Zidane, um novo Guardiola?

cab la liga espanha

O sol brilha em Madrid! Desde segunda-feira, as nuvens que pairavam sobre o Bernabéu desapareceram juntamente com Benítez. Nos próximos tempos, o estádio vai voltar a encher, os adeptos vão deixar os lenços brancos em casa e vão trocar os assobios por cânticos de apoio. Os jogadores vão correr com mais vontade e talvez até seja possível ver o Ronaldo festejar um golo que não seja marcado por si.

Os adeptos passarão grande parte do tempo a olhar para a área técnica do banco de suplentes, as câmaras seguirão todos os movimentos do novo treinador e Florentino respirará aliviado na tribuna presidencial, que, enquanto os olhos estiverem postos na careca de Zidane, é menos provável que alguém repare na sua.

Há treinadores que deixam a vida muito complicada aos seus sucessores. Por exemplo, substituir Ferguson no Manchester United seria uma tarefa ingrata para qualquer treinador, mas, nesse aspeto, não há nada a apontar a Benítez. Fosse o Carlos Azenha a ser apresentado e os adeptos madridistas cantariam o seu nome em uníssono. Quando Benítez sai, qualquer tipo que lhe suceda será muito bem recebido por jogadores e adeptos. E se esse tipo tiver sido um génio que espalhou magia naquele mesmo estádio há uns anos atrás, a expectativa é maior ainda.

Zidane prepara-se para fazer o golo que daria a nona Liga dos Campeões ao Real Madrid Fonte: Real Madrid F. C.
Zidane prepara-se para fazer o golo que daria a nona Liga dos Campeões ao Real Madrid
Fonte: Real Madrid CF

No entanto, a verdade é que ninguém sabe o que vale Zidane enquanto treinador. A Real Madrid TV, esta semana, recuperou dois programas que fez com o francês, um em 2006, “Zidane: comienza el espectáculo”, e outro em 2013, “Zidane, elegancia blanca”. Elegância e classe são duas das palavras mais evocadas quando se lembra o novo treinador blanco. Mas todas essas memórias são do seu tempo de jogador, neste novo papel ainda não o conhecemos. Quer dizer, sabemos que fica elegante de fato (até nesse aspeto é fácil suceder a Benítez!), mas daí a conseguir pôr a equipa a jogar ao seu estilo vai uma grande distância.

Será Zidane um novo Guardiola? É isso que esperam os adeptos do Real Madrid. Para já, estes primeiros meses deverão ser quase um mar de rosas. O calendário do próximo mês é acessível e qualquer percalço será justificado com a falta de tempo e com problemas herdados de Benítez. A Zidane não faltará apoio, quer dos adeptos, quer dos jogadores. Será só em 2016/17, com tempo para preparar a temporada, que perceberemos melhor as ideias do francês para a equipa.

Foto de Capa: Real Madrid CF

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ademola Lookman regressa aos treinos da Atalanta

Ademola Lookman voltou a treinar com a equipa da Atalanta após uma reunião com o treinador Ivan Juric, pondo fim ao afastamento que durou desde agosto.

Nemanja Matic admite: «Às vezes é muito difícil trabalhar com Mourinho»

O ex-Benfica, Nemanja Matic falou sobre a sua relação com José Mourinho, treinador que orientou em Chelsea, Manchester United e Roma.

Rui Borges responde ao Bola na Rede após goleada do Sporting: «A energia não estava lá em muitos jogadores»

Rui Borges analisou o Sporting x Kairat Almaty. O técnico dos leões respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Damac de Armando Evangelista perde frente ao Al Kholood: eis os restantes resultados do dia na Liga Saudita

O Damac, orientado pelo treinador português Armando Evangelista, perdeu por 2-1 frente ao Al-Kholood na Liga Saudita, mantendo-se sem vitórias na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Liga Portugal esclarece adiamento dos jogos do Rio Ave e do FC Porto: «Na falta de entendimento, a Liga Portugal viu-se obrigada a intervir»

A Liga Portugal reagiu esta quinta-feira às críticas do FC Porto e do Rio Ave sobre as alterações das datas dos jogos Arouca-FC Porto e Famalicão-Rio Ave, justificando as decisões com base no regulamento de competições e na segurança.

Eis o ranking UEFA depois da goleada do Sporting diante do Kairat Almaty na Champions League

Portugal aproximou-se dos Países Baixos no Ranking UEFA. Vitória do Sporting permitiu fechar a semana num tom positivo e ganhar pontos importantes.

Jornalista turco critica José Mourinho: «Gaba-se de ir para equipas de nível mais alto»

José Mourinho foi demitido do Fenerbahçe e, um mês depois, rumou ao Benfica. Chegada a Portugal contestada na Turquia e alvo de polémica no país.