Publicidade

Reforços no momento certo para repetir o triplete

Fernando Gamito · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cab la liga espanha

A reabertura da janela de transferências em pleno Inverno permite a muitos clubes colmatarem eventuais lacunas que a sua equipa tem vindo a apresentar ao longo da primeira metade da época. Após reconhecer o que é necessário ser melhorado, identifica-se os jogadores que podem vir a ser a solução. No caso do FC Barcelona, os jogadores (Arda Turan e Aleix Vidal) já estavam identificados e até contratados desde o Verão, mas só a partir de janeiro é que puderam dar o seu contributo à equipa, fruto do castigo de inscrever jogadores, imposto pela FIFA aos blaugrana, que terminou nesta janela de transferências.

Assim sendo, ambos os atletas treinaram e integraram plenamente o plantel da equipa desde o início da temporada, mas apenas desde este mês são opção válida para os compromissos oficiais dos atuais campeões do mundo de clubes. O fim da suspensão aplicada pela FIFA vem em boa hora para as hostes catalãs, pois pode afirmar-se que o conjunto de Luis Enrique é algo curto no que concerne a alternativas viáveis aos jogadores que naturalmente figuram nas principais escolhas do técnico asturiano.

O médio turco Arda Turan, 28 anos, oferece uma vasta gama de soluções a Luis Enrique, fruto da sua versatilidade dentro das quatro linhas. Tanto pode atuar no meio-campo, principalmente na posição de médio interior (na qual tem atuado nas primeiras partidas de azul grená ao peito), como no setor mais ofensivo, dando à turma catalã a oportunidade de fazer descansar uma das estrelas do seu galardoado tridente ofensivo (Messi, Suárez e Neymar) e mantendo, ainda assim, a qualidade no ataque.

A capacidade técnica e de passe de Arda, aliadas à inteligência tática que denota, fazem com que encaixe perfeitamente no estilo de jogo do Barça, não só em termos ofensivos, mas também defensivos, fruto da sua precisão na pressão alta aquando da perda de bola (treinada com mestria por Diego Simeone no Atlético de Madrid). O médio turco apresenta-se, assim, como alternativa mais eficiente que Munir El-Haddadi ou Sandro Ramírez para a frente ofensiva.

Aleix Vidal “discutirá” a titularidade na lateral direita com Dani Alves  Fonte: FC Barcelona
Aleix Vidal “discutirá” a titularidade na lateral direita com Dani Alves
Fonte: FC Barcelona

No que diz respeito a Aleix Vidal, o lateral espanhol de 26 anos traz consigo concorrência direta a Dani Alves para a titularidade no corredor direito da defesa blaugrana. Até então, não existia no plantel catalão uma alternativa viável ao defesa brasileiro, que tinha vindo a ceder, por vezes, o seu lugar a Sergi Roberto, jovem médio de origem que, embora tenha realizado boas exibições, não oferece o mesmo tipo de garantias na lateral direita do que um jogador com experiência nessa posição. Aleix Vidal tem capacidade para explorar todo o corredor em alta rotação, bem ao estilo do que Dani Alves tem feito no Barcelona, mantendo ainda assim a consistência defensiva.

O Barcelona parte, então, para a segunda metade da época com dois reforços de peso, que, sem dúvida, podem ter papel fulcral em mais um ano repleto de conquistas para os blaugrana, tendo em conta que estes esperam manter ou até superar o seu registo no ano civil de 2015, no qual venceram cinco (Liga Espanhola, Liga dos Campeões, Taça do Rei, Supertaça Europeia e Campeonato do Mundo de Clubes) das seis competições oficiais em que participaram.

Foto de Capa: FC Barcelona

Fernando Gamito

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.