Dória, a muralha que cresce no Vélodrome

- Advertisement -

ligue 1

Matheus Dória Macedo, mais conhecido como Dória, tem 19 anos de idade e é um dos mais promissores centrais da sua geração. O central brasileiro dispensa qualquer tipo de apresentação para qualquer fã de Football Manager. Contudo, no mundo real não é bem assim.

O ex-Botafogo vai defrontar os actuais titulares da seleção brasileira na Ligue 1, um lugar que no futuro pode ser dele. Espero eu que assim seja, que o vejamos a crescer e a chegar ao topo do futebol mundial, pois tem tudo para isso. Dória é um central rápido e com boa impulsão, o que aliado a um bom jogo de cabeça e uma boa capacidade de desarme fazem dele tanto um bom destruidor de jogo como uma ameaça aérea considerável nos lances de bola parada. O que eu espero é que os duelos com jogadores como Zlatan Ibrahimovic e Edison Cavani potenciem as suas qualidades e o levem a superar-se cada vez mais, ano após ano, pois só assim conseguirá segurar um lugar na Europa. O jovem brasileiro também conta com um bom jogo de pés e uma qualidade técnica acima da média quando comparado com jogadores da mesma posição, característica que será apreciada por Bielsa, um treinador que privilegia a construção de jogo desde trás.

Dória é uma promessa brasileira Fonte: Goal.com
Dória é uma das grandes promessas do futebol brasileiro
Fonte: Goal.com

O central registou 75% de passes acertados na época passada no Botafogo. Contudo, tendo em conta a superior qualidade defensiva das equipas da Ligue 1, Dória terá que aprender a conter o seu hábito de realizar passes de longa distância para os avançados, pois a probabilidade de essas tentativas incorrerem em sucesso será significativamente reduzida no campeonato francês. A sua agressividade e o seu remate de longe potente podem também ser importantes armas para contrariar as recentes reticências do seu exigente treinador em relação à sua contratação e encantar uma massa adepta sedenta de títulos.

Dória também terá de amadurecer nos aspectos tácticos e mentais do seu jogo para poder triunfar e assumir-se como uma referência do futebol brasileiro e da Liga Francesa, bem como aumentar a massa muscular para se tornar a muralha que todos vêem em Thiago Silva. Contudo, penso que o facto de ter rumado cedo à Europa, e para um clube que já lançou tantos craques do futebol mundial, foi uma decisão acertada. Com Dória e Marquinhos, também ele a disputar a Ligue 1, a selecção brasileira terá uma grande dupla de centrais no futuro, quiçá melhor do que a dupla David Luiz/Thiago Silva.

João Ferreira
João Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João é do FC Porto desde que sabe o que é futebol; por fora de terras lusitanas é um ferrenho adepto da Juventus e também um admirador incondicional do 3-5-2 e do 3-4-3. Tem o sonho de ser treinador do FC Porto e, enquanto não o realiza, alimenta a sua paixão pelo futebol através da escrita e de incontáveis horas de Football Manager.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Axel Disasi para o centro da defesa

O Benfica quer reforçar o centro da defesa no verão. Axel Disasi, central do Chelsea, é uma oportunidade de negócio a que os encarnados estão atentos.

Benfica precisa de selar 2 saídas para avançar por Samu Costa e tem concorrência pesada vinda de Espanha

O Benfica está de olho em Samu Costa. Águias acompanham médio há vários anos e definem condições para avançar para a contratação.

Francesco Farioli é o único treinador italiano campeão na Europa

O técnico Francesco Farioli tornou-se no único treinador italiano a sagrar-se campeão nacional numa liga europeia na temporada 2025/2026.

Gonçalo Carvalho é o novo treinador da União de Santarém

Gonçalo Carvalho vai assumir o comando técnico da União de Santarém, na temporada 2026/2027. O técnico chega ao clube com ambição declarada.

PUB

Mais Artigos Populares

Leonardo Jardim reage à vitória do Flamengo e comenta a presença de Jorge Jesus: «Não vejo fantasmas»

Leonardo Jardim analisou o triunfo do Flamengo frente ao Cusco na Taça Libertadores e falou sobre a presença de Jorge Jesus no Maracanã.

Eis os 4 fatores que ajudam o Sporting na luta pela contratação de João Palhinha

O Sporting tem João Palhinha como a prioridade para o lugar mais recuado do meio-campo. Leões já sondaram a situação e têm trunfos.

Lei do Mercado #88 – Regresso de verão: o futuro de João Palhinha e Francisco Trincão no Sporting, Benfica chama por Samu Costa e Axel...

O menu desta semana no podcast da Lei do Mercado, o primeiro com foco no mercado de verão, olha para a próxima janela de transferências. No Sporting, pode chegar João Palhinha e partir Francisco Trincão, o Benfica está atento a Samu Costa e Axel Disasi, Jakob Ambaek está referenciado pelo FC Porto e Lukas Hornicek pode trocar o Braga pelo Leeds United.