Rio Ave FC 4-4 Jagiellonia Bialystok SSA: Parceria Dala-Galeno insuficiente para tantos erros defensivos

- Advertisement -

Uma semana depois do jogo na Polónia, Rio Ave FC e Jagiellonia Bialystok SSA voltaram a encontrar-se para decidir a passagem à 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Para a segunda mão no estádio dos Arcos apenas o treinador português procedeu a alterações; Nadjack entrou para o lugar de Borevkovic e Bruno Moreira rendeu Diego Lopes. Do lado dos polacos, não houve qualquer mexida.

Se a partida de Bialystok começou da pior forma para os vilacondenses, o jogo desta noite não lhe ficou atrás; como consequência de uma entrada enérgica e pressionante dos polacos, logo aos seis minutos, Cillian Sheridan desvia a bola de Makaridze após cruzamento da direita e aumenta a vantagem na eliminatória. A história repetia-se e, cada vez mais longe do apuramento, cabia ao Rio Ave FC assumir a partida e justificar a superioridade teórica que lhe era atribuída.

Desde então e até ao intervalo assistiu-se ao domínio vilacondense, com raras e geralmente inofensivas aproximações polacas à baliza de Makaridze. Mais uma vez, era Wenderson Galeno quem puxava pela equipa de Vila do Conde e a agarrava à eliminatória. A parceria com Gelson Dala funcionou com interessante sucesso e antes da meia hora de jogo (27′), após um excelente passe do angolano a rasgar a linha defensiva do adversário, Galeno só teve de colocar a bola no poste mais distante e recolocar o Rio Ave FC na partida.

O ascendente da equipa portuguesa materializou-se na vantagem merecida quando no tempo de compensação da primeira parte, aos 45’+2′, e após uma jogada de insistência, Galeno recupera a bola, sofre falta e cobra exemplarmente o livre à entrada da área. A bola entrou forte e colocada pelo lado do guarda redes e dava, pela primeira vez, vantagem ao Rio Ave FC na partida.

Com apenas 12 minutos em campo, Martin Pospísil apontou o 3-3
Fonte: Jagiellonia Bialystok SSA

Os apontamentos evidentes da primeira parte davam conta de uma elevada eficácia polaca e do seu contrário na equipa portuguesa.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com o Rio Ave FC a assumir o jogo e a remeter o Jagiellonia Bialystok SSA para a sua metade do terreno de jogo. No entanto, e à semelhança do que já tinha acontecido, eram os polacos a chegar primeiro ao golo. Após uma jogada em que os jogadores da casa ficam a pedir fora de jogo, a bola é bombeada para a área e entre a falha da defensiva vilacondense e a hesitação de Makaridze, Romanczuk encostou para novo empate.

Apesar de tudo, sentia-se que o Rio Ave FC seria capaz de marcar dois golos e não sofrer mais nenhum. Juntando a falha do segundo golo ao da primeira mão, era inconcebível que a equipa cometesse mais erros graves.

E com esse sentimento de que a eliminatória ainda não estava perdida, os visitados chegam novamente à vantagem na partida. Após um remate defendido na sequência de um canto, Gelson Dala, emprestado pelo Sporting CP, efetua a recarga de cabeça e confirma o facto de haver tanta esperança e confiança no apuramento.

No entanto, esta foi uma noite para esquecer. A partir daqui o domínio acentuado deu lugar a um jogo mais dividido. Os polacos, que já aproveitavam para desperdiçar alguns segundos nas reposições de bola, conseguiam cada vez mais aproximações perigosas à área contrária e o Rio Ave FC desperdiçava a posse da bola em posições indesejáveis.

Não foi de estranhar, por isso, que em apenas oito minutos o marcador sofresse uma reviravolta completa. Aos 71′, e com pouco mais de 10 minutos em campo, Popísil, dentro da área, sem qualquer marcação, remata com a parte de fora do pé e bate novamente o guarda redes georgiano. Oito minutos depois, através de um canto na direita do ataque, o capitão Romanczuk cabeceia para a baliza e alcança, assim, o bis na partida.

Jogando apenas com o coração, e com a razão afastada há longos momentos, os da casa acabam por empatar a partida. Numa recuperação à entrada da sua área aos 84 minutos, Galeno teve ainda forças para disparar pelo lado esquerdo e servir Damien Furtado, ao centro, que rematou cruzado e selou o resultado final.

A equipa portuguesa só se pode queixar de si própria, tendo sido capaz do melhor e do pior na mesma partida, como erros sucessivos e recuperações personalizadas. O resultado pode parecer pesado tendo em conta que se trata de uma eliminatória europeia, assemelhando-se mesmo a uma partida de hóquei em patins.

Não é qualquer equipa que não alcança o apuramento depois de sofrer apenas um golo fora e conseguir marcar quatro em casa. Compreende-se, no entanto, que a fase inicial da época é propícia a maiores desatenções defensivas, à falta de rotinas e ao baixo nível de entrosamento.

Onzes iniciais:

Rio Ave FC: Makaridze; Nadjack, Nélson Monte, Buatu, Matheus; Tarantini (Nikola Jambor, 69′), Leandrinho (Ricardo Schutte, 89′) e Gelson Dala; Galeno, Gabrielzinho (Damien Furtado, 80′) e Bruno Moreira.

Jagiellonia Bialstok SSA: Keleman; Burliga, Runje, Mitrovic e Guilherme Sitya; Romanczuk, Kwiecien (Swiderski, 75′), Frankowski e Novikovas (Rafal Grzyb, 86′); Machaj (Pospisil, 60′) e Sheridan.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir o FC Porto x Sporting

Uma meia-final da Taça de Portugal é sempre um desafio intenso em que as duas equipas se batem até ao limite das suas forças por um lugar no Jamor.

Olivia Rodrigo na camisola do Barcelona para o El Clásico

A cantora norte-americana Olivia Rodrigo, de 23 anos, foi selecionada pelo Spotify para aparecer na camisola do Barcelona no próximo clássico frente ao Real Madrid, a 10 de maio.

Estreia histórica de Jaime Faria no Masters 1000 de Madrid

Jaime Faria garantiu um lugar no quadro principal do Masters 1000 de Madrid, enquanto Henrique Rocha foi eliminado na última ronda de qualificação frente a Adolfo Vallejo.

Um precioso bilhete para o Jamor | FC Porto x Sporting CP

Numa caminhada que começou em outubro de 2025, FC Porto e Sporting preparam agora para descolar rumo à tão desejada final da Taça

PUB

Mais Artigos Populares

Lens continua época de sonho e apura-se para a final da Taça de França

O Lens continua a realizar uma época em grande e alcançou o apuramento para a final da Taça de França, depois de vencer o Toulouse.

Inter Milão vence Como 1907 e apura-se para a final da Taça de Itália

O Inter Milão recebeu e venceu o Como 1907 por três bolas a duas, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Taça de Itália.

Brighton goleia Chelsea e provoca 5ª derrota consecutiva aos blues na Premier League

A má fase do Chelsea vai-se prolongando. Desta feita, foi o Brighton quem não só venceu, como goleou os blues na Premier League.