📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga Espanhola: A luta pela Europa

- Advertisement -

Para os apaixonados pelo futebol, um campeonato não se resume somente à luta pelo título, mas também ao apuramento para as competições europeias assim como à disputa intensa para fugir aos lugares de despromoção.

Em Espanha, à entrada para a 32º jornada da La Liga, o motivo de interesse concentra-se sobretudo em saber quais equipas marcarão presença na Liga Europa da próxima época. Há dois lugares para esse efeito, o quinto e o sexto que, respetivamente, garantem presença na fase de grupos e no play-off, que estão em disputa por cinco equipas: Betis, Villareal, Sevilha, Girona e Celta de Vigo.

Atendendo ao facto que faltam sete jogos há ainda muitos pontos por disputar e por isso está aberta a possibilidade de outras equipas que não as referidas de conseguirem carimbar passaporte para a segunda maior prova de clubes da Uefa, contudo, estas são as favoritas e a luta está ao rubro.

Analisamos o momento de forma das equipas e os jogos que lhes faltam para tentar concluir quais são os favoritos ao apuramento. O que sobressai desde logo é a dificílima missão do Celta de Vigo, que mesmo estando a atravessar uma boa fase após três resultados positivos, vê aliada à sua desvantagem pontual jogos teoricamente complicados onde terá que ser considerado como não favorito. Das jornadas que restam, pelo menos quatro advinham-se extremamente difíceis, as receções a Barcelona e Valência e ainda a deslocação aos redutos do Villareal e do Real Madrid.

Bétis venceu em Girona e pode ter dado passo decisivo rumo à Liga Europa
Fonte: La Liga

Já o Sevilha e o Villareal apesar de melhor classificados, em melhor momento de forma e de possuírem mais argumentos coletivos e individuais têm também um calendário complicado a começar pela próxima jornada, na qual se defrontam no Ramón Sánchez Pizjuán, mas também por terem ainda de jogar contra Real Madrid e Barcelona. No caso particular do “Submarino Amarelo” resta também uma partida com o Valência, já o Sevilha terá ainda a final da Taça do Rei no próximo dia 21 diante o Barcelona.

Falta “vislumbrar o futuro” tanto do Bétis como do Girona, duas equipas que têm de certa forma proporcionado bons momentos de futebol e são por isso as supressas espanholas deste ano, e é sensato afirmar que são os conjuntos mais privilegiados nesta luta visto que, teoricamente, resta-lhes apenas, respetivamente, dois jogos muito difíceis logo à partida: Atlético Madrid e Valência. O Real Bétis terá ainda de disputar o grande clássico de Sevilha que poderá assumir elevada importância na luta pelos lugares na Liga Europa.

Os dados estão lançados e podemos esperar certamente grandes jogos de futebol sempre que estas equipas entrem em campo pois todas têm a possibilidade de marcar presença na Liga Europa, o que é desde do ponto vista económica ao do prestigio muito importante para estes clubes!

A luta fica especialmente interessante não só pela proximidade pontual entre este conjunto de equipas mas também por colocar frente a frente clubes com história na Liga Europa com outro que há quatro anos não consegue apuramento e ainda com um restante que nunca marcou presença em nenhuma competição europeia.

Foto de capa: La Liga

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Não é só Gonçalo Inácio: internacional alemão na lista do Barcelona

Nico Schlotterbeck é um dos alvos do Barcelona para o centro da defesa. Gonçalo Inácio também está a ser apontado aos blaugrana.

Taça de Itália: Inter Milão goleia Veneza enquanto Nápoles elimina Cagliari nas grandes penalidades

Inter Milão goleou por 5-1 o Veneza enquanto o Nápoles eliminou o Cagliari nas grandes penalidades. Ambos seguem para os quartos de final da Taça de Itália.

Florian Wirtz estreia-se a marcar mas Liverpool tropeça contra o Sunderland

O Liverpool e o Sunderland empatou a uma bola na noite desta quarta-feira, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

Benfica x Sporting: Chat GPT indica resultado do dérbi e aponta jogo com 3 golos

O Benfica x Sporting realiza-se na noite de sexta-feira e é uma partida que conta para a 13.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Celtic vence e cola-se ao Hearts na liderança: Eis os resultados do dia na Liga da Escócia

O Celtic bateu o Dundee FC por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da Liga Escocesa. O clube de Jota e Paulo Bernardo está a dois pontos da liderança.

Antonio Silva no topo europeu: defesa do Benfica no top 3 de uma estatística sobre passes que também conta com Debast

António Silva e Zeno Debast figuram entre o top 10 dos defesas sub-23 com maior acerto no que diz respeito a passes progressivos.

Atenção, Viktor Gyokeres: Mikel Merino ajuda na vitória do Arsenal frente ao Brentford

O Arsenal recebeu e venceu o Brentford durante esta quarta-feira por duas bolas a zero, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.