, que convenceu o argentino a tirar um curso de treinador que, na altura, a federação espanhola estava proporcionar a antigos atletas. A ideia agradou a Esnáider e foi precisamente como adjunto de Michel no Getafe CF que o “Gardel de La Romareda” deu os seus primeiros passos do outro lado da barricada. A experiência foi boa na equipa dos arredores de Madrid e Esnáider foi convidado para coordenar o futebol jovem do Real Zaragoza, acabando por treinar a equipa B do emblema aragonês. Esnáider descreve esse momento como o melhor na sua carreira de treinador, pois conseguiu que uma equipa com jogadores muito jovens escapasse, contra todas as expectativas, à despromoção de uma divisão complicada como é a segunda B espanhola.

O regresso de Esnáider aos Azulones

Juan Esnáider é descrito por quase todos os seus ex-companheiros de balneário como uma pessoa com um carácter muito forte e com uma personalidade fantástica e, não obstante o seu temperamento por vezes irascível dentro das quatro linhas, que o privou por exemplo de duas finais da Copa del Rey com o Real Zaragoza, tudo mudava com o apito final do árbitro, que operava uma espécie de transformação na forma de ser do avançado argentino. O seu espírito indomável dentro das quatro linhas contrastava e ainda contrasta com a sua bondade e tranquilidade fora do campo e aqueles que o conhecem mais de perto não hesitam em dizer que “Es un buen tío”.

A morte de um dos seus filhos, vítima de uma doença prolongada, em 2012 trouxe novamente para as luzes da ribalta o outrora goleador argentino, embora não pelas melhores razões, mas Juan Esnáider conseguiu dar a volta por cima e está agora de volta ao activo como comandante do Getafe CF.

Juan Esnáider: O homem escolhido para salvar o Getafe FC de uma amarga descida de divisão Fonte: 0223.com.ar
Juan Esnáider: O homem escolhido para salvar o Getafe FC de uma amarga descida de divisão
Fonte: 0223.com.ar

O seu companheiro dos tempos do Real Zaragoza Andoni Cedrún disse, aquando da sua chegada ao Getafe CF no início deste mês, que Juan Esnaíder é uma pessoa com carácter e deverá ao máximo aproveitar esta oportunidade que lhe surgiu ao caminho porque la vida le debe una”, numa clara alusão à morte do seu filho há quatro anos atrás.

Juan Esnáider rendeu Fran Escribá no comando dos Azulones e tem em mãos uma tarefa hercúlea até ao final da temporada, que passa por livrar o emblema de Madrid de uma iminente descida de divisão. A estreia do argentino no banco do Getafe CF teve lugar contra os vizinhos Real Madrid CF no Coliseum Alfonso Pérez e acabou numa pesada derrota por 5-1 para os homens de Juan Esnáider. Embora não esteja em causa a vitória do conjunto orientado por Zinedine Zidane, não é um exagero dizer-se que o Getafe CF se bateu com valentia e chegou mesmo a causar alguns calafrios ao gigante espanhol.

Avesso aos expressivos números da derrota, Esnáider reuniu as tropas e preparou o assalto à Real Sociedad com grande mestria, algo que permitiu aos seus homens saírem de Anoeta com uma fantástica vitória por 2-1. O argentino mudou muita coisa naquele Getafe quase adormecido de Fran Escribá e só não somou a sua segunda vitória como treinador dos Azulones perante o Valencia CF na passada semana por manifesto azar.

O Getafe CF foi claramente melhor que a equipa Che e o 4-1-4-1 orquestrado por Esnáider permitou à equipa criar inúmeras situações de golo, ao mesmo tempo que alterou definitivamente o ADN táctico de um conjunto que nunca se havia apresentado neste formato de jogo até à chegada do técnico argentino. Um golo tardio do inevitável Paco Álcacer privou Esnáider e os seus homens de conseguirem os três pontos, mas não retirou de todo aquele entusiasmo miudinho que inundou a equipa após a chegada do “Gardel de La Romareda”.

Foto de capa: ecestaticos.com

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Da reforma ao futebol de 7: Fábio Coentrão vai jogar na Kings League

O ex-internacional português, Fábio Coentrão, é a mais recente adição da liga de futebol de 7 organizada por Gerard Piqué, a Kings League.

Chicago Fire aciona opção de compra e André Franco deixa FC Porto em definitivo: eis os detalhes do negócio

O Chicago Fire confirmou a contratação a título definitivo de André Franco, que deixa assim o FC Porto. Confere os detalhes da transferência.

Presidente do Nápoles chama «um lixo» ao estádio do próprio clube

O Presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, criticou as condições do próprio estádio, culpando o modelo de gestão imposto pela cidade.

Feirense e Farense empatam no duelo de abertura da jornada 11 da Segunda Liga

O Feirense e Farense não foram além de um empate a zero no encontro de abertura da 11ª. jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Proença reúne com presidente da APAF em encontro de urgência

Pedro Proença, presidente da FPF, e José Borges, presidente da APAF, reuniram-se para discutir o ambiente em torno dos árbitros no futebol português.

Al Najma de Mário Silva cai com estrondo com o Al Hilal com golo de Rúben Neves, Pedro Emanuel bate Paulo Sérgio e José...

A Liga da Arábia Saudita teve vários confrontos com treinadores portugueses nesta sexta-feira. Em destaque, o desaire do Al Najma de Mário Silva frente ao Al Hilal.

Mudança de regra na Liga Saudita: Al Nassr posiciona-se contra

O Al Nassr criticou as possíveis mudanças de regras de jogadores estrangeiros sub-21, em comunicado oficial, esta sexta-feira.