Bola de Ouro para Mbappé?

- Advertisement -

Decorem bem este nome, se é que já não o decoraram: Kylian Mbappé. É ele o presente e o futuro do futebol. Aos 19 anos sagrou-se bicampeão francês e campeão do mundo de seleções, para além de ter sido distinguido como o melhor jogador jovem da competição e ainda como “Golden Boy”. A questão que se coloca é: num ano menos conseguido dos dois astros, conseguirá o francês conquistar a Bola de Ouro ou o prémio “The Best”?

A meu ver, enquanto Cristiano Ronaldo e Lionel Messi se mantiverem a jogar numa liga de topo, terão lugar cativo nos três nomeados e dividirão entre eles o número de distinções. O terceiro nomeado será o melhor “dos humanos”, que este ano deverá ser o francês, ainda que conte com a concorrência de Neymar e Modric para este lugar.

O fabuloso Mundial permitiu-lhe vencer, claramente, o prémio de melhor jogador jovem da competição
Fonte: FIFA

O desempenho de Mbappé chegará para fazer frente a Messi e Ronaldo? Bem, olhando a números, o jovem francês apontou 21 golos em 46 jogos pelo PSG, aos quais ainda juntou quatro golos na campanha vitoriosa da França no Mundial. Por sua vez, o português apontou 44 golos em outros tantos jogos pelo Real Madrid, aos quais ainda somou 4 golos no Mundial. Já o argentino apontou 45 golos em 54 jogos pelo Barcelona e ainda um tento no campeonato do mundo. Os números de Mbappé ainda ficam aquém dos dos concorrentes, mas é preciso ter em atenção que não é a principal figura do seu clube nem tão pouco da sua seleção.

No entanto, na prova mais importante do ano, foi ele quem mais brilhou. Ainda assim, a prestação de Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões pode ter sido determinante para o português voltar a conquistar o troféu “The Best”. A Bola de Ouro, sendo atribuída por um jornal francês (L’Équipe), pode ser mais realista para Mbappé, ainda que o facto de ter apenas 19 anos poder pesar na decisão (terá muitos anos pela frente para ser distinguido).

Ganhando ou não, a única certeza é a qualidade de Mbappé, que em muito engrandecerá o futebol.

Foto de Capa: PSG
Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage e Carlos Carvalhal apontados a histórico do Brasileirão

O Corinthians demitiu recentemente Dorival Júnior. Bruno Lage e Carlos carvalhal estão a ser apontados ao cargo.

Luís Castro assume mau desempenho do Grémio: «Preocupa-me ter jogado mal»

Luís Castro assumiu que o Grémio jogou mal no empate frente ao Remo, mas afirmou confiança no projeto do clube.

Abel Ferreira queixa-se do calendário após vitória do Palmeiras: «Não estamos em Portugal ou na França»

Abel Ferreira reagiu à vitória do Palmeiras frente ao Bahia e queixou-se do pouco tempo de descanso do calendário.

Benfica: foi a goleadora de 2024/25 e ‘desapareceu’ das ideias esta temporada

Cristina Martín-Prieto foi um dos destaques da última temporada do Benfica, mas esta época não tem conseguido fazer a diferença.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: há mais uma baixa para a partida frente ao Casa Pia

José Neto não vai marcar presença no jogo entre o Benfica e o Casa Pia. O jovem lateral esquerdo encontra-se lesionado.

Palmeiras de Abel Ferreira e Flamengo de Leonardo Jardim vencem e Grémio de Luís Castro cede empate em casa no Brasileirão

O Palmeiras e o Flamengo venceram na jornada 10 do Brasileirão. Já o Grémio de Luís Castro não foi além de um empate a zero em casa.

Andreas Schjelderup: verão será importante na carreira do extremo do Benfica

Andreas Schjelderup, caso não abandone o Benfica no mercado de verão, terá nas mãos uma proposta para renovar contrato.