Arsenal FC 3-1 Valencia CF: Banho tático de um espanhol deu a vitória aos ingleses

- Advertisement -

Apesar de ter sido o Arsenal FC a assumir a iniciativa de jogo desde o início, foi o Valencia CF a criar as primeiras oportunidades de perigo. Aos 7’, num livre estudado, dois ex-Benfica foram os protagonistas de uma oportunidade flagrante. Livre batido largo, a solicitar a desmarcação de Rodrigo ao segundo poste. O avançado assistiu de primeira para a entrada da pequena área, onde apareceu Garay a fazer o impossível e a rematar por cima da baliza. Uma perdida incrível do central argentino!

Cinco minutos mais tarde, em novo lance de bola parada, o Valencia chegou mesmo ao golo. Canto batido largo, de novo a solicitar Rodrigo ao segundo poste, com o hispano-brasileiro a assistir de cabeça para o poste oposto. Diakhaby apareceu de rompante e cabeceou por entre três jogadores adversários para o fundo das redes. 0-1 a favor do Valencia, que se colocava cedo na frente do marcador e da eliminatória.

O Arsenal tentou reagir ao golo sofrido, mas foi de novo o Valencia a estar mais perto de marcar. Parejo disparou de fora da área para uma enorme defesa de Cech, levando os adeptos dos Gunners a exigir mais à sua equipa.

Diakhaby abriu o marcador no Emirates Stadium
Fonte: UEFA

A verdade é que os homens de Unai Emery acordaram da letargia em que se encontravam e viraram o resultado em apenas oito minutos. O golo do empate surgiu aos 18’, com Lacazette a iniciar a jogada, lançando Aubameyang na velocidade com uma desmarcação fantástica. O Gabonês galgou vários metros, tirou o seu marcador direto e o guarda-redes da jogada, assistindo depois Lacazette, que se limitou a encostar para a baliza deserta. 1-1 no Emirates Stadium e o 2-1 chegou pouco depois. Centro teleguiado de Xhaka, a descobrir Lacazette dentro da área. O francês cabeceou “picado”, com Neto a defender para o lado e a ver a bola a embater no poste antes de entrar na sua baliza.

O bis de Lacazette teve o condão de acordar tanto a sua equipa, como os seus adeptos, ao mesmo tempo que destabilizou a organização do Valencia. O Arsenal fazia pressão alta mas não intensa, o suficiente para os comandados de García Toral apresentarem dificuldades em sair a jogar desde trás. O Valencia foi tentando chegar ao empate através de transições rápidas, mas os jogadores pareciam desligados, falhando muitos passes no último terço do terreno.

Lacazette marcou por duas vezes na primeira parte
Fonte: UEFA

A segunda parte foi uma continuação do que se passou nos primeiros 45 minutos. Unai Emery estudou bem o Valencia e a sua forma de jogar, com a sua equipa a estar em grande plano taticamente, anulando por completo o adversário.

O Arsenal foi gerindo a vantagem, procurando chegar a um terceiro golo que lhe permitisse respirar melhor no jogo e na eliminatória. O Valencia tinha em Rodrigo e Parejo os elementos mais inconformados, mas que remavam algo sozinhos contra a maré vermelha e branca.

Lacazette esteve perto do hattrick aos 67’, quando recebeu isolado já dentro da área, mas deslumbrou-se e permitiu a defesa de Neto. García Toral mexeu na equipa, retirando os desinspirados Soler e Gonçalo Guedes, chamando a jogo Wass e Gameiro. O avançado francês bem tentou contrariar o ascendente dos Gunners, mas o Valencia estava perdido em campo.

Ao cair do pano, o Arsenal chegou ao golo da tranquilidade, que acabou por ser justo face ao que se passou ao longo dos 90 minutos. Após um primeiro remate de Lacazette, defendido com dificuldade por Neto, a bola sobrou à mesma para o Arsenal. Kolasinac centrou tenso para o segundo poste, onde estava Aubameyang, que rematou sem deixar a bola tocar no solo, fazendo o Emirates entrar em erupção. Excelente gesto técnico do gabonês, estabelecendo o resultado final de 3-1.

Excelente exibição do Arsenal, que leva uma vantagem confortável de dois golos para o jogo da segunda mão. O Valencia terá que fazer muito melhor em casa do que fez hoje, caso queira tornar o acesso à final da Liga Europa uma realidade. Para já, é apenas uma miragem.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Arsenal FC: Cech, Papastathopoulos, Koscielny (Monreal, 82’), Mustafi, Kolasinac, Xhaka, Guendouzi (Torreira, 58´), Aubameyang, Özil (Mkhitaryan, 75’), Maitland-Niles e Lacazette.

Valencia CF: Neto, Garay, Gabriel, Roncaglia, Diakhaby, Gayá, Piccini, Parejo, Soler (Wass, 71’), Gonçalo Guedes (Gameiro, 71’) e Rodrigo (Santi Mina, 88’).

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deniz Gul marca e Turquia não dá hipóteses à Macedónia do Norte na preparação para o Mundial 2026

A Turquia venceu a Macedónia do Norte num jogo de preparação para o Mundial 2026. Deniz Gul marcou um dos golos turcos.

Noruega no dia do regresso de Fredrik Aursnes vence Suécia de Gustaf Lagerbielke na preparação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e bateu a Suécia num jogo de preparação para o Mundial 2026. Vários jogadores da Primeira Liga em campo, nomeadamente Fredrik Aursnes.

José Mourinho pede 4 reforços ao Real Madrid e vê cláusula de rescisão junto do Benfica subir para 15 milhões de euros

José Mourinho já deu as suas prioridades de mercado ao Real Madrid. Técnico tem agora cláusula de rescisão de 15 milhões de euros com o Benfica.

João Cancelo: «Eu e o Gavi estamos sempre a ‘picar’ um com o outro porque ele acredita que a seleção espanhola é melhor do...

Alguns dos convocados de Portugal para o Mundial 2026 abordaram a preparação da equipa e projetaram a competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa é o escolhido do PSG para reforçar a baliza e FC Porto já definiu intenção para o negócio

O PSG está muito interessado na contratação de um novo guarda-redes e definiu Diogo Costa como objetivo. FC Porto aponta para a cláusula de rescisão.

Issa Doumbia compara-se a internacional francês na apresentação pelo Sporting: «Temos características semelhantes»

Issa Doumbia já deixou as primeiras declarações enquanto jogador do Sporting. O médio de 22 anos assinou contrato até 2031.

Besiktas avança com 20 milhões de euros por avançado do Benfica

O Besiktas quer garantir a contratação de Vangelis Pavlidis. Águias turcas apresentaram, garante a imprensa local, proposta junto do Benfica.