📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Meias-finais Liga Europa: Três clubes históricos e um novo-rico

- Advertisement -

A Liga Europa tem, nos últimos anos, aumentado a sua competitividade. Se, por um lado, a sua fase de grupos conta com equipas de pouca expressão, de vários pontos do continente europeu, as suas fases a eliminar, sobretudo devido à entrada de clubes vindos da Liga dos Campeões, tornaram-se em eventos desportivos de qualidade, e que contrariam a ideia desta prova da UEFA ser uma competição sem importância.

As meias-finais desta edição, que contam com os jogos Atlético Madrid – Arsenal e Marselha – RB Salzburgo, são das mais interessantes que a prova já teve. É um facto que grandes clubes, de nível Champions, já estiveram nas meias-finais, ou até final, da Liga Europa. Mas, se noutras alturas, uma grande equipa não estaria muito motivada para disputar a competição, o que se refletiria no seu desempenho, e na qualidade do seu jogo, agora, com a vitória na final a garantir a entrada direta na Champions, a determinação de jogadores e treinadores é muito maior. Para além disso, as realidades desportivas muito específicas de cada um dos quatro clubes envolvidos fazem com que esta eliminatória seja mais importante e decisiva do que a maioria das meias-finais de uma competição europeia.

O Atlético Madrid é a equipa favorita a conquistar a prova. Com um historial de sucesso na Liga Europa, para além de duas finais da Liga dos Campeões perdidas, o conjunto de Simeone quer, sobretudo, terminar a época com um título, algo que tem escapado aos Colchoneros nos últimos anos.

Griezmann é a grande figura do Atlético Madrid
Fonte: Atlético de Madrid FC

O Arsenal, por sua vez, é provalmente o clube que tem mais razões para conquistar a Liga Europa. Com os resultados dos londrinos a piorarem significativamente nas últimas temporadas, há muito que os Gunners deixaram de ser vistos como um grande, quer a nível interno, quer a nível europeu. O anúncio recente da saída do treinador Arsène Wenger, após 22 temporadas ao serviço do clube, reforça a urgência do Arsenal em conquistar algo. Atualmente em sexto lugar na Premier League, a Liga Europa é a única maneira do clube garantir a qualificação para a Liga dos Campeões, factor essencial para manter os principais jogadores do plantel, e conseguir contratar um treinador de renome, que leve os Gunners de volta ao topo do futebol inglês.

Com derrotas na final da Taça UEFA em 2000, e na final da Liga dos Campeões em 2006, esta é a última oportunidade de Wenger ganhar um título europeu ao serviço do Arsenal.

O Marselha, que está, aos poucos, a regressar a um nível condizente com a sua grandeza, é a equipa mais inconstante das quatro que compõem as meias-finais. Na sua melhor forma, os franceses são uma equipa de grande nível, com muitos jogadores de qualidade. No entanto, é um conjunto que vale sobretudo pela valia técnica de alguns dos seus futebolistas, e não tanto pelo seu coletivo, o que faz com que tenham alguma dificuldade em ganhar jogos de forma consecutiva. Atualmente em quarto lugar na Ligue 1, mas a apenas um ponto do segundo classificado, o Mónaco, o Marselha tem, nesta Liga Europa, a hipótese de conquistar um troféu que marque definitivamente o regresso do clube francês aos grandes palcos europeus.

O RB Salzburgo é, aparentemente, a equipa mais fraca em competição. Com pouco historial e sem o prestígio dos restantes três clubes, o conjunto austríaco tem, porém, uma vantagem em relação aos adversários. Ao atuarem sem pressão, nem expetativas dos adeptos, têm mais facilidade em mostrar o seu melhor futebol. E, não havendo grandes dificuldades para ganhar o campeonato do seu país, a equipa austríaca pode concentrar-se exclusivamente nesta eliminatória europeia.

O facto dos dois principais candidatos à vitória na prova, Arsenal e Atlético Madrid, se defrontarem antes da final, realça o equilíbrio destas meias-finais, e aumenta o entusiasmo à volta dos jogos: se por um lado ingleses e espanhóis têm de estar no seu melhor para garantirem o acesso a Lyon, por outro, Marselha e Salzburgo olham para o encontro entre ambos como uma oportunidade para vencerem uma taça inédita nas suas histórias, que dificilmente teriam se os adversários fossem diferentes.

A presença de duas equipas habituadas a estar na Liga dos Campeões, e de outras duas muito motivadas a mostrar o seu valor, torna as meias-finais da Liga Europa num espetáculo único. Ainda que longe do mediatismo da Champions, o menor receio dos clubes em enfrentar adversários mais fortes faz com que os jogos sejam mais disputados e emotivos, onde o futebol ofensivo é privilegiado. Muitas vezes, as diferenças de nível dos plantéis são esbatidas dentro de campo, o que possibilita que esta fase da Liga Europa seja atrativa para qualquer adepto de futebol.

Foto de Capa: Arsenal FC

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Wolverhampton oficializa substituto de Vítor Pereira

Rob Edwards está de regresso ao Wolverhampton. Técnico assina contrato de três temporadas e meia até 2029.

César Peixoto fica à frente de Farioli e Rui Borges e vence prémio de Treinador do Mês

César Peixoto foi eleito o Treinador do Mês da Liga Portugal. Técnico do Gil Vicente superou Francesco Farioli e Rui Borges.

Andy Robertson e o seu futuro no Liverpool: «Se for o meu último ano, então é o meu último ano. Se não for, que...

O defesa-lateral escocês, Andy Robertson, que termina o seu contrato no final da temporada, falou sobre o seu futuro no Liverpool.

Bayern Munique não vai investir 65 milhões de euros em avançado

O Bayern Munique não está disposto a avançar com 65 milhões de euros por Nicolas Jackson, a cláusula de compra pelo senegalês.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United processado por prejudicar a carreira de Axel Tuanzebe

Axel Tuanzebe acusou o Manchester United de prejudicar a sua carreira, por não tratar uma lesão de forma «atempada» e «apropriada».

Borussia Dortmund interessado em pérola do Real Madrid

O Borussia Dortmund está interessado em Joan Martínez, jogador espanhol que pertence aos quadros do Real Madrid.

Participação de Andreas Schjelderup no Mundial 2026 nos Estados Unidos pode estar em causa

Andreas Schjelderup pode não ser permitido de entrar nos Estados Unidos pelo processo judicial de partilha de conteúdos sexuais de menores.