Arsenal FC 3-1 Valencia CF: Banho tático de um espanhol deu a vitória aos ingleses

- Advertisement -

Apesar de ter sido o Arsenal FC a assumir a iniciativa de jogo desde o início, foi o Valencia CF a criar as primeiras oportunidades de perigo. Aos 7’, num livre estudado, dois ex-Benfica foram os protagonistas de uma oportunidade flagrante. Livre batido largo, a solicitar a desmarcação de Rodrigo ao segundo poste. O avançado assistiu de primeira para a entrada da pequena área, onde apareceu Garay a fazer o impossível e a rematar por cima da baliza. Uma perdida incrível do central argentino!

Cinco minutos mais tarde, em novo lance de bola parada, o Valencia chegou mesmo ao golo. Canto batido largo, de novo a solicitar Rodrigo ao segundo poste, com o hispano-brasileiro a assistir de cabeça para o poste oposto. Diakhaby apareceu de rompante e cabeceou por entre três jogadores adversários para o fundo das redes. 0-1 a favor do Valencia, que se colocava cedo na frente do marcador e da eliminatória.

O Arsenal tentou reagir ao golo sofrido, mas foi de novo o Valencia a estar mais perto de marcar. Parejo disparou de fora da área para uma enorme defesa de Cech, levando os adeptos dos Gunners a exigir mais à sua equipa.

Diakhaby abriu o marcador no Emirates Stadium
Fonte: UEFA

A verdade é que os homens de Unai Emery acordaram da letargia em que se encontravam e viraram o resultado em apenas oito minutos. O golo do empate surgiu aos 18’, com Lacazette a iniciar a jogada, lançando Aubameyang na velocidade com uma desmarcação fantástica. O Gabonês galgou vários metros, tirou o seu marcador direto e o guarda-redes da jogada, assistindo depois Lacazette, que se limitou a encostar para a baliza deserta. 1-1 no Emirates Stadium e o 2-1 chegou pouco depois. Centro teleguiado de Xhaka, a descobrir Lacazette dentro da área. O francês cabeceou “picado”, com Neto a defender para o lado e a ver a bola a embater no poste antes de entrar na sua baliza.

O bis de Lacazette teve o condão de acordar tanto a sua equipa, como os seus adeptos, ao mesmo tempo que destabilizou a organização do Valencia. O Arsenal fazia pressão alta mas não intensa, o suficiente para os comandados de García Toral apresentarem dificuldades em sair a jogar desde trás. O Valencia foi tentando chegar ao empate através de transições rápidas, mas os jogadores pareciam desligados, falhando muitos passes no último terço do terreno.

Lacazette marcou por duas vezes na primeira parte
Fonte: UEFA

A segunda parte foi uma continuação do que se passou nos primeiros 45 minutos. Unai Emery estudou bem o Valencia e a sua forma de jogar, com a sua equipa a estar em grande plano taticamente, anulando por completo o adversário.

O Arsenal foi gerindo a vantagem, procurando chegar a um terceiro golo que lhe permitisse respirar melhor no jogo e na eliminatória. O Valencia tinha em Rodrigo e Parejo os elementos mais inconformados, mas que remavam algo sozinhos contra a maré vermelha e branca.

Lacazette esteve perto do hattrick aos 67’, quando recebeu isolado já dentro da área, mas deslumbrou-se e permitiu a defesa de Neto. García Toral mexeu na equipa, retirando os desinspirados Soler e Gonçalo Guedes, chamando a jogo Wass e Gameiro. O avançado francês bem tentou contrariar o ascendente dos Gunners, mas o Valencia estava perdido em campo.

Ao cair do pano, o Arsenal chegou ao golo da tranquilidade, que acabou por ser justo face ao que se passou ao longo dos 90 minutos. Após um primeiro remate de Lacazette, defendido com dificuldade por Neto, a bola sobrou à mesma para o Arsenal. Kolasinac centrou tenso para o segundo poste, onde estava Aubameyang, que rematou sem deixar a bola tocar no solo, fazendo o Emirates entrar em erupção. Excelente gesto técnico do gabonês, estabelecendo o resultado final de 3-1.

Excelente exibição do Arsenal, que leva uma vantagem confortável de dois golos para o jogo da segunda mão. O Valencia terá que fazer muito melhor em casa do que fez hoje, caso queira tornar o acesso à final da Liga Europa uma realidade. Para já, é apenas uma miragem.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Arsenal FC: Cech, Papastathopoulos, Koscielny (Monreal, 82’), Mustafi, Kolasinac, Xhaka, Guendouzi (Torreira, 58´), Aubameyang, Özil (Mkhitaryan, 75’), Maitland-Niles e Lacazette.

Valencia CF: Neto, Garay, Gabriel, Roncaglia, Diakhaby, Gayá, Piccini, Parejo, Soler (Wass, 71’), Gonçalo Guedes (Gameiro, 71’) e Rodrigo (Santi Mina, 88’).

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A nova era do Liverpool: Andoni Iraola

Andoni Iraola chega ao Liverpool com uma missão que, à primeira vista, parece simples, mas que esconde uma enorme complexidade

Rayan Lucas deixa o Flamengo em definitivo e depois do Sporting por empréstimo é agora reforço do Alverca

Rayan Lucas foi oficializado como novo jogador do Alverca. Médio brasileiro regressa a Portugal proveniente do Flamengo.

Aston Villa confirma negociações por João Palhinha: «Precisamos de um jogador para o meio-campo e encaixa nos nossos planos»

Damian Vidagany, diretor desportivo do Aston Villa, confirmou o interesse em João Palhinha. Médio representa o Bayern Munique.

PSG e Manchester United empatam em jogo de pré-época cheio de portugueses e que antecede a estreia oficial dos franceses

Deu em empate o jogo entre o PSG e o Manchester United. Dois emblemas defrontaram-se na Suécia.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic descartou pretendente na Premier League e há favorito claro em garantir o avançado do Benfica

Franjo Ivanovic está praticamente fora das opções do Hull City. Foi o avançado croata do Benfica que acabou por descartar esta opção.

Marítimo volta à Primeira Liga com vitória caseira sobre o Casa Pia e é líder do Campeonato

O Marítimo é líder da Primeira Liga. Vitória sobre o Casa Pia na estreia em 2026/27, no regresso do clube ao convívio entre os grandes.

Negócio fechado: Sporting acerta venda de Ousmane Diomande por 40 milhões de euros e já são conhecidos os detalhes do negócio

Ousmane Diomande está de saída do Sporting e a caminho do Nottingham Forest. Transferência está selada e negócio vai mesmo acontecer.