Junior Firpo: o novo menino bonito do Benito Villamarín

- Advertisement -

Manchester City FC, FC Barcelona, Real Madrid CF e Arsenal FC são alguns dos emblemas que têm mantido esta promessa do futebol espanhol debaixo de olho. Com raízes oriundas da República Dominicana, Junior Firpo é uma das peças que merece a confiança de Quique Setién no Real Bétis Balompié e uma das apostas da selecção sub-21 de Espanha.

Joga no corredor esquerdo, mas também tem capacidades notáveis em terrenos interiores. Ainda no ano passado estava na equipa B verdiblanca. Há muita mão do treinador espanhol aqui: quando implementou o sistema táctico no Bétis, Junior Firpo tornou-se essencial, tanto na largura que oferece ao trio de centrais, como no apoio que dá aos avançados.

Esta temporada, Junior só não jogou contra o CD Leganés, num jogo a contar para a sétima jornada da La Liga. Marcou o golo inaugural da vitória do Real Bétis em Camp Nou, por 3-4, contra o Barcelona e fez a assistência para o tento da vitória, marcado por Sergio Canales.

O jornal El País conta uma história deliciosa sobre o início de carreira de Junior Firpo. Era um rapaz tímido e os pais, trabalhadores muito ocupados na área da hotelaria, decidiram colocá-lo a jogar futebol no Atlético Benamiel FC aos seis anos, com o objectivo de se inserir na sociedade andaluza. Mas, aparentemente, não gostava deste jogo. Nos primeiros anos chegava a chorar por não gostar do desporto.

Já no escalão juvenil, Junior Firpo foi jogar para o CD Puerto Malagueño, em Málaga. Aí conheceu o seu melhor amigo Francis, com quem aumentou o rendimento para seguirem, mais tarde, para o Benito Villamarín, a casa do Real Bétis. Ambos foram admirados pelos observadores do atual clube pelas suas capacidades físicas.

Junior era avançado, mas foi encostado à faixa porque não gostava de ver os seus alas estáticos. Rapidamente viram um “diamante em bruto”, refere o jornal espanhol, pois subia e descia no terreno constantemente. Há poucos jogadores assim e Pep Guardiola já lhe deve estar a piscar o olho. A cláusula de rescisão de Firpo está fixada nos 50 milhões de euros, com contrato até 2023.

No entanto, é necessário dar tempo ao jogador. Está a desenvolver-se, tal como a equipa onde joga, para jogar bom futebol. Ainda assim, entende-se o interesse do Manchester City em tentar apaziguar o falhanço que tem sido a contratação do bem disposto pelas redes sociais, Benjamin Mendy.

Foto de Capa: Real Bétis Balompié

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Era muito importante os nossos médios jogarem com personalidade»

Após a vitória do Braga por 1-0 sobre o Nottingham Forest, Carlos Vicens respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Entre o gelo e o espelho: um empate que expõe mais do que resolve | Viktoria Plzen 1-1 FC Porto

Há empates que sabem a sobrevivência e outros que sabem a aviso. O 1-1 do FC Porto em Plzen pertence claramente à segunda categoria.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense confirma saída de Guilherme Schettine para o Tianjin Jinmen Tiger

Guilherme Schettine já não é jogador do Moreirense. O avançado brasileiro foi transferido para o Tianjin Jinmen Tiger, da Liga Chinesa.

Olympiacos avança por André Luiz e há novidades sobre o negócio

O Olympiacos quer fechar a contratação de André Luiz. O clube grego quer contratar o jogador de imediato, após a aprovação do técnico José Luis Mendilibar.

Francesco Farioli critica gestão do tempo no Viktoria Plzen x FC Porto: «Só havia quatro bolas à volta do campo»

Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.