AS Jeunesse Esch 0-1 Vitória SC: Vantagem que peca por escassa contra um “autocarro”

- Advertisement -

A superioridade da equipa portuguesa foi tal, que qualquer outro resultado que não a vitória do Vitória – passo a redundância – seria injusto. A falta de eficácia dos atacantes (especialmente de Guedes, que só teve uma oportunidade clara) e o azar – há que dizê-lo –, quase faziam com que esta modesta equipa luxemburguesa pudesse levar um resultado positivo para o D. Afonso Henriques. O melhor em campo, Joseph, resolveu aos 90+3 minutos de jogo, numa altura em que a táctica já passava mais por despejar bolas na área.

Numa primeira parte onde já se adivinhava um domínio total vimaranense, foi precisamente isso que aconteceu. A jogar num 4-2-3-1 quando atacava, que se transformava num 4-3-3 quando defendia – a variante que se alterava era João Carlos Teixeira, 10 a atacar e “8,5” a defender – o Vitória teve pelo menos cinco oportunidades claras para colocar o esférico no fundo das redes de Sommer, o melhor em campo no primeiro tempo.

Curiosamente, com os defesas a causarem mais perigo, “Pedrão” Henrique cabeceou ao poste a meio da primeira parte, Tapsoba (o outro central da equipa da cidade berço) falhou duas chances em frente à baliza e Rafa, aos 23 minutos, falhou quando o guarda-redes já nem estava na sua posição, com um remate fraco de meia-distância. Na reta final dos primeiros 45 minutos, o Vitória Sport Clube pressionou mais e aí já foram Davidson e João Carlos Teixeira (por duas vezes) a permitirem boas intervenções do guardião francês de 29 anos.

Já na segunda parte, onde a qualidade vitoriana não foi tão exuberante, ainda se contaram quatro “falhanços” evidentes. Pêpê entrou e dinamizou um pouco o estado de coisas, mas nunca com eficácia. O mais inconformado ia sendo Joseph, que para além de equilibrar a equipa, ainda fazia autênticas “cavalgadas” para o ataque, sempre com perigo. A partir dos 65 minutos, o discernimento começou a faltar em ambos os lados e a qualidade futebolística é que sofreu. A quebra física, normal da altura do ano, o calor intenso (na altura que começou o jogo estavam 38 graus na cidade luxemburguesa) e a má qualidade do relvado condicionaram uma exibição que podia ter sido mais brilhante, embora segura.

O Jeunesse, durante o jogo todo, limitou-se a ver a jogar e a defender, com tentativas tímidas de contra-ataque, facilmente controladas pela organização defensiva vimaranense. Para se ter uma noção, a primeira (e única) oportunidade de golo do conjunto que terminou em 3º lugar no Campeonato do Luxemburgo em 2018/19, aconteceu na sequência de uma bola parada no início da segunda parte.
Um “autocarro” a quem o Vitória SC conseguiu furar os pneus já no final da partida. O melhor em campo, Joseph, resolveu aos 93 minutos de jogo, na sequência de um cruzamento em forma de “despejo” da bola na área. Davidson ganhou nas alturas e assistiu o médio ganês, que isolado bateu facilmente o guarda-redes Sommer.

A segunda mão joga-se em Guimarães, a 1 de Agosto (próxima quinta-feira), e face à diferença de qualidade evidenciada nesta primeira mão, diria que só uma hecatombe tira aos minhotos a qualificação para a próxima pré-eliminatória da Liga Europa.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

AS Jeunesse Esch: Kevin Sommer, Alessandro Fiorani, Johannes Steinbach, Medy Meddour, Emmanuel Lapierre, Sogbo Kouame, Milos Todorovic, Arsene Menessou, David Soares (70′, Yannick Makota), Almir Klica (78′, Arslan Mehmet) e Luca Duriatti.

Vitória Sport Clube: Miguel Silva, Victor García, Pedro Henrique, Tapsoba, Rafa Soares, Joseph Amoah, Al Musrati (87′, Mikel Agu), João Carlos Teixeira (62′, “Pêpê” Rodrigues), Rochinha (84′, João Correia), Guedes e Davidson.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Com licenciatura e mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura, o Carlos é natural de um distrito que, já há muitos anos, não tem clubes de futebol ao mais alto nível: Portalegre. Porém, essa particularidade não o impede de ser um “viciado” na modalidade, que no âmbito nacional, quer no âmbito internacional. Adepto incondicional do Sport Lisboa e Benfica desde que se lembra de gostar do “desporto-rei”.                                                                                                                                                 O Carlos escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

James Forrest e Liam Scales renovam com o Celtic

O Celtic renovou os contratos de Liam Scales e James Forrest, garantindo a continuidade de ambos no clube até 2030 e 2027, respetivamente.

Michael Keane renova contrato com Everton

Michael Keane vai continuar ao serviço do Everton por mais uma época, depois de assinar uma extensão de contrato válida até junho de 2027.

Fátima deixa críticas a membros da estrutrura do Sporting: «Algumas pessoas que lá estão…»

Fátima Pinto, falou sobre a sua saída do Sporting em entrevista ao Flashscore, onde deixou duras críticas à forma como algumas decisões foram tomadas internamente pelo clube.

Atenção: antigo alvo do Benfica no mercado

Thiago Almada prepara-se para trocar de clube no mercado de transferências. O jogador não entra nos planos do Atlético Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Claudio Ranieri despedido da AS Roma e Gian Piero Gasperini já reagiu: «Não fiz nada, não me coloquem ao mesmo nível»

Claudio Ranieri despedido do cargo de conselheiro especial da direção da AS Roma, após críticas públicas ao treinador Gian Piero Gasperini, que entretanto já reagiu.

Diretor do Bayern Munique comenta situação de João Palhinha

Christoph Freund, diretor desportivo do Bayern Munich, comentou esta sexta-feira o futuro de João Palhinha, que está emprestado até ao fim da época ao Tottenham.

Regresso de José Mourinho ao Real Madrid analisado: «É um provocador profissional»

José Mourinho tem sido associado a um regresso ao Real Madrid. O tema tem sido abordado pela imprensa espanhola.