Um erro de principiante

- Advertisement -

Apesar de ainda poder vencer o campeonato e a taça, o Barcelona está a realizar uma época decepcionante. Os catalães apresentaram um nível exibicional muito fraco durante quase toda a temporada e, nesta altura, já se percebeu que a contratação de Tata Martino foi um erro. Ainda assim, o argentino – que deve sair no final da época – não é o único culpado do fracasso. Messi, de quem se espera que carregue a equipa, não foi tão decisivo como habitualmente. O plantel tem algumas limitações (principalmente a nível defensivo) e foi bastante afectado por lesões, o que dificultou a tarefa ao treinador. Há vários jogadores na fase descendente da carreira e sem substitutos à altura. Neste sentido, não se percebe a venda de Thiago, sucessor natural de Xavi, ao Bayern de Munique. Um erro que pode custar caro e que atinge contornos mais graves se pensarmos que os catalães correm o risco de não poder contratar jogadores durante um ano (por irregularidades na inscrição de futebolistas menores).

Não há como negar. Apesar de ainda ser um jogador de grande qualidade, Xavi já não apresenta o mesmo rendimento de outrora. O médio tem vindo a perder influência no conjunto catalão (uma situação natural, tendo em conta que já tem 34 anos) e, neste momento, está longe de justificar a titularidade indiscutível. Se Thiago estivesse no plantel, poderia existir uma rotação saudável, que seria benéfica para ambos. Xavi estaria menos desgastado – e, provavelmente, a jogar a um nível superior – e o actual jogador do Bayern ia conquistando o seu espaço na equipa.

Thiago já não mora em Camp Nou e até já derrotou os catalães esta época Fonte: Getty Images
Thiago já não mora em Camp Nou e até já derrotou os catalães esta época
Fonte: Getty Images

Como Thiago, há poucos. O hispano-brasileiro, que pode actuar em qualquer posição do meio campo com a mesma qualidade, é um predestinado. Tem uma técnica assombrosa e uma bola que saia dos seus pés vai direitinha ao destino. Há bastante tempo que era apontado como o futuro patrão do Barça e, de facto, tinha todas as condições para assumir esse papel. No entanto, os catalães libertaram-no a troco de 25 milhões de euros. Para além de terem ficado sem um dos maiores talentos saídos da formação nos últimos anos, hipotecaram a renovação da equipa – sem perda de qualidade – no curto prazo.

Xavi é um enorme jogador, mas não dura para sempre. Olhando para o plantel à disposição de Tata Martino, não se consegue identificar um jogador que possa desempenhar as mesmas funções. Fàbregas, que poderia ser uma solução, é actualmente uma sombra daquilo que já foi (um dos melhores médios do mundo) e o seu rendimento é superior quando actua no último terço do terreno. Sergi Roberto é um jovem com imenso potencial, mas, para além de não parecer preparado para substituir Xavi, é um médio com características diferentes.

Será interessante perceber como o Barcelona vai ultrapassar as dificuldades que se adivinham na preparação da próxima época. Já sem Valdés (em princípio não vai renovar) e Puyol (termina a carreira no final da temporada), os catalães vão tentar manter o plantel actual e potenciar ao máximo os jovens da formação. É previsível que os catalães farão regressar Rafinha e Deulofeu, podendo promover as subidas de Denis Suárez, de Adama Traoré e, quem sabe, do marroquino Munir El-Haddadi (melhor jogador da UEFA Youth League) à equipa principal. Contudo, uma coisa é certa: Xavi, que não está a ficar mais novo, continuará sem um substituto à altura. Faltou paciência a Thiago – queria mais minutos – e inteligência aos dirigentes do Barcelona.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pazes feitas e conflito resolvido: ânimos estão sanados entre Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo e treinador vai explicar tudo

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo reuniram-se no final do dia de terça-feira. Caso ficou resolvido e polémicas colocadas para trás.

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão esperam por reviravolta do Sporting: «Tem de ser de uma noite épica»

Micael Sequeira e Beatriz Cameirão fizeram a antevisão do Sporting x Brondby. Leoas esperam por reviravolta na Europa Cup.

«Vemos mais treinadores e jogadores não a jogar futebol na praia, mas a jogar futebol de praia» – Entrevista Bola na Rede a Madjer

Pela alcunha de Madjer, são poucos os que não se lembraram nas genialidades de um dos melhores de sempre a jogar na areia, futebol de praia e não futebol na praia

Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançam novo jogo histórico do Torreense: «Podemos gerir os tempos e momentos de jogo de forma criteriosa e inteligente»

O Torreense está em vantagem na eliminatória contra o Kharkiv na Europa Cup. Gonçalo Nunes e Catarina Pereira lançaram eliminatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Benfica derrotado pelo Torrelavega em estreia na Liga Europeia

O Benfica perdeu com o Torrelavega por 31-24 no primeiro jogo da Liga Europeia de andebol. Jogo decorreu na Luz.

Gana de Carlos Queiroz derrotado com reviravolta: eis todos os resultados do dia da qualificação para a CAN

O Gana de Carlos Queiroz perdeu com a Gâmbia por 4-2 na qualificação para a CAN. Fica com todos os resultados do dia.

Benfica: Eis a lista de convocadas para o jogo com o Bayern Munique na Champions League Feminina

Já são conhecidas as convocadas do Benfica para enfrentar o Bayern Munique na segunda jornada da Campions League Feminina.