📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Saudades do que a gente ainda não viveu: a demanda pela conquista da “orelhuda”

- Advertisement -

Quinze anos após o ano da sua fundação, o clube que veste as cores da sua cidade sagrava-se pela primeira vez campeão de França e iniciava aquela que, meio século depois, viria a ser uma caminhada dividida entre a glória e a tormenta.

No Parque dos Príncipes do futebol francês, o Paris Saint-Germain tem sido rei, e a isto não é alheia a sigla QSI. Naquele que terá sido o primeiro investimento megalómano desta década num clube de monta europeu, a Qatar Sports Investment, fundo de investimentos ligado ao governo do Catar, adquiriu o clube em 2011 e seu CEO, Nasser Al-Khelaïfi, assumiu a presidência do histórico emblema francês.

De lá para cá, foram seis os títulos de campeão nacional em oito possíveis, e muitas transferências concretizadas e por concretizar. Para a época 19/20, a equipa liderada pelo alemão Thomas Tuchel apresentou-se com um plantel composto de 29 jogadores e com um valor de mercado total de 1,06 Mil milhões €.

Sem prejuízo das inúmeras aquisições que se perspetiva que representem uma enorme mais-valia no decorrer da temporada, o protagonista do defeso tem apenas um nome: Neymar.

O menino a quem a numerosa família com quem vivia anteviu um futuro risonho, investindo o que tinha e o que não tinha num apartamento de onde se podia ver a Vila Belmiro, incubadora dos maiores talentos brasileiros que o Santos prospecionava, não defraudou as expetativas de quem nele apostou as fichas todas e aos 17 anos era já titular no Peixe, idade com que começou a acumular patrocínios.

Em 2013, 138 golos depois, empoleirou-se na varanda insegura de onde saltam os maiores talentos do futebol sul-americano e deixou-se cair no areal europeu de Barcelona. Dos calçadões de São Paulo para as ramblas da cidade condal, fez do relvado de Camp Nou o sambódromo onde já dançaram outrora nomes como os conterrâneos Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.

Após um percurso repleto de sucessos coletivos com o símbolo blaugrana ao peito, dos quais se  destaca a conquista da Liga dos Campeões em 2015, dois anos depois Neymar fez jus ao sangue brasileiro que lhe corre nas veias e viu em Paris a cidade que lhe podia proporcionar um lugar ao sol, longe da sombra argentina.

Detentor do título de transferência mais cara de sempre do futebol mundial (€222 milhões), o prodígio dos penteados excêntricos e dos dribles imprevisíveis aterrou em Paris encarnando a vontade do dono do clube que o contratou em conquistar a Liga Milionária.

De lá para cá, NeyMonstro tem dado forma ao dicotómico epíteto que carrega: 52 golos em 59 jogos com a camisola dos franceses vestida conferem-lhe uma notoriedade digna dos maiores monstros do futebol mundial; sem prejuízo destes números, monstruosa tem sido  também a quantidade de lesões, justificadas à luz de uma falta de brio gritante fora do terreno de jogo.

Se a estas maleitas juntarmos as inúmeras declarações em que manifesta a vontade de deixar o clube que o torna o jogador mais bem pago da Ligue 1, estão reunidas as condições para a fama de Cai-Cai continuar a persegui-lo.
Fonte: Paris Saint-Germain FC

No entanto, ao contrário de casos tão próximos quanto os de Anzhi ou Málaga, Nasser Al-Khelaïfi não parece disposto a deixar cair o projeto que inicialmente concebeu e, para isso, o Paris Saint-Germain esperou pelo último dia de mercado para atacá-lo em grande estilo.

De uma assentada, o campeão francês garantiu Keylor Navas, ao Real Madrid, e Mauro Icardi, ao Inter de Milão. Se no caso do costa-riquenho a aposta parece ter tudo para correr bem, dado o potencial do ex-campeão europeu e a fraca concorrência que irá encontrar na formação francesa, já a contratação do avançado argentino pode gerar uma “egotrip” no ninho de vespas parisiense.

A estes juntam-se nomes como Abdou Diallo, Idrissa Gueye, Pablo Sarabia e Ander Herrera para Thomas Tuchel não ter desculpas para não conquistar a tão ambicionada “orelhuda” e afirmar o PSG, de vez, como uma das melhores equipas europeias da atualidade.

 

Foto de Capa: Fonte: Paris Saint-Germain FC

Revisto por: Jorge Neves

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho: «Infelizmente para nós o Nápoles joga de forma diferente do início da época»

José Mourinho projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Leandro Barreiro: «Os adeptos têm de sentir que damos tudo pelo clube do início ao fim»

Leandro Barreiro projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

Kylian Mbappé falha treino antes da receção ao Manchester City na Champions League

Más notícias para o Real Madrid: Kylian Mbappé não participou na sessão de treinos desta terça-feira, antes do encontro com o Manchester City.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

Xabi Alonso debaixo de fogo antes do Real Madrid x Manchester City: «Isto é uma equipa e vamos todos unidos»

Xabi Alonso faz a antevisão ao Real Madrid x Manchester City para a Champions League. Técnico espanhol aborda vários temas.

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.