E tudo o mercado levou no Stade Louis II

- Advertisement -

Da semifinal da Liga dos Campeões para a zona de despromoção da Ligue 1. Do primeiro lugar para o 18º. Tudo isto no espaço de dois anos. Se o AS Monaco mostrou em 2016/2017 que era possível quebrar a hegemonia do PSG na liga francesa, em 2018/2019 está a mostrar o que acontece quando um plantel jovem é vítima da sua própria política de transferências.

Hoje, todas as notícias apontam para o despedimento iminente de Leonardo Jardim. O ex-treinador do Sporting CP, a cargo dos monegascos desde 2014, vê-se na pior situação desde que está no clube. O talento que o levou à conquista do título francês há duas épocas e a uma prestação respeitável na última campanha partiu em debandada. Enquanto alguns jogadores sempre pareceram destinados para outros palcos, houve atletas cujas vendas podiam – e deviam – ter sido evitadas. Começa-se a questionar a verdadeira influência que Leonardo Jardim tem sobre a equipa e as contratações que faz.

Um exemplo de uma venda danosa para o clube do principado foi a de Fabinho, neste verão, ao Liverpool FC. Atualmente confinado ao banco dos reds, o trinco brasileiro era uma peça crucial do AS Monaco na época passada. Um dínamo do meio campo que permitia equilibrar um plantel desfalcado. Mascarava o menor ímpeto ofensivo provocado pela saída de Kylian Mbappé e Bernardo Silva. A equipa marcava menos, como seria de esperar, mas Fabinho mantinha a organização defensiva, logo a falta de golos não era tão sentida. Agora, sem Fabinho, sem Mbappé, sem Bernardo e também sem Lemar, não há golos que valham nem coesão que disfarce a sua falta.

Fonte: Liverpool FC

O problema não se cinge apenas às saídas; também passa pelas entradas. Para o lugar no médio defensivo canarinho chegou Pelé, vindo do Rio Ave FC, a troco de 10 milhões. Um jogador que se conseguiu mostrar no Paços de Ferreira, mas que nunca entrou na equipa principal do SL Benfica. Com 26 anos, pouco levar a crer que uma recuperação do AS Monaco poderá passar pela sua inclusão regular no XI inicial.

O clube pretende continuar na sua senda de aposta nos jovens, e para isso trouxe Yuri Tielemans (ex-RSC Anderlecht), Benjamin Henrichs (ex-Bayer Leverkusen) e Yuri Golovin (ex-CSKA de Moscovo). Mas o AS Monaco não está a lançar jovens na primeira equipa. Está a atirá-los para o XI inicial. A falta de talento e as más prestações dos mais experientes, como Falcão, criaram esta situação. Enquanto Mbappé, Lemar e Bernardo tiveram tempo para se adaptar e entrar no sistema de Leonardo Jardim, estes jovens encontram-se perante uma equipa em transição, cujas exigências são maiores devido ao sucesso das últimas duas épocas. Isto não permite um desenvolvimento equilibrado dos jogadores nem uma mudança do estilo de jogo da equipa, com o treinador incapaz de se cingir a um único XI inicial ou sequer a uma única formação, continuando a saltitar entre o 4-3-3 e o 4-4-2.

Fonte: AS Monaco

Já é a segunda vez nesta época que o Bola na Rede aborda o mau início de época dos monegascos. No entanto, o otimismo mostrado no último texto parece agora inconcebível. Não houve melhoria dos resutados e a potencialização dos jovens não está a ocorrer. A natureza reservada do treinador não lhe está a fazer favores nenhuns e só dá a ideia de que já não é ele quem comanda os destinos do clube.

Agora, com Leonardo Jardim com um pé fora de Mónaco, e Thierry Henry e Arsene Wenger como favoritos para o sucederem, fica uma questão: será que o problema está no técnico? Ou será que é um caso de uma política de transferências com sérias lacunas que, mediante circunstâncias criadas pelo próprio clube, estão agora a ser expostas?

 

Foto de capa: AS Mónaco

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti escolhe jogador do FC Porto para o melhor onze brasileiro de todos os tempos

Em entrevista à Marca, Carlo Ancelotti revelou o seu onze brasileiro de sonho de todos os tempos, no qual incluiu o defesa-central do FC Porto, Thiago Silva.

RB Leipzig oficializa contratação de Rocco Retze para a próxima temporada

Rocco Reitz vai juntar-se ao RB Leipzig na época 2026/27. O médio de 23 anos, que chega do Borussia Monchengladbach, assinou um contrato válido até 2031.

Dominik Szoboszlai após o empate diante do Tottenham: «Devemos ficar contentes por nos qualificarmos para a Liga Conferência a jogar assim»

Dominik Szoboszlai não poupou críticas ao Liverpool após o empate 1-1 frente ao Tottenham. O médio, com ironia, sublinhou que a equipa deveria considerar-se satisfeita com a qualificação para a Liga Conferência.

Gasperini recusa aperto de mão a Fàbregas e atira: «Não respeito os seus comportamentos»

Gian Piero Gasperini, treinador da Roma, recusou cumprimentar Cesc Fàbregas, técnico do Como, após o final do embate entre as duas equipas, gerando uma acesa troca de acusações.

PUB

Mais Artigos Populares

Cruzeiro quer fechar rápido o novo treinador: eis os dois campeões da Libertadores apontados ao banco

O Cruzeiro definiu Filipe Luís e o português Artur Jorge como os alvos prioritários, com a direção a querer fechar rápido o novo treinador.

Allegri quebra o silêncio e explica momento de tensão com Rafael Leão: «Ele estava um pouco nervoso»

Massimiliano Allegri desvalorizou a discussão com Rafael Leão na derrota do AC Milan frente à Lazio (0-1). O internacional português recusou cumprimentar o técnico ao ser substituído, atitude que o treinador justificou com a frustração do avançado.

Deco rende-se a João Cancelo após goleada sobre o Sevilha: «O João demonstrou sempre que veio que é louco pelo Barcelona e isso é...

O diretor-desportivo Deco revelou que João Cancelo é «louco» pelo Barcelona, enaltecendo a postura do internacional português após o seu regresso ao clube catalão no mercado de inverno.