Malas e maletines, lá como cá

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Malas, maletines e incentivos extra. Aqui por Espanha não se falou de outra coisa durante toda a semana. Um vendaval de suspeitas e de lama varreu a Liga Espanhola de alto a baixo, desde a luta pelo título – em que o Real Madrid precisa de uma ajuda do Granada – à luta pela manutenção, onde Getafe, Sporting de Gijón e Rayo Vallecano sabem que só um deles terá lugar na primeira divisão na próxima época.

À entrada para a última jornada, o Real Madrid está a apenas um ponto do Barcelona e, para ser campeão, precisa que o Granada tire pontos aos atuais líderes. O problema é que, com a vitória sobre o Sevilha na passada jornada, o Granada já garantiu a manutenção e, assim, não tem nada em jogo no confronto com o Barça. Ficou, então, criado o cenário perfeito para alimentar a suspeita de que o Real oferecerá dinheiro para incentivar o Granada, uma prática que é ilegal, tanto em Espanha como em Portugal.

Na luta pela manutenção também se levantam suspeitas. O Presidente do Rayo diz que há jogos comprados na Liga Espanhola, e há quem desconfie da vitória do Granada em Sevilha, por 1-4, num campo onde nenhum visitante tinha conseguido vencer esta época. Há também quem levante suspeitas sobre o Sporting – Villarreal, do próximo domingo. É que Marcelino, o treinador do Villarreal, esta semana desabafou: “Oxalá o Sporting se mantenha.” Marcelino é asturiano e, noutra situação, seria normal que torcesse pela salvação de um clube da sua terra. O problema é que o Sporting precisa de, no mínimo, empatar para sonhar com a salvação. Nesta semana, dizer “Oxalá o Sporting se mantenha” equivale a dizer “Oxalá o Villarreal não ganhe”, o que fica mal vindo do seu próprio treinador. Por outro lado, o Presidente da Liga, Javier Tebas, confirmou que o Real Sociedad (2) – Rayo Vallecano (1) está a ser investigado para apurar se alguns jogadores do Rayo se terão deixado derrotar propositadamente.

Granada festeja a manutenção, ainda antes da última jornada. Fonte: Facebook Oficial do Granada
Granada CF festeja a manutenção, ainda antes da última jornada
Fonte: Granada CF

Enfim, ainda me está a acompanhar, aí desse lado? Ou já o perdi por entre esta nuvem de suspeição que se levantou, de repente, em Espanha? Durante a semana, a imprensa explorou o assunto de todas as formas possíveis. Recordou casos antigos, com destaque para aquelas duas épocas consecutivas em que o Real Madrid perdeu o campeonato na última jornada, no terreno do Tenerife. Já foi há mais de duas décadas (em 1991/92 e 1992/93), mas vi comentadores e antigos jogadores discutirem o caso como se tivesse sido ontem. Esse caso ficou famoso porque Toño, o capitão de equipa do Tenerife, reconheceu ter recebido uma mala com 21 milhões de pesetas de incentivo. A imprensa recuperou também declarações de Messi na época 2006-07.

O Barcelona entrava para a última jornada em segundo lugar, atrás do Real Madrid, e Messi dizia-se a favor de pagar um incentivo extra aos jogadores do Maiorca, para que derrotassem o Real. Esta semana, toda a gente que se cruzou com um microfone em Espanha teve de responder sobre a existência das famosas malas. Muitos antigos jogadores e dirigentes confirmaram-na, enquanto que profissionais ainda no ativo como Casillas, Suárez ou Luis Enrique dizem que nunca as viram.

Finalmente, a propósito do Granada – Barcelona, a imprensa foi investigar quantos jogadores do Granada são, assumidamente, madridistas. Encontrou três: David Barral, Fran Rico e Jesús Fernández, todos com passagem pelas camadas jovens do Real Madrid e que garantiram que o incentivo extra que têm para a última jornada é poder ajudar o clube do seu coração. Barral, às tantas, desabafava: “La que vamos a liar”, que é como quem diz: “Os sarilhos em que nos vamos meter” (se ganharem ao Barça). E este é um dos principais problemas deste clima de suspeição sobre as malas. Cria-se esta situação paradoxal em que, se os jogadores forem sérios e fizerem aquilo que lhes compete – conseguindo travar o líder – ficarão sob suspeita. Se perderem, estará tudo bem. É assim com os jogadores do Granada e é assim também com os do Nacional.

Foto de capa: Granada CF

Artigo revisto por: Mafalda Carraxis

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave confirma saída de Sotiris Silaidopoulos do comando técnico da equipa

Sotiris Silaidopoulos já não é treinador do Rio Ave. O técnico grego foi afastado do comando técnico da equipa de Vila do Conde.

Francisco Neto responde ao Bola na Rede: «Não queremos médias iguais, nunca as quisemos; queremos médias diferenciadas»

Francisco Neto revelou as convocadas para o embate de Portugal frente à Irlanda do Norte. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Cristiano Ronaldo e o fim que não quis aceitar

Cristiano Ronaldo abandonou, esta quarta-feira, na véspera do jogo com a Dinamarca, o estágio da Seleção Nacional.

Seleção Nacional Feminina: Eis as convocadas de Francisco Neto para o playoff de apuramento ao Mundial 2027

Francisco Neto revelou esta quinta-feira a lista de jogadoras chamadas para a dupla jornada frente à Irlanda do Norte. Fica com a convocatória completa.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola compara: «Cristiano despede-se da sua seleção pela porta de trás enquanto a Argentina prepara uma cerimónia para o adeus da sua...

O jornal MARCA criticou o adeus de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional, confrontando a sua atitude com a despedida de Lionel Messi.

Piers Morgan dá garantia acerca do caso Cristiano Ronaldo: «Não foi por isso que ele saiu…»

Piers Morgan deu garantia acerca da saída de Cristiano Ronaldo do estágio da Seleção Nacional. Apresentador reagiu nas redes sociais.

Carlos Queiroz rescinde contrato e deixa o comando da Seleção do Gana: «As condições necessárias não estavam reunidas»

Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Gana acertaram a rescisão de contrato por mútuo acordo do cargo de selecionador dos Black Stars.