Bielsa e o novo projeto do Lille

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Francesa

“Na altura, o Athletic Bilbao destruiu o Manchester United, e, no final, embora o Marcelo seja uma pessoa muito reservada, consegui chegar à conversa com ele”

Palavras de Gérard López, presidente e proprietário do Lille Olympique Sporting Club Métropole desde janeiro deste ano, referindo-se a 15 de março de 2012, quando o Athletic de Bielsa atropelou o Manchester United de Sir Alex Ferguson com duas vitórias nas duas mãos nos oitavos de final da Liga Europa 2011/12, mas, mais que isso, de quando o magnata hispano-luxemburguês, com uma carreira de estrondoso sucesso a nível empresarial, conheceu ‘El Loco’.

O homem que veio a, no início deste ano, aventurar-se no mundo do futebol, já tinha esse desejo há bastante tempo, ele que é adepto do, apelidemos, futebol espetáculo. Esse desejo foi expresso nessa tal conversa cósmica. Querem saber o que respondeu Marcelo Bielsa à sua vontade?

“Porque não compras um clube de uma segunda divisão em alguma parte e, com tempo, construímos o nosso futebol?”

A atualidade presume e resume a resposta de López, que adquiriu 95% de um clube que, não é de segunda divisão, foi sim o 11º classificado da Ligue 1 2016/17 e campeão francês, pela terceira vez, em 2010/11.

Da esquerda para a direita, Marc Ingla (vice-presidente), Marcelo Bielsa, Gerard López (presidente e proprietário) e Luís Campos (conselheiro desportivo), num momento registado após a conferência de imprensa de apresentação do técnico argentino, no passado dia 23 de maio Fonte: LOSC Lille
Da esquerda para a direita, Marc Ingla (vice-presidente), Marcelo Bielsa, Gerard López (presidente e proprietário) e Luís Campos (conselheiro desportivo), num momento registado após a conferência de imprensa de apresentação do técnico argentino, no passado dia 23 de maio
Fonte: LOSC Lille

Domaine de Luchin e o seu centro de treinos na cidade do norte de França constituem, nas palavras de Bielsa, condições “inmejorables”. Aliás, para potenciar ainda mais a “coesão e ambiente de grupo”, o treinador argentino decidiu ficar em Luchin durante a pré-época.

Apresentado no passado dia 23 de maio, quando um jornalista perguntou a Bielsa qual o estilo que queria implementar no LOSC Lille, a resposta já se saberia qual seria, no seu conteúdo, claro está, mas é que nunca se sabe a forma das respostas da afilosofada forma de estar do homem natural de Rosário, Argentina.

“Protagonismo. Tratar de passar todo o tempo possível a atacar. Para isso é necessário defender bem, no campo rival mais do que em campo próprio e com a bola mais ao nível do relvado do que por cima”. Uma resposta nada politicamente correta. Vai ao centro da questão, ao jogar ‘à Bielsa’ impresso em contexto de jogo após aplicado no ‘método Bielsa’ em contexto de treino.

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Podcast À Prova de Bola #23 – Tudo em aberto na Champions League e Europa League

O À Prova de Bola desta semana aborda a participação dos clubes portugueses nos quartos de final das competições europeias. Em análise estão a derrota caseira do Sporting e os empates de Braga e FC Porto.

Claudio Ranieri ataca e Gian Piero Gasperini responde ao consultor da AS Roma: «Dos que eu escolhi, só chegou o Wesley à Roma»

O clima na Roma está tenso, com Claudio Ranieri a criticar Gian Piero Gasperini. O consultor do clube respondeu às declarações do treinador e esclareceu o seu papel na escolha do treinador.

Deco quebra o silêncio sobre a naturalização por Portugal: «A decisão já estava tomada»

Deco, em entrevista ao Globo Esporte, abordou a saída do Barcelona, apontou Mourinho como um revolucionário no FC Porto e garantiu ter a consciência tranquila sobre o seu processo de naturalização por Portugal.

Nikita Haikin obtém nacionalidade norueguesa e é opção para o Mundial 2026

Nikita Haikin obteve a nacionalidade norueguesa e aguarda a aprovação da FIFA para poder representar a seleção da Noruega no Campeonato do Mundo de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG perto de fechar renovação com Luis Enrique

O PSG está perto de garantir a continuidade de Luis Enrique através de uma renovação de contrato até 2030. O treinador espanhol é visto como uma peça fundamental no projeto do clube.

Famalicão e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Famalicão e o Moreirense empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, num encontro da 29,ª jornada da Primeira Liga.

Michael Carrick confiante na continuidade no Manchester United: «A pressão é algo com que convivo há muito tempo»

Michael Carrick afirma lidar com naturalidade com a pressão enquanto aguarda a decisão do Manchester United sobre o comando técnico da próxima época.