Shakhtar Donetsk: Venham os ucranianos

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Numa semana irregular em que começa com uma goleada sofrida em Belém e em que acaba de marcar pela segunda vez na sua história, e presença nos quartos-de-final da segunda grande competição europeia, o Sporting Clube de Braga volta a fazer história e irá agora defrontar os ucranianos de Donetsk, o FC Shakhtar.

Num sorteio que acabou por ser satisfatório, dadas as presenças de equipas como o Borussia Dortmund, o Liverpool e o atual bicampeão Sevilha, o atual segundo classificado do campeonato ucraniano, a três pontos do líder Dínamo, não será tarefa fácil de todo, e a prova disso é o facto de ter eliminado o Schalke 04 e o RSC Anderlecht.

O FC Shakhtar dispensa apresentações e, apesar de ser presença regular na Liga dos Campeões, procura repetir a sua única conquista europeia em 2008/09, em que foi campeão, vencendo o Werder Bremen F.C. na final por duas bolas a uma.

O clube liderado por Mircea Lucescu conta com 23 vitórias, quatro empates e sete derrotas, marcando 79 golos e sofrendo 34 vitórias. Note-se que cinco destas derrotas, com 16 golos sofridos, foram concedidas na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde teve que medir forças com duas superpotências europeias, o PSG e o Real Madrid.

Dentinho faz parte da significativa "armada" brasileira do Shakhtar Fonte: FC Shakhtar
Dentinho faz parte da significativa “armada” brasileira do Shakhtar
Fonte: FC Shakhtar Donetsk

À imagem do seu treinador, o F.C. Shakhtar continua a apresentar um futebol de cariz ofensivo com muitos golos e, apesar de ter perdido o seu melhor marcador e um dos melhores marcadores da Europa para os chineses do Jiangsu Suning, continua a ser uma equipa que marca bastantes golos e apresenta movimentações ofensivas e objetivas idênticas àquelas que nos habituámos a observar nos últimos anos.

Com a instabilidade vivida na Ucrânia, a dificuldade em contratar jogadores aliou-se à venda, de certa forma forçada, de peças fundamentais como Mkhitaryan, Willian, Fernandinho, Douglas Costa, Luiz Adriano e, neste mercado de inverno, Alex Teixeira.

Gerou assim receitas na ordem dos 174 milhões de euros apenas com estes seis jogadores, possibilitando a compra de jogadores como Bernard, Fred, Taison (peças fundamentais do clube ucraniano) e muitos outros jogadores, maioritariamente sul-americanos como Dentinho, Wellington Nem, Facundo Ferreyra, Fernando, Ismaily, entre muitos outros.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença e a derrota na final do Europeu de Futsal: «Não apaga uma grande campanha»

O presidente da FPF, Pedro Proença, reagiu à derrota frente à Espanha na final do Europeu de Futsal demonstrando o seu orgulho pela campanha de Portugal.

Arouca recupera e vence Vitória SC para a Primeira Liga

O Arouca recebeu e venceu o Vitória SC por três bolas a duas durante a noite deste sábado, num encontro a contar pela 21.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto condena atos racistas praticados durante o jogo de basquetebol com o Sporting

O FC Porto emitiu um comunicado oficial no qual condenou os episódios de racismo ocorridos no clássico de basquetebol frente ao Sporting CP

Lyon de Paulo Fonseca continua vitorioso e Lens volta a apertar o PSG: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Este sábado, Afonso Moreira assistiu na vitória do Lyon sobre o Nantes por 1-0 e o Lens venceu o Rennes por 3-1, em jogos da 21.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Sociedad leva a melhor sobre o Elche: Gonçalo Guedes assistiu e André Silva marcou

A Real Sociedad recebeu e venceu o Elche por três bolas a uma, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Fiorentina sofre golo ao cair do pano e empata a duas bolas na receção ao Torino

A Fiorentina empatou a duas bolas na receção ao Torino, este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Serie A.

Matheus Nunes escolhe melhor momento na carreira: eleição foi conquista no Sporting

Matheus Nunes representa o Manchester City, mas indicou que a Primeira Liga vencida pelo Sporting foi o momento mais alto da sua carreira.