O Marselha enlouqueceu

- Advertisement -

ligue 1

Já era de esperar que o regresso de El Louco fosse agitar o futebol. Nem dito, nem feito, Marcelo Bielsa voltou ao activo e o banco do Marselha foi o local escolhido. Depois de duas épocas a agitar o campeonato espanhol, ao serviço do Athletic de Bilbao, já se esperava uma mudança de rumo num Marselha que precisava mesmo de um “louco” para fazer esquecer a amargura da última época.

Com um projecto ambicioso no pensamento, Bielsa aceitou comandar as tropas do Marselha mas, logo de início, uma polémica em torno da política de reforços fez abanar o clube e inquietar os adeptos. Isto aconteceu quando em declarações aos meios de comunicação social chegou a informação de que os reforços pretendidos por Marcelo Bielsa para restruturar a equipa (Tello, Medel, Ocampos, Coke, Isla, Montoya, etc), nunca chegaram. Em vez de receber nomes da sua lista, chegaram ao Marselha jovens promessas do futebol mundial como Dória, defesa central brasileiro, ou Michy Batshuayi, promessa belga que chegou a ser associado ao Benfica. Como se ainda não bastasse não ter recebido os reforços pretendidos, o treinador argentino viu-se sem uma das estrelas da equipa, o experiente extremo Valbuena, que rumou ao Dínamo de Moscovo.

Apesar de não ter os reforços que queria, de ter perdido jogadores importantes e de se ver envolvido num projecto que não o originalmente concebido, Bielsa afirmou estar de pedra e cal no Marselha. E assim chegou o início da época, que não poderia ter começado de melhor forma: 16 pontos em 7 jogos permitiram ao Marselha entrar na 8.ª jornada com liderança isolada no campeonato.

Marcelo Bielsa é o grande responsável pelo bom arraque do Marselha na Ligue 1  Fonte: eurosport.fr
Marcelo Bielsa é o grande responsável pelo bom arraque do Marselha na Ligue 1
Fonte: eurosport.fr

Bielsa conseguiu potenciar cada jogador ao ponto de transformar Gignac no matador de serviço. Um ponta-lança que nunca conseguiu afirmar-se como goleador e que o treinador argentino transformou em “abono de família”. O ponta de lança francês de 28 anos parece estar a atravessar o seu melhor momento de forma e já é o melhor marcador da Ligue 1 com oito golos em sete jogos, contando com mais tentos do que muitos outros nomes sonantes e dos quais se esperava mais neste inicio de campeonato, como Cavani ou Ibrahimovic.

No final de contas, Bielsa voltou ao mundo do futebol para mais uma vez dar uma lição aos grandes clubes. No passado com o Athletic, actualmente com o Marselha. O experiente argentino continua a mostrar que não precisa de grandes orçamentos para meter uma equipa sua a ganhar. No meio disto tudo ninguém deve de estar mais feliz do que os adeptos do Marselha, que, com toda a certeza, vêem em Bielsa a possibilidade de o clube voltar ao topo do futebol francês e voltar a disputar a Liga dos Campeões ao mais alto nível.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Proença deixa mensagem ao Braga após a eliminação na Europa League: «Engrandeceu o Futebol Português e a história desta centenária instituição»

Pedro Proença deixou uma mensagem para o Braga, após a eliminação dos minhotos da Europa League. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol enalteceu a campanha da equipa de Carlos Vicens.

Vítor Pereira lamenta lesões no Nottingham Forest e assume desilusão por não ir à final da Europa League: «Um dia triste, muito difícil»

Vítor Pereira lamentou a derrota do Nottingham Forest frente ao Aston Villa, nas meias-finais da Europa League. O técnico assumiu que as lesões tiveram impacto na equipa.

Emblema da Premier League intensifica interesse em Luis Suárez para a próxima época

Luis Suárez continua a despertar cobiça na Premier League. O Newcastle está de olho na contratação do avançado internacional colombiano.

FC Porto x Santa Clara da última jornada da Primeira Liga já tem horário definido

O FC Porto x Santa Clara, referente à última jornada da Primeira Liga, vai disputar-se no dia 16 de maio, no sábado, às 15h30. O horário será confirmado em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

Julian Schuster enaltece vitória do Friburgo frente ao Braga e assume: «Como acontece muitas vezes, jogar 11 contra 10 é difícil»

Julian Schuster analisou a vitória do Friburgo frente ao Braga por 3-1, em jogo da segunda-mão das meias-finais da Europa League. O técnico não escondeu a emoção com o desfecho.

Espanha garante vaga extra na Champions League e já tem mais uma equipa qualificada para a competição em 2026/27

A Espanha garantiu uma vaga extra para a Champions League com o apuramento do Rayo Vallecano para a final da Conference League. Além deste fator, ficou definido que o Atlético Madrid vai estar na prova milionária de 2026/27.

Eis o ranking UEFA após a eliminação do Braga frente ao Friburgo na Europa League

A UEFA divulgou o ranking após os jogos das meias-finais da Europa League e Conference League. O Braga acabou por cair frente ao Friburgo.