Mónaco: O que é feito deste projecto?

- Advertisement -

ligue 1

Na época passada um novo projecto surgiu – chama-se Mónaco e apostava num regresso do clube aos grandes palcos do futebol mundial. O projecto era ambicioso. Contou com contratações sonantes, como as de Radamel Falcao, João Moutinho, Ricardo Carvalho, James Rodriguez ou Eric Abidal. Mas o que mudou de uma época para a outra? A época passada foi sem dúvida um salto imenso para um clube que tinha acabado de chegar da segunda divisão francesa – terminou como segundo classificado e foi apenas superado pelo poderoso Paris Saint-Germain. E agora? Muitos foram os adeptos, e amantes do futebol, que ficaram desiludidos com o que aconteceu no último mercado de transferências: as saídas de Falcao e de James e nenhuma entrada de peso para as colmatar.

O caso deu que falar. Esperava-se que o magnata russo, Vadim Vasilyev, continuasse a levar a cabo a ideologia demonstrada no início da época transacta: contratar nomes sonantes e elevar o estatuto do Mónaco. Tal não aconteceu e o início da época mostrou uma série de resultados negativos que deixou os adeptos do clube monegasco em alvoroço. Chegou mesmo a falar-se em devolução de bilhetes de época. Para o novo treinador, o ex-leão Leonardo Jardim, o cenário também não se afigurava bonito. Deixou o projecto leonino para se juntar ao Mónaco na expectativa de rumar a maiores destinos, mas viu-se a braço com as saídas de dois pilares da equipa e com um plantel que, aparentemente, não estaria ao nível daquele que lutou pelo título na época passada. O projecto morreu, diziam. Eu discordo.

O projecto não morreu e está longe de morrer. Esta época será ligeiramente antagónica. O fair-play financeiro não permitiu que o clube fizesse grandes movimentações no mercado de transferências, o que fez com que o Mónaco se visse obrigado a apostar essencialmente nos seus jovens ou em jovens talentos provenientes doutros clubes. E talento não falta a estes miúdos! Nomes como Kurzawa, Germain ou Yannick Ferreira-Carrasco representam o talento proveniente das camadas jovens do clube e têm agora maior margem de manobra para jogarem mais minutos e demonstrarem o seu verdadeiro valor.

Moutinho e Bernardo Silva - as caras da experiência e da juventude no meio-campo monegasco  Fonte: Mónaco: madeinfoot.com
Moutinho e Bernardo Silva – as caras da experiência e da juventude no meio-campo monegasco
Fonte: Mónaco: madeinfoot.com

De outros clubes também chegou talento – Wallace, promissor central brasileiro, veio por empréstimo do Sporting de Braga, e Bernardo Silva, médio português proveniente do Benfica que tem brilhado com as cores do Mónaco e que promete cada vez mais vir a ser um dos maiores nomes do futebol nacional a vingar entre a elite mundial do futebol. Juntando estes novos talentos à experiência e qualidade de nomes como Berbatov, João Moutinho ou Ricardo Carvalho, acho que a equipa tem uma margem de progressão enorme, com idades e culturas muitos diferentes a convergirem e a crescerem juntas.

Este projecto está longe de morrer. Este ano, por razões externas, o Mónaco foi forçado a adoptar uma postura mais passiva no mercado de transferências e a apostar em empréstimos e em jovens talentos. As coisas têm vindo a melhorar e o mau início de época tem vindo a ser colmatado por um crescente rendimento no campeonato e por uma campanha sólida na Liga dos Campeões. Para além de tudo isto, ninguém me tira da cabeça que Vadim Vasilyev, juntamente com Leonardo Jardim, estará a preparar uma nova lista de alvos a contratar para a próxima época (ou até mesmo já no mercado de inverno) que irá deixar os seus adeptos muito satisfeitos e a recuperar a ideia original do projecto: grandes nomes para reerguer um grande clube.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.