Um dia especial em Madrid

- Advertisement -

Sábado há dérbi em Madrid. É para o campeonato, mas podia bem ser a final da Liga dos Campeões, como aconteceu em Milão, no último confronto entre Atlético e Real Madrid ou, em Lisboa, dois anos antes. Este Atlético joga o futebol mais bonito da era Simeone, mas é também o que fez o pior arranque de campeonato em termos de pontos. Do outro lado, o Real vai em primeiro, mas ninguém parece muito convencido com a qualidade do seu futebol (nem os seus próprios adeptos). Não faltam motivos de interesse.

Durante a semana, quase não se falou noutra coisa e o jornal Marca pediu aos seus leitores que votassem no jogador que deveria ser capa do jornal de sábado. Isto pode parecer uma ação para aproximar o jornal dos leitores, mas desconfio que, como jogo é tão imprevisível, os jornalistas da Marca inventaram isto para não terem de ser eles a arriscar um palpite sobre quem será a figura do encontro. Todos os jogadores eram elegíveis, mas o jornal preparou logo seis capas: Griezmann, Torres e Carrasco do lado do Atlético e Ronaldo, Bale e Modric, do lado do Real.

Na final de Milão, Ronaldo marcou o penálti decisivo, depois de Juanfran falhar. Como será sábado?  Fonte: Facebook Oficial do Real Madrid C.F.
Na final de Milão, Ronaldo marcou o penálti decisivo, depois de Juanfran falhar. Como será sábado?
Fonte: Real Madrid C.F.

O resultado da votação mostra que os espectadores conseguem ver além das maiores estrelas e, por isso, nas bancas haverá uma capa com Carrasco, o belga que atravessa o melhor momento da sua carreira, e outra com Modric, que regressou de lesão recentemente. Mas a escolha poderia ter recaído em muitos outros jogadores: Oblak poderá ser decisivo na baliza e Saúl Ñiguez poderá inventar mais um daqueles golos que gosta de fazer nos grandes jogos. (Basta lembrar o pontapé de bicicleta que marcou a Casillas ou o golo “à Messi” que fez ao Bayern, o ano passado). Também há que ter em conta o mágico Marcelo, que vai tirando adversários do caminho sem nunca precisar de acelerar muito, ou Isco que parece ter o lugar assegurado no onze inicial devido à lesão de Kroos. No centro da defesa, Sergio Ramos e Godín também poderão perfeitamente ser os homens do dérbi, seja pelo que cortam cá atrás ou pelos golos que marcam lá à frente. São muitos os candidatos a figura do jogo, de ambos os lados. Só uma coisa é certa e, por isso, dará título à capa, seja qual for o jogador que lá apareça: “Hoy es un día especial – los dérbis son más que un partido.”

Isso é tudo o que sabemos por agora, mas o que realmente importa é saber quem ocupará a capa no domingo. Se querem o meu palpite, terá de se guardar um espaço importante para o Barcelona, que recebe o Málaga sábado à tarde e poderá muito bem terminar o dia em primeiro lugar, caso o Real não vença o dérbi. Um Atlético – Real Madrid num sábado às 19h45 podia bem ser a final da Liga dos Campeões, mas, em Espanha, o principal favorito a ser campeão continua a ser o Barcelona.

 

Foto de capa: Atlético de Madrid

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académico de Viseu escorrega na visita ao Farense e altera as contas do lugar de playoff de subida

Na 31.ª jornada da Segunda Liga, o Académico de Viseu não foi além do empate a zero no terreno do Farense.

Hacken vence Hammarby e parte em vantagem na final da Europa Cup

O Hacken Feminino venceu o jogo da primeira mão da final da Europa Cup, ao bater o Hammarby por 1-0.

Lyon de Paulo Fonseca derrota Auxerre na Ligue 1 com um bis de ex-Benfica

O Lyon venceu o Auxerre por 3-2 na 31.ª jornada da Ligue 1. A equipa de Paulo Fonseca ocupa o 3.º lugar da competição com 57 pontos.

Bis de Toni Martínez carrega o Alavés à vitória na receção ao Mallorca

Na luta pela manutenção na La Liga, o Alavés recebeu e bateu o Mallorca por 2-1, com dois golos apontados pelo ex-FC Porto, Toni Martínez.

PUB

Mais Artigos Populares

Guti e o possível regresso de José Mourinho ao Real Madrid: «Há treinadores em melhor condição»

Guti, antigo jogador do Real Madrid, deixou claro que considera que José Mourinho não é o melhor candidato para a sucessão de Álvaro Arbeloa.

O verdadeiro jogo começa agora – Qual o papel do Diretor-Desportivo nesta fase da época?

André Veras está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É diretor-desportivo e já trabalhou em diversos clubes, entre os quais Braga, Torreense, Trofense e Anadia. Aqui, analisa o papel do dirigente desportivo em Portugal.

Ex-avançado da Juventus elogia Bernardo Silva e confessa: «Contratava-o já»

Fernando Llorente aconselhou a Juventus a avançar para a contratação de Bernardo Silva no final da temporada. O antigo avançado falou também sobre Rafael Leão.