Arsenal FC 2-1 Chelsea FC: Gunners superam blues e conquistam a Taça de Inglaterra

- Advertisement -

A CRÓNICA: TRIUNFO SUADO GARANTE PRESENÇA EUROPEIA

Foi perante um Wembley despido de adeptos que a final da Taça de Inglaterra colocou em confronto dois rivais de Londres, o Chelsea FC e o Arsenal FC, num grande espetáculo de futebol, no qual os gunners levaram a melhor.

Numa primeira parte bem disputada, os blues entraram na partida com a corda toda, abrindo o marcador logo aos seis minutos de jogo, por intermédio de Pulisic, após uma boa jogada coletiva. Ante um maior domínio por parte do Chelsea, Nicolas Pépé introduziu espetacularmente a bola na baliza defendida por Caballero, à passagem do minuto 27, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Aubameyang restabeleceu a igualdade no marcador no minuto seguinte, depois da marcação de uma grande penalidade, por falta de Azpillicueta, que, pouco depois, acabaria substituído por lesão.

No início do segundo tempo, o Chelsea voltou a sofrer um duro golpe com nova lesão, desta feita do autor do golo, Christian Pulisic. O nó no marcador foi desfeito ao minuto 67, com Aubameyang a bisar na partida, depois de os gunners aproveitarem um desequilíbrio defensivo por parte da turma de Frank Lampard. Com a expulsão por segundo amarelo de Kovačić pouco depois, o Arsenal passou a controlar o encontro e o resultado não se voltou a alterar até ao apito final.

Com este triunfo, os gunners conquistaram a 14ª Taça de Inglaterra da sua história – é a equipa recordista da competição – e garantiram uma importante presença na fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada.

 

A FIGURA

Pierre-Emerick Aubameyang – O avançado gabonês foi completamente decisivo na partida ao apontar os dois tentos da vitória dos gunners. Destaco ainda a grande exibição de Nicolas Pépé, um dos jogadores mais influentes em campo.

 

O FORA DE JOGO

Mateo KovačićAinda que a expulsão tenha sido algo exagerada, a sua displicência acabou por comprometer o jogo para a sua equipa, hipotecando por completo as hipóteses do Chelsea FC conquistar o troféu. 

ANÁLISE TÁTICA – ARSENAL FC

Os comandados de Mikel Arteta apresentaram-se no relvado de Wembley no seu habitual dispositivo base de 3-4-3, que se transformou numa defesa a cinco no processo defensivo e na primeira fase de construção. A formação do norte de Londres apostou muito em passes longos para as costas da defesa blue, à procura do trio de ataque que se manteve sempre muito subido no terreno. A aposta no contra-ataque acabou por ser decisiva.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Martínez (7)

Holding (6)

Luiz (6)

Tierney (6)

Bellerín (6)

Ceballos (7)

Xhaka (6)

Maitland-Niles (6)

Pépé (8)

Lacazette (6)

Aubameyang (9)

SUBS UTILIZADOS

Nketiah (-)

Sokratis (-)

Kolasinac (-)

ANÁLISE TÁTICA – CHELSEA FC

Frank Lampard também não fez alterações de maior ao sistema tático da sua equipa, apresentando os seus pupilos num 3-4-3. Com as linhas subidas e a apostar na pressão alta, os blues estiveram melhor, mas após a saída de Azpillicueta por lesão, ainda no primeiro tempo, a dinâmica mudou um pouco. Depois da expulsão de Kovačić, a equipa perdeu-se e mostrou-se incapaz de reverter o resultado.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Caballero (6)

Azpilicueta (5)

Zouma (6)

Rüdiger (6)

James (6)

Jorginho (7)

Kovačić (5)

Alonso (6)

Mount (6)

Giroud (6)

Pulisic (8)

SUBS UTILIZADOS

Christensen (7)

Pedro (6)

Barkley (-)

Hudson-Odoi (-)

Abraham (-)

Artigo revisto por Mariana Plácido

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica x Real Madrid: Chat GPT indica resultado da partida desta terça-feira

Benfica e Real Madrid enfrentam-se a partir das 20 horas desta terça-feira, para a Champions League. O Chat GPT fez uma estimativa do resultado da partida relativa à prova milionária.

Pertence ao Barcelona e já foi apontado ao Benfica: como está a ser a época de Álvaro Cortés?

Álvaro Cortés já foi associado ao Benfica, numa altura em que está em final de contrato com o Barcelona. O jogador é opção na equipa B dos catalães.

Sporting: Fotis Ioannidis faz mira ao Moreirense

Fotis Ioannidis prepara-se para regressar a lista de convocados do Sporting, entrando nos planos de Rui Borges para a partida frente ao Moreirense, relativa à 23.ª jornada da Primeira Liga.

Victor Osimhen admite que esteve perto da Juventus: «Quando a Juventus te liga, tu escutas»

Victor Osimhen assumiu que podia ter rumado à Juventus, mas o Nápoles não aceitou vencer o ponta de lança ao emblema de Turim, numa fase em que ainda estava no sul de Itália.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola revela que jogo do Real Madrid frente ao Benfica é prova de fogo para jogador dos merengues

Dean Huijsen chegou ao Real Madrid na janela de transferências de verão, mas não tem conseguido convencer a crítica com as suas exibições pelos merengues.

Fotis Ioannidis ficou fora da partida entre o Sporting e o Famalicão: eis o motivo

Fotis Ioannidis estava convocado para a partida entre o Sporting e o Famalicão, mas sentiu um desconforto e não foi utilizado por parte de Rui Borges.

Eis o sorteio dos oitavos de final da Taça de Inglaterra

Já é conhecido o sorteio dos oitavos de final da Taça de Inglaterra. Falta apenas conhecer uma equipa apurada para essa fase da competição.