Zidane a lançar-nos o Isco

- Advertisement -

cab la liga espanha

Isco não entrará de início neste sábado no jogo que opõe o Real Madrid ao Athetic de Bilbao; jogará Kovacic. E não sou eu que o digo; foi o próprio Zidane que resolveu divulgar tal informação na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, porque diz querer dar descanso a Isco. Vendo o ar surpreendido dos jornalistas perante tal revelação pré-jogo, Zidane acrescentou: “Estou a dizer isto… Porque quero dizer”. Mas eu sei que não é só por isso.

A explicação de Zidane não tem sentido. Isco era muito pouco utilizado com Benítez, nos dois meses anteriores à chegada do treinador francês. Jogou apenas 41 minutos, repartidos por dois jogos. É certo que, desde a mudança de treinador, Isco tem sido sempre titular, mas o Real está a jogar apenas uma vez por semana, ou seja, jogou cinco vezes nas últimas cinco semanas, e em três delas nem sequer fez os 90 minutos. Por que raio é que é necessário dar-lhe descanso? Aos 23 anos não aguenta jogar uma vez por semana? A explicação não cola, e ainda fará menos sentido se considerarmos os tempos de utilização de Modric e Kroos, que, esses sim, talvez agradecessem uma pausa.

Isco celebra um golo com a camisola do Real Madrid Fonte: Facebook Oficial de Isco
Isco celebra um golo com a camisola do Real Madrid
Fonte: Facebook Oficial de Isco

Além disso, Kovacic nem sequer é um jogador com o mesmo perfil que Isco; tem mais características de médio-centro, enquanto Isco é mais desequilibrador e costuma jogar mais descaído para uma ala, embora também possa jogar ao meio. Se a opção de Zidane tivesse como único objetivo dar descanso ao jogador malaguenho, o seu substituto deveria ser alguém com o mesmo estilo de jogo.

Na minha opinião, a verdadeira razão por que Zidane vai trocar Isco por Kovacic prende-se com o reforço do meio campo. O Bilbao, ainda que desfalcado e jogando no Bernabéu, é um adversário mais difícil do que os anteriores que se têm atravessado no caminho do Real nos últimos tempos e parece-me fazer sentido que Zidane pretenda ter alguém a ajudar mais Kroos e Modric no centro do terreno. Mas o Real Madrid é um clube muito especial, em que reconhecer isto poderia não soar bem: por isso, Zidane inventou a desculpa do cansaço e lançou-a já com antecedência, para evitar que começassem a surgir muitas questões amanhã (sábado) quando o onze fosse revelado. Deixar uma estrela no banco (e estamos a falar de Isco, que está longe de ser Ronaldo ou Bale) é mal visto em Madrid, ainda que seja com o objetivo de melhorar o rendimento coletivo.

Agora, é esperar que Bale continue lesionado mais tempo. Não que Bale seja mau jogador, obviamente, mas porque jogar com Bale, Benzema, Ronaldo, James e Isco contra equipas mais fortes é um suicídio. Um dos (muitos) azares de Benítez foi ter tido todas as estrelas à disposição na semana em que recebia o Barcelona. Assim, “teve” de entrar com a equipa super ofensiva que os adeptos tanto queriam e abdicar do seu estimado Casemiro. Aquele 0-4 foi o princípio do seu fim.

Foto de Capa: Real Madrid CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho com registo para esquecer nas últimas participações na Champions League

José Mourinho já não sabe o que é vencer um jogo numa eliminatória de Champions League desde 2014, quando orientava o Chelsea.

Álvaro Arbeloa e os oitavos de final: «As pessoas já se habituaram a um City x Real Madrid. De certeza que nos vai calhar...

Álvaro Arbeloa analisou o encontro entre o Real Madrid e o Benfica, que terminou com a vitória dos merengues por 2-1.

Real Madrid com mão de ferro: já foi pedida a expulsão de sócio a adepto que fez a saudação nazi durante o jogo frente...

O Real Madrid decidiu que vai expulsar um sócio do clube, depois do mesmo ter feito a saudação nazi durante o jogo frente ao Benfica.

Eis o Ranking UEFA depois da eliminação do Benfica na Champions League

O Ranking UEFA já foi atualizado e Portugal não somou qualquer ponto, depois do Benfica ter sido eliminado da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o quadro dos oitavos-de-final da Champions League após o playoff

Já são conhecidas as 16 equipas que estarão presentes nos oitavos-de-final da Champions League. Fica com os possíveis embates da próxima fase.

Sporting é a única equipa portuguesa na Champions League: os possíveis adversários nos oitavos de final e a data dos jogos

O Sporting é a única equipa portuguesa que marca presença nos oitavos de final da Champions League, onde pode enfrentar duas equipas.

Arvid Lindblad, o único rookie de 2026: talento real ou nova peça na engrenagem Red Bull?

Arvid Lindblad entra em 2026 como o único rookie da grelha, assumindo um lugar na Visa Cash App Racing Bulls. Por si só, isso coloca-o num foco