Konyaspor 1-1 SC Braga: Equipa escaldada de ganhar tem medo

- Advertisement -

Sabia-se da necessidade de quebrar o ciclo de jogos sem marcar (nas últimas seis partidas europeias, apenas num tinha marcado na condição de visitante) para não se criarem monstros que entrassem no espectro das competições internas e sabia-se, também, da urgência em ganhar para alimentar as aspirações da passagem aos dezasseis-avos de final da Liga Europa. António Salvador e José Peseiro, presidente e treinador do Braga, admitiram-no publicamente, e, apesar de também reforçar a confiança na equipa, correram o risco de poder pressioná-la, de forma prejudicial.

Assim parece ter acontecido. O Braga empatou na Turquia a um golo e perdeu a oportunidade de se colocar numa posição favorável para marcar presença entre os 32 finalistas da Liga Europa, mantendo o terceiro lugar do grupo, a dois pontos do Gent, ainda que continue apenas dependente de si mesmo para se qualificar.

A pressão acima referida parece ter afectado a equipa portuguesa desde início e não fosse Baiano a negar, o golo a Baijc, a formação bracarense poderia ter entrado a perder logo aos 2 minutos. Mas o lateral-direito só adiou algo que viria a ser alcançado sete minutos depois. À passagem do nono minuto, o Konyaspor inaugurou o marcador por intermédio de Milosevic que, partindo de posição duvidosa, e servido por Sahiner, isolou-se perante Matheus, contornou-o e fez o 1-0.

O Braga acusou o golo e permitiu que o ascendente turco se prolongasse no tempo. Sahiner ganhou posição sobre Rosic e isolou-se, mas Matheus deu o corpo a bola, num lance que parece ter dado esperança, ambição e força ao Braga para um resto de primeira parte em crescendo territorial, ainda que não tenha tido grandes consequências práticas, dada a inexistência de oportunidades de golo.

A segunda parte conheceu uma continuidade no ascendente bracarense. A equipa ia conseguindo habitar o meio-campo contrário sem grandes dificuldades e sentia-se que seria uma questão de tempo até surgir o primeiro golo. Assim foi. Hassan concluiu da melhor maneira uma jogada pensada por Alan, que abriu na esquerda para Goiano cruzar sobre a linha de fundo e oferecer o golo ao egípcio. Estava feito o empate e o Braga ia carregando, ajudado pelo desequilíbrio posicional e emocional do seu adversário.

Porém, parecia que a bola “tinha picos”, e nem com o nervosismo alheio foi o Braga capaz de criar situações de grande perigo junto da baliza do Konyaspor, falhando sempre algo num passe, num drible. Era um Braga que chegava bem ao último terço, mas que não concluía. Mérito, pois, para os homens do meio-campo, que amparavam as saídas contrárias e iniciavam o processo de construção ofensiva. Mauro, no primeiro capítulo, destacou-se, enquanto que Alan foi proeminente no segundo. O problema é que o capitão já tem a stamina de outrora, e à medida que foi perdendo fulgor, a equipa foi-se ressentindo. Quando saiu, para entrar Rui Fonte e o Braga passou a jogar num 4x4x2 declarado, com duas referências ofensivas, deixou de haver a tal ligação, e para amostra, em termos de oportunidades de perigo, apenas um cabeceamento de Vukcevic, por cima, após boa jogada de Pedro Santos.

O Braga diminuía o ritmo de jogo, e, assim, crescia o Konyaspor, que deixou o aviso num remate fantástico de Meha, a obrigar Matheus a uma intervenção ainda melhor. Ficou-se por aí, pelo aviso, e ainda bem, pois os turcos foram crescendo e não se sabe o que teria acontecido se o jogo tivesse mais do que os 3 minutos de compensação dados pelo árbitro.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca garante que Benfica disputa com Fenerbahçe a contratação de lateral que foi treinado por José Mourinho

O nome de Filip Kostic está novamente na órbita do Benfica. O lateral sérvio de 33 anos está em final de contrato com a Juventus.

Luis Díaz em destaque: Bayern Munique goleia Borussia Monchengladbach na Bundesliga

O Bayern Munique venceu em casa o Borussia Monchengladbach por 4-1 na jornada 25 da Bundesliga. Luis Díaz marcou e assistiu.

Al Ahli derrota Al Ittihad de Sérgio Conceição e assume liderança provisória da Liga Saudita

Al Ahli derrotou o Al Ittihad de Sérgio Conceição por 3-1, no encontro da 25.ª jornada da Liga Saudita. Eis os resultados do dia da competição.

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingem marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica

Vangelis Pavlidis e Tomás Araújo atingiram a marca dos 100 jogos ao serviço do Benfica no jogo da 2.ª mão do playoff da Champions League frente ao Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Chaves derrota Académico Viseu em jogo à porta fechada da Segunda Liga

O Chaves venceu na receção ao Académico Viseu por 1-0. O encontro, que abriu a 25.ª jornada da Segunda Liga, foi disputado à porta fechada.

MLS e Atlético Madrid: Novidades sobre o futuro de Antoine Griezmann

Antoine Griezmann pode sair do Atlético Madrid para a MLS só no final da temporada. Lê mais sobre a situação a envolver o avançado francês.

Rui Borges procura primeira vitória frente ao Braga ao comando do Sporting

O Braga é a única equipa que Rui Borges ainda não conseguiu vencer ao serviço do Sporting, somando dois empates em dois jogos.