O pequeno ASF Andréziuex-Bouthéon faz história na França

- Advertisement -

A Taça de França é o torneio mais democrático do país e, sem dúvidas, o mais interessante de acompanhar. A competição reúne não apenas os clubes que se localizam na França, como também as equipas que ficam nas regiões ultramarinas francesas espalhadas pelo Mundo. Os maiores clubes entram na disputa nas fases mais avançadas e geralmente qualificam-se com facilidade para a próxima etapa. Porém, surpresas acontecem…

Na fase dos 32 avos-de-final, o Olympique de Marselha, que é o segundo maior vencedor da competição com dez títulos, enfrentou o modesto ASF Andrézieux-Bouthéon, clube da quarta divisão Nacional. A partida foi disputada no Estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, e contou com a presença de 13.200 adeptos. A expectativa era que o clube de Marselha conseguisse facilmente a sua qualificação, mas o que todos presenciaram foi um espetacular dois a zero para o ASF Andrézieux-Bouthéon. O resultado espantou o Futebol mundial e foi destaque nos maiores jornais desportivos franceses.

O placar mais expressivo da história do modesto ASF Andrézieux 
Fonte: ASF Andrézieux-Bouthéon

O ASF Andrézieux-Bouthéon foi fundado em 1947, após uma fusão entre os vermelhos da ASF e os azuis do Bouthéon, assim tornando-se na Associação Desportiva Forezienne Andrézieux-Bouthéon. O clube é da cidade de Saint-Étienne e tem uma parceria com o AS Saint-Étienne, da elite francesa. Em pouco mais de 70 anos de história, o ASF Andrézieux-Bouthéon ainda mantém o estatuto de amador na França, apesar de se poder orgulhar por estar há 16 anos consecutivos a competir em ligas profissionais. Alguns jogadores possuem outra fonte de rendimento além do futebol e a expectativa para a atual temporada é modesta: apenas permanecer na quarta divisão Nacional. As maiores glórias do clube foram a conquista, por duas vezes, em 2007 e 2016, da quinta divisão francesa.

Atualmente, o ASF Andrézieux-Bouthéon ocupa a sexta posição no grupo B da National 2, e enfrentará o AS Lyon-Duchère, da terceira divisão francesa, na próxima fase da Taça de França. Até onde pode chegar ninguém sabe, mas o certo é que este simpático clube registou um dos maiores momentos da sua história ao bater o poderoso Olympique de Marselha.

Foto de capa: ASF Andréziuex-Bouthéon

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges e o embate com o Athletic Bilbao: «Estamos focados e há vontade de fazer algo que ficará marcado»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Casa Pia cede Fahem Benaissa ao Mantova até ao final da temporada

O lateral-esquerdo francês Fahem Benaissa vai reforçar o Mantova por empréstimo do Casa Pia até ao final da temporada, num negócio que inclui uma opção de compra.

Rui Silva e a visita ao Athletic Bilbao: «Somos um grande clube e já estamos habituados a ambientes destes

Rui Silva falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Isnaba Mané e Estoril Praia chegam a acordo para rescisão

O Estoril Praia e Isnaba Mané chegaram a acordo para a rescisão do contrato que unia o extremo ao clube, pondo fim à ligação iniciada em janeiro de 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Direção do Groningen afasta possibilidade de vender Stije Resink

O diretor geral do Groningen, Frank van Mosselveld, referiu que o clube não está interessado em vender Stije Resink neste mercado de janeiro.

Bayer Leverkusen contrata Jonas Omlin por empréstimo até ao final da temporada

O Bayer Leverkusen anunciou a contratação de Jonas Omlin. O guarda-redes foi cedido pelo Borussia Monchengladbach até ao final da temporada, reforçando a baliza da equipa devido à lesão do titular Mark Flekken.

Dro Fernández deixa Barcelona é reforço confirmado do PSG

O PSG anunciou a contratação de Dro Fernández. O médio espanhol de 18 anos assinou contrato com o clube francês até 2030 e vai vestir a camisola número 27.