📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Marselha enlouqueceu

- Advertisement -

ligue 1

Já era de esperar que o regresso de El Louco fosse agitar o futebol. Nem dito, nem feito, Marcelo Bielsa voltou ao activo e o banco do Marselha foi o local escolhido. Depois de duas épocas a agitar o campeonato espanhol, ao serviço do Athletic de Bilbao, já se esperava uma mudança de rumo num Marselha que precisava mesmo de um “louco” para fazer esquecer a amargura da última época.

Com um projecto ambicioso no pensamento, Bielsa aceitou comandar as tropas do Marselha mas, logo de início, uma polémica em torno da política de reforços fez abanar o clube e inquietar os adeptos. Isto aconteceu quando em declarações aos meios de comunicação social chegou a informação de que os reforços pretendidos por Marcelo Bielsa para restruturar a equipa (Tello, Medel, Ocampos, Coke, Isla, Montoya, etc), nunca chegaram. Em vez de receber nomes da sua lista, chegaram ao Marselha jovens promessas do futebol mundial como Dória, defesa central brasileiro, ou Michy Batshuayi, promessa belga que chegou a ser associado ao Benfica. Como se ainda não bastasse não ter recebido os reforços pretendidos, o treinador argentino viu-se sem uma das estrelas da equipa, o experiente extremo Valbuena, que rumou ao Dínamo de Moscovo.

Apesar de não ter os reforços que queria, de ter perdido jogadores importantes e de se ver envolvido num projecto que não o originalmente concebido, Bielsa afirmou estar de pedra e cal no Marselha. E assim chegou o início da época, que não poderia ter começado de melhor forma: 16 pontos em 7 jogos permitiram ao Marselha entrar na 8.ª jornada com liderança isolada no campeonato.

Marcelo Bielsa é o grande responsável pelo bom arraque do Marselha na Ligue 1  Fonte: eurosport.fr
Marcelo Bielsa é o grande responsável pelo bom arraque do Marselha na Ligue 1
Fonte: eurosport.fr

Bielsa conseguiu potenciar cada jogador ao ponto de transformar Gignac no matador de serviço. Um ponta-lança que nunca conseguiu afirmar-se como goleador e que o treinador argentino transformou em “abono de família”. O ponta de lança francês de 28 anos parece estar a atravessar o seu melhor momento de forma e já é o melhor marcador da Ligue 1 com oito golos em sete jogos, contando com mais tentos do que muitos outros nomes sonantes e dos quais se esperava mais neste inicio de campeonato, como Cavani ou Ibrahimovic.

No final de contas, Bielsa voltou ao mundo do futebol para mais uma vez dar uma lição aos grandes clubes. No passado com o Athletic, actualmente com o Marselha. O experiente argentino continua a mostrar que não precisa de grandes orçamentos para meter uma equipa sua a ganhar. No meio disto tudo ninguém deve de estar mais feliz do que os adeptos do Marselha, que, com toda a certeza, vêem em Bielsa a possibilidade de o clube voltar ao topo do futebol francês e voltar a disputar a Liga dos Campeões ao mais alto nível.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Espírito Santo não esquece Diogo Jota: «Temos muitas saudades dele»

O West Ham vai receber este domingo o Liverpool na Premier League. Nuno Espírito Santo recordou Diogo Jota na antevisão.

Alemanha e Espanha empatam sem golos na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina

A Alemanha e a Espanha empataram 0-0 na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina. Jogo decisivo será a 2 de dezembro.

Manchester United de Ruben Amorim fecha reforço, que já está a viajar para Inglaterra

Cristian Orozco é uma jovem promessa colombiana que vai ser jogador do Manchester United. Já está a caminho de Inglaterra.

Francisco Neto aborda lesões de Kika Nazareth e Tatiana Pinto: «Esperemos que não seja nada de grave»

Portugal perdeu contra os Países Baixos por 2-1 num jogo particular. Francisco Neto reagiu às lesões de Kika Nazareth e Tatiana Pinto.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.