Liga Europa | A aposta do Minho

- Advertisement -

Tanto Vitória SC como SC Braga estão a um pequeno (mas ainda grande) passo de rumar à fase de grupos da Liga Europa. A jornada europeia destes dois clubes já vai grande e muita coisa parece que tem passado um pouco pelos “pingos da chuva”.

Do pouco que se vê de clubes que não os três grandes naquilo que é a realidade do futebol português, ainda se vê menos essa “marca” para lá da “Ocidental praia Lusitana” como bem diz Camões. Culpa dos clubes que não conseguem impor-se além fronteiras de forma a deixar o seu cunho bem vincado? Ou, pelo menos, deixar o símbolo do seu emblema na memória de quem o tenha defrontado?

A Liga Europa não é o grande palco dos palcos, principalmente nesta altura do “campeonato”, eu bem sei. Mas a verdade é que todos têm de começar por algum lado… E quanto a Vitória e Braga, a história até tem sido escrita de forma feliz até ao momento (e com mérito para tal, claro está). Resta saber se a noite de quinta-feira vai deixar espaço para estes dois clubes portugueses terem margem de manobra para continuar a mostrar o que valem pela Europa fora.

Falando dos jogos em concreto, ambos os emblemas vêm de resultados positivos consoante os seus próprios contextos, mas, de todo, perfeitos!

SE ACREDITAS NO APURAMENTO DO SC BRGA, NÃO PERCAS TEMPO. APOSTA JÁ!

O Vitória SC empatou em casa do FCSB e adia assim a decisão final para amanhã no reduto do clube da Cidade de Berço. Se poderia ser um resultado melhor? Claro que podia, mas tendo em conta que a 2.a será em casa e, tendo em conta que basta um golo para o desfecho ser feliz para os vitorianos, o cenário não pode ser considerado desfavorável. Mas, verdade seja dita: não há espaço para a equipa de Ivo Vieira ficar de braços cruzados, pois todos bem sabemos  a diferença que faz um golo fora de casa e tudo o que ele implica numa eliminatória desta estirpe. Basta um golo fora por parte da equipa do FCSB e as contas podem ficar mesmo muito complicadas para o Vitória de Guimarães.

A segunda mão da eliminatória do Vitória SC vai ser jogada em casa
Fonte: Vitória SC

E o SC Braga? Perguntam vocês… O Braga venceu o Spartak Moscou em plena Pedreira. O golo marcado por Ricardo Horta é o que vai valendo para a equipa de Ricardo Sá Pinto nas contas da Liga Europa. Mas a tarefa de amanhã fora de casa não pode passar pela simples tática de defender o resultado que já se encontra favorável. Caso isso aconteça, o caso pode ficar mesmo mal parado para a equipa de Braga. Em termos práticos, basta um golo nesta mão e o cenário fica mesmo muito positivo para a sua equipa. Mas, vendo o reverso da moeda, basta um golo dos russos para o cenário se tornar completamente o oposto. Estamos perante uma eliminatória em que um golo de qualquer um dos lados pode fazer toda a diferença. E por isso mesmo, acho também que os momentos iniciais de qualquer uma destas partidas podem ditar aquilo pode ser o desfecho desta eliminatória.

Ainda assim, e apesar de não serem resultados que dêem 100% de segurança a qualquer um dos emblemas, acho que as nossas duas equipas podem mesmo carimbar a passagem à próxima fase. Apesar de não virem de resultados propriamente positivos no que às contas do campeonato diz respeito, estes dois clubes já mostraram que têm argumentos para passar à proxima fase! Aliás, ambos os conjuntos adversários que as equipas portuguesas defrontam já enfrentaram melhores dias. O FCSB e Spartak de Moscou são hoje equipas muito irregulares neste arranque de campeonato e isso pode ser uma grande vantagem para ambos os conjuntos do Minho.

Quanto a apostas, a minha vai para a passagem dos dois emblemas portugueses para a fase de grupos da Liga Europa. Eu sei, eu sei… Esta pode não ser uma previsão totalmente isenta e imparcial, mas patriotismos à parte, acho mesmo que ambos os clubes têm mais do que argumentos para marcarem presença na fase de grupos.

Para além disso, se esta passagem do “play-off” acontecer, faz-se história porque pela primeira vez irão estar quatro equipas portuguesas na fase de grupos da Liga Europa, onde já se encontram, com presença garantida, FC Porto e Sporting CP. Melhor do que isto para elevar o valor do futebol português lá fora? Não há.

Foto de Capa: Liga Europa

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Kalvin Phillips volta a ser emprestado ao Sheffield United

Kalvin Philips foi novamente emprestado ao Sheffield United. O médio-defensivo chega do Manchester City até ao final da época.

Everton e Crystal Palace trocam os extremos

O Everton troca Dwight Mcneil por Brennan Johnson do Crystal Palace. Ambos os jogadores assinaram um contrato válido durante quatro épocas.

Divin Mubama emprestado ao Southampton

Divin Mubama foi anunciado no Southampton. O ponta-lança chega por empréstimo do Manchester City até ao final da temporada.

Cádiz troca de treinador a quatro dias do começo da época

Albert Celades substitui Imanol Idiakez no comando técnico do Cádiz. O treinador deixa o clube espanhol a quatro dias do começo da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Yarmouk vence e mantém o segundo lugar da Zain First Division

O Al Yarmouk, orientado por José Mota, vence o Burgan e mantém o segundo lugar na luta pela promoção ao principal escalão do Kuwait.

Manor Solomon reforça West Ham de Nuno Espírito Santo

O West Ham anunciou Manor Solomon como reforço. O internacional israelita deixou o Tottenham depois de três empréstimos.

Internacional portuguesa assina pelo Deportivo de A Coruña por 50 mil euros

Inês Pereira troca o Everton pelo Deportivo de A Coruña com um contrato válido até 2029. O negócio rendeu 50 mil euros para as inglesas.