SD Eibar: A arte do ‘pressing’

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Vive em Espanha uma equipa que, passando boa parte da sua história nas divisões secundárias, tem-se superado a si própria, e procura, nesta Liga Espanhola em que os gigantes vão mostrando fraquezas de forma contínua, um lugar europeu. A concorrência é apertada, mas o clube tem dado passos seguros e, mais do que isso, a equipa, depois de anos de tranquilidade na Liga, é, nos dias de hoje, um garante de qualidade e regularidade.

Mais do que tudo, o projecto do Eibar mostra a todos – leia-se: dirigentes desportivos portugueses – que a melhor forma de estabilização de um clube é através da confiança e da regularidade nas opções. O Eibar, depois de um 14º lugar na época passada, manteve a sua base e encontra-se neste momento a lutar por um impensável lugar europeu.

A equipa, não sendo espectacular, é competente e muito segura de si mesma. Para lá dos destaques individuais e das dinâmicas, importa realçar um facto. Sabe-se da importância do meio-campo para a saúde de uma equipa. Ora, este Eibar, de uma época para outra, manteve o seu meio-campo (de qualidade) e…os resultados estão à vista. Escalante-Dani García (duplo pivôt) e Adrián González (criativo com excelente chegada a zonas de finalização) formam um meio-campo de grande intensidade e rotatividade.

Pedro Leon, numa época recheada de golos Fonte: SD Eibar
Pedro Leon, numa época recheada de golos
Fonte: SD Eibar

A equipa não tem propriamente a melhor defesa do campeonato. Não porque defenda mal, nem porque tenha maus defesas – Capa, o capitão, voa pelo lado direito da defesa – mas sim porque arrisca. Arrisca no pressing que faz. Veja-se o jogo de Sevilha. A equipa de Sampaoli, uma das mais fortes do campeonato (em todos os momentos do jogo), foi obrigada a jogar perante uma pressão muito alta e corajosa, em termos tácticos.

É claro que isso depois favorece as unidades atacantes. O já mencionado Adrián, que, sendo um médio, funciona como uma muleta da grande referência ofensiva, Sergi Enrich. Os dois são um garante de golos e futebol vertical e objectivo – o avançado espanhol é muito forte na procura do espaço vazio. Mas a grande estrela (em termos mediáticos) da equipa mora na faixa direita. Pedro León, o homem que Mourinho disse que…não era nem Zidane, nem Maradona, tem feito uma época marcada por muitos golos e assistências.

Não é um futebol que empolga. Mas é uma equipa que sabe (quase) tudo do jogo. Como atacar (bem), como ocupar todas as zonas do campo e, acima de tudo, como pressionar. Pressionando alto, está-se mais próximo de ter bola. O Eibar promove essa (boa) ideia do futebol. Será suficiente para lugar europeu?

Foto de capa: SD Eibar

Artigo revisto por: Patrícia Nel

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol de praia: Eis os convocados de Bruno Torres para  estágio de preparação frente à Ucrânia

Bruno Torres, selecionador nacional de futebol de praia, chamou 15 jogadores para um estágio de preparação de 4 a 6 de maio, que inclui dois jogos frente à Ucrânia.

João Mario está lesionado e é baixa no Bolonha

O João Mário sofreu uma lesão muscular e deverá ficar fora das opções do Bolonha nas próximas semanas, numa fase decisiva da temporada em Itália.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do PSG sobre o Bayern Munique na Champions League

O PSG venceu o Bayern Munique por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League. Jogo com impacto no Ranking UEFA.

Rafael Leão radiante com PSG x Bayern Munique: «Futebol de verdade…»

Rafael Leão esteve atento ao PSG x Bayern Munique da Champions League. Internacional português gostou do que viu.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Alves e Derlei juntos em jogo da Liga 3

Dani Alves e Derlei estiveram juntos no Fafe x São João de Ver. Antigos jogadores assistiram ao duelo lado a lado.

Jogo do ano: PSG vence Bayern Munique com contribuição de João Neves em jogo épico com 9 golos

Que grande jogo de futebol. O PSG venceu o Bayern Munique na primeira mão das meias-finais da Champions League.

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.