Junior Firpo: o novo menino bonito do Benito Villamarín

- Advertisement -

Manchester City FC, FC Barcelona, Real Madrid CF e Arsenal FC são alguns dos emblemas que têm mantido esta promessa do futebol espanhol debaixo de olho. Com raízes oriundas da República Dominicana, Junior Firpo é uma das peças que merece a confiança de Quique Setién no Real Bétis Balompié e uma das apostas da selecção sub-21 de Espanha.

Joga no corredor esquerdo, mas também tem capacidades notáveis em terrenos interiores. Ainda no ano passado estava na equipa B verdiblanca. Há muita mão do treinador espanhol aqui: quando implementou o sistema táctico no Bétis, Junior Firpo tornou-se essencial, tanto na largura que oferece ao trio de centrais, como no apoio que dá aos avançados.

Esta temporada, Junior só não jogou contra o CD Leganés, num jogo a contar para a sétima jornada da La Liga. Marcou o golo inaugural da vitória do Real Bétis em Camp Nou, por 3-4, contra o Barcelona e fez a assistência para o tento da vitória, marcado por Sergio Canales.

O jornal El País conta uma história deliciosa sobre o início de carreira de Junior Firpo. Era um rapaz tímido e os pais, trabalhadores muito ocupados na área da hotelaria, decidiram colocá-lo a jogar futebol no Atlético Benamiel FC aos seis anos, com o objectivo de se inserir na sociedade andaluza. Mas, aparentemente, não gostava deste jogo. Nos primeiros anos chegava a chorar por não gostar do desporto.

Já no escalão juvenil, Junior Firpo foi jogar para o CD Puerto Malagueño, em Málaga. Aí conheceu o seu melhor amigo Francis, com quem aumentou o rendimento para seguirem, mais tarde, para o Benito Villamarín, a casa do Real Bétis. Ambos foram admirados pelos observadores do atual clube pelas suas capacidades físicas.

Junior era avançado, mas foi encostado à faixa porque não gostava de ver os seus alas estáticos. Rapidamente viram um “diamante em bruto”, refere o jornal espanhol, pois subia e descia no terreno constantemente. Há poucos jogadores assim e Pep Guardiola já lhe deve estar a piscar o olho. A cláusula de rescisão de Firpo está fixada nos 50 milhões de euros, com contrato até 2023.

No entanto, é necessário dar tempo ao jogador. Está a desenvolver-se, tal como a equipa onde joga, para jogar bom futebol. Ainda assim, entende-se o interesse do Manchester City em tentar apaziguar o falhanço que tem sido a contratação do bem disposto pelas redes sociais, Benjamin Mendy.

Foto de Capa: Real Bétis Balompié

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro atinge a quinta vitória em seis jogos

Esta segunda-feira, José Peseiro comandou o Al Ula a uma vitória por 1-0 no terreno do Al Batin e manteve a série invicta de seis jogos.

Cristiano Ronaldo termina greve e pode regressar ao ativo nos próximos dias: Conhece os detalhes

Fundo Soberano da Arábia Saudita aceitou as exigências de Cristiano Ronaldo, que deve voltar a representar o Al Nassr no dia 14 de fevereiro contra o Al Fateh.

Dani Carvajal frustrado com falta de minutos no Real Madrid

O capitão do Real Madrid, Dani Carvajal, participou em apenas 10 jogos na atual temporada e está desiludido com o seu papel na equipa.

Vitória SC: Há novidades quanto às situações de Alioune Ndoye e de João Mendes

Alioune Ndoye pode estar entre as opções do Vitória SC frente ao Estrela da Amadora. João Mendes não terá lesão de maior dimensão.

PUB

Mais Artigos Populares

Dois Toques, Dois Golos | Como Anísio Cabral curou a miopia ofensiva da Luz

O Benfica somou mais três pontos na caminhada da Liga Portugal, mas o triunfo sobre o Alverca deixou no ar mais interrogações do que certezas.

Roberto De Zerbi e a goleada pesada na casa do PSG: «Quando muitos jogadores têm um desempenho inadequado, não há nada a lamentar»

Roberto De Zerbi reagiu à derrota do Marselha frente ao PSG por 5-0 na Ligue 1. Nuno Mendes fez uma assistência na partida.

Vítor Martins é oficialmente o novo treinador do GD Chaves

O GD Chaves oficializou esta segunda-feira a contratação de Vítor Martins. Técnico sucede a Filipe Martins no comando.