Liga Espanhola: A luta pela Europa

- Advertisement -

Para os apaixonados pelo futebol, um campeonato não se resume somente à luta pelo título, mas também ao apuramento para as competições europeias assim como à disputa intensa para fugir aos lugares de despromoção.

Em Espanha, à entrada para a 32º jornada da La Liga, o motivo de interesse concentra-se sobretudo em saber quais equipas marcarão presença na Liga Europa da próxima época. Há dois lugares para esse efeito, o quinto e o sexto que, respetivamente, garantem presença na fase de grupos e no play-off, que estão em disputa por cinco equipas: Betis, Villareal, Sevilha, Girona e Celta de Vigo.

Atendendo ao facto que faltam sete jogos há ainda muitos pontos por disputar e por isso está aberta a possibilidade de outras equipas que não as referidas de conseguirem carimbar passaporte para a segunda maior prova de clubes da Uefa, contudo, estas são as favoritas e a luta está ao rubro.

Analisamos o momento de forma das equipas e os jogos que lhes faltam para tentar concluir quais são os favoritos ao apuramento. O que sobressai desde logo é a dificílima missão do Celta de Vigo, que mesmo estando a atravessar uma boa fase após três resultados positivos, vê aliada à sua desvantagem pontual jogos teoricamente complicados onde terá que ser considerado como não favorito. Das jornadas que restam, pelo menos quatro advinham-se extremamente difíceis, as receções a Barcelona e Valência e ainda a deslocação aos redutos do Villareal e do Real Madrid.

Bétis venceu em Girona e pode ter dado passo decisivo rumo à Liga Europa
Fonte: La Liga

Já o Sevilha e o Villareal apesar de melhor classificados, em melhor momento de forma e de possuírem mais argumentos coletivos e individuais têm também um calendário complicado a começar pela próxima jornada, na qual se defrontam no Ramón Sánchez Pizjuán, mas também por terem ainda de jogar contra Real Madrid e Barcelona. No caso particular do “Submarino Amarelo” resta também uma partida com o Valência, já o Sevilha terá ainda a final da Taça do Rei no próximo dia 21 diante o Barcelona.

Falta “vislumbrar o futuro” tanto do Bétis como do Girona, duas equipas que têm de certa forma proporcionado bons momentos de futebol e são por isso as supressas espanholas deste ano, e é sensato afirmar que são os conjuntos mais privilegiados nesta luta visto que, teoricamente, resta-lhes apenas, respetivamente, dois jogos muito difíceis logo à partida: Atlético Madrid e Valência. O Real Bétis terá ainda de disputar o grande clássico de Sevilha que poderá assumir elevada importância na luta pelos lugares na Liga Europa.

Os dados estão lançados e podemos esperar certamente grandes jogos de futebol sempre que estas equipas entrem em campo pois todas têm a possibilidade de marcar presença na Liga Europa, o que é desde do ponto vista económica ao do prestigio muito importante para estes clubes!

A luta fica especialmente interessante não só pela proximidade pontual entre este conjunto de equipas mas também por colocar frente a frente clubes com história na Liga Europa com outro que há quatro anos não consegue apuramento e ainda com um restante que nunca marcou presença em nenhuma competição europeia.

Foto de capa: La Liga

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas dá novidades e revela nova aposta: «O FC Porto vai lançar futsal sénior»

O FC Porto vai começar também um projeto no futsal sénior. Revelação feita por André Villas-Boas, presidente azul e branco.

Jorge Mendes oferece internacional português ao Real Madrid e pode levar compatriota de José Mourinho para os merengues

Jorge Mendes ofereceu Rúben Dias ao Real Madrid. Conjunto merengue quer reforçar setor defensivo e José Mourinho pode reunir-se com internacional português.

Geovany Quenda emocionado na despedida do Sporting: «Tive noites em que não conseguia dormir»

Geovany Quenda não conteve as lágrimas numa entrevista de despedida do Sporting, na qual refletiu sobre os sete anos de ligação ao clube.

Sporting continua a preparar próxima época e fecha venda em definitivo por 5 milhões de euros

O Augsburgo acionou a opção de compra por Rodrigo Ribeiro. Avançado deixa Sporting em definitivo e garante cinco milhões de euros aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

West Ham confirma continuidade de Nuno Espírito Santo após descida ao Championship

Nuno Espírito Santo vai continuar no West Ham. Clube inglês confirmou manutenção do português no comando técnico.

Grupo L fechado: Panamá anuncia a lista de 26 convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a convocatória do Panamá para o Mundial 2026. Seleção orientada por Thomas Christiansen vai enfrentar Inglaterra, Croácia e Gana.

Cristiano Ronaldo faz força e quer levar mais um internacional português para o Al Nassr por 80 milhões de euros

Cristiano Ronaldo quer aumentar a presença portuguesa no Al Nassr. Avançado português quer levar Rafael Leão para o clube saudita.