FC Bordeaux 0-0 Olympique Marseille: Tudo igual entre Paulo Sousa e Villas-Boas

- Advertisement -

A CRÓNICA: A HISTÓRIA “TRAMOU” VILLAS-BOAS

O Bordéus de Paulo Sousa e o Marselha de André Villas-Boas empataram a zero esta noite, no jogo de encerramento da ronda 22 da Ligue 1. A estatística tem o peso que se quiser que ela tenha, mas é um facto que o Marselha não vence na casa do Bordéus há 42 anos e Villas-Boas não conseguiu contrariar esta pesada “herança”. Na primeira parte, o Bordéus teve mais posse de bola e as melhores ocasiões, chegando até a colocar a bola dentro da baliza de Mandanda, mas o VAR acabaria por anular o golo de Pablo.

Na segunda parte, o Marselha cresceu no jogo e controlou mais a posse de bola, obrigando o Bordéus a descer o bloco. Radonjic entrou bem no jogo e esteve perto de desatar o nó por diversas vezes, mas as ocasiões mais flagrantes até pertenceram ao Bordéus, com Basic a enviar a bola à barra num remate de longe e Pablo a ver Mandanda fazer uma defesa extraordinária ao seu cabeceamento.

No final, apesar do bom futebol apresentado pelos dois conjuntos, prevaleceu o 0-0. Com este resultado, o Bordéus fica na 10ª posição com 30 pontos, ao passo que o Marselha continua no segundo lugar da Ligue 1, mas vê o Rennes aproximar-se e encurtar a distância para três pontos.

A FIGURA

Fonte: Olympique Marseille

Steve Mandanda e Benoit Costil – Num jogo em que não houve golos, nada como destacar dois dos principais responsáveis por isso: Benoit Costil, do Bordéus, e Steve Mandanda, do Marselha. Exibiram-se em grande nível os dois guarda-redes, assinando algumas exibições de nível elevadíssimo.

O FORA DE JOGO 

Fonte: FC Bordeaux

Jimmy Briand – Exibição cinzenta daquele que é o jogador francês em atividade com mais golos na Ligue 1. Esteve algo desligado do jogo e por vezes demasiado longe da área, não conseguindo ser a referência ofensiva que a equipa precisou.

ANÁLISE TÁTICA – BORDÉUS

Paulo Sousa apresentou a equipa no habitual 4-2-3-1, que passava a 3-4-3 na primeira fase de construção, com Koscielny, Pablo e Sabaly a comporem a primeira linha de três elementos. Os Girondinos surgiram bem com e sem bola, dominando a posse de bola a maior parte do tempo, mas com dificuldades na definição. Na segunda parte, a equipa apareceu com outra disposição no primeiro momento com bola, surgindo em 2-4-3-1, uma variante que Paulo Sousa também já tinha apresentado no primeiro duelo com André Villas-Boas. Ainda assim, a mudança não foi a mais eficaz e vimos o Bordéus, aos poucos, a partir o jogo e a deixar muito espaço entre linhas.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Costil (8)

Kwateng (6)

Koscielny (7)

Pablo (7)

Sabaly (6)

Basic (6)

Otávio (6)

Hwang (6)

Rémi Oudin (6)

De Preville (7)

Jimmy Briand (6)

SUBS UTILIZADOS

Mexer (5)

Ait Bennasser (4)

Adli (4)

ANÁLISE TÁTICA – MARSELHA

O Marselha surgiu em campo em 4-3-3, a pressionar alto desde o início e a tentar condicionar desde logo a saída de bola do Bordéus, algo que a equipa conseguiu fazer com muita eficácia no jogo da primeira volta. Apesar de estar forte na pressão, a equipa de André Villas-Boas esteve algo desequilibrada na primeira parte, parecendo desnorteada no momento de recuperação da bola e com desacerto nos posicionamentos. No segundo tempo, a equipa surgiu com mais acerto tático e a pressionar melhor o Bordéus, com mérito para a assertividade na reação da equipa à perda de bola. A entrada de Radonjic permitiu à equipa confundir as marcações do Bordéus, pois o sérvio trouxe muita mobilidade ao ataque dos marselheses.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Mandanda (8)

Sakai (5)

Alvaro (6)

Caleta-Car (7)

Amavi (7)

Rongier (7)

Kamara (6)

Sanson (6)

Bouna Sarr (7)

Payet (7)

Benedetto (6)

SUBS UTILIZADOS

Radonjic (6)

Germain (4)

Strootman (-)

Foto de Capa: FC Bordeaux

Artigo revisto por Joana Mendes

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Óscar García assume Ajax e é o terceiro treinador da temporada

Oscar García é o novo treinador do Ajax. O espanhol estava na equipa B do clube neerlandês e vai ser o terceiro treinador da temporada.

Imprensa espanhola garante: Xabi Alonso tem acordo para rumar ao Liverpool

Segundo a imprensa espanhola, Xabi Alonso chegou a um acordo para treinar o Liverpool na próxima temporada, com um vinculo de três anos.

Arctic Arena: O novo estádio sustentável do Bodo/Glimt (adversário do Sporting) que custará 90 milhões

O Bodo/Glimt tem projeto para novo estádio previsto para 2027. O grande destaque da Arctic Arena é a sua construção sustentável, baseada em madeira e alumínio reciclado.

Eis o adversário do West Ham de Nuno Espírito Santo nos quartos de final da Taça de Inglaterra

Leeds United é o próximo adversário do West Ham na Taça de Inglaterra. Equipa de Nuno Espírito Santo eliminou o Brentford.

PUB

Mais Artigos Populares

Rio Ave vence na casa do Tondela e quebra série de 7 jogos sem ganhar na Primeira Liga

O Rio Ave venceu fora de casa o Tondela por 1-0 na jornada 25 da Primeira Liga. Jalen Blesa marcou o único golo.

Lazio vence Sassuolo com golo nos descontos na Serie A

A Lazio venceu o Sassuolo por 2-1 em casa. A equipa do português Nuno Tavares voltou às vitórias passado cinco jogos.

Espanyol começa a perder e empata em casa contra o último lugar da La Liga

O Espanyol empata 1-1 com o Real Oviedo na jornada 27 da La Liga. Clube da Catalunha afasta-se dos lugares europeus.