Forest Green Rovers FC | Um clube diferente

- Advertisement -

Hoje trago-vos uma história diferente, não tão focada em resultados, em finanças, ou de perspetivas fantásticas futuras, hoje trago-vos uma história de um clube distinto, um clube sustentável a todos os níveis. Sim, sustentável desde a abordagem financeira até à forma como o relvado é mantido, mas que mesmo assim é clube profissional e competitivo.

Falo do Forest Green Rovers FC, clube fundado a 16 de abril de 1889 com raízes na pequena cidade de Nailsworth no, também pequeno, condado de Gloucestershire.

O Forest, onde os jogadores são apelidados de “Green Devils” têm um passado de sucesso com um palmarés invejável de conquistas, com o ponto de ouro situado com a conquista da FA Vase em 1981/82 após derrotar o Rainworth Miners Welfare na final no mítico Wembley.

Os também apelidados de “Rovers” de momento competem na League Two, quarto escalão da pirâmide Inglesa, e tudo isto não seria mais que normal se não fosse o projeto do Clube diferente e raro de se encontrar nos tempos que correm na indústria do Futebol.

Um dos rostos deste projeto, é Dale Vince, condecorado com uma das patentes mais reconhecidas na Grã-Bretanha (OBE – Order of the British Empire), distinção normalmente atribuída a individualidades que contribuíram nas mais distintas áreas, Dale é um Industrialista de energias verdes e sustentáveis.

Dale não é só o Chairman e Owner do Forest Green Rovers, é o fundador da Ecotricity, uma empresa baseada em Stroud, Gloucestershire e especializada em vender energias renováveis aos consumidores. Dale assumiu a presidência do Clube em 2010 e em fevereiro de 2011 o Forest Green Rovers anunciou que a alimentação dos integrantes da equipa iria passar a ser totalmente vegetariana, cortando o fornecimento de carnes vermelhas e brancas e alimentos que não fossem totalmente sustentáveis.

Plano aprovado do novo estádio do Forest
Fonte: Forest Green

Mas as mudanças por parte do novo Chairman não ficaram por aqui. Vince inseriu inúmeras medidas ecológicas no Clube, como a introdução de painéis solares e a instalação do primeiro relvado 100% orgânico no Mundo, e em 2015 foi neste revelado que o Forest se tornou o primeiro Clube Vegan do Mundo. Não satisfeito, Dale Vince conseguiu ainda a aprovação para o novo estádio dos Rovers, em Dezembro de 2019, que será o primeiro estádio totalmente construído em Madeira sustentável.

Mas a inovação do Forest Green Rovers ultrapassa as medidas que tomam no campo da energia e alimentar. No final de 2015, Charlie Reeves, economista de profissão, dividia o seu tempo entre ser trader de energia na Ecotricity e Analista de Performance no Clube. Aqui, desenvolveu inúmeras métricas e modelos matemáticos com o objetivo de recrutar jogadores de qualidade para Mark Cooper, treinador da altura e ainda atual do Forest.

Realizava análise pós-jogo com a ajuda da informação enviada pela empresa STATS Company, de forma levar o seu clube para outro patamar, e de facto levou. O Clube mais sustentável do Mundo foi promovido à League Two após a conquista da National League (5º escalão do Futebol Inglês) na época de 2016/2017. O trabalho de Charlie Reeves tem sido tão fortemente reconhecido, que foi recrutado pelo Everton Football Club, que milita no 1º escalão do Futebol Inglês.

É difícil prever quais serão as intenções ou os objetivos de Dale Vince para o Forest, neste momento têm um plantel de qualidade e jovem, em que a base do recrutamento passa por jogadores vindos da National e Conference League, que indica que não entrarão em investimentos que meteria o Clube fora de pé.

O que parece ser certo, é que todos os Clubes e até mesmo nós como individuais, temos um pouco a aprender com os Green Devils.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona oficializa contratação de Anthony Gordon até 2031

O Barcelona anunciou a contratação de Anthony Gordon. O avançado inglês chegou proveniente do Newcastle e assinou até 2031.

André Villas-Boas destaca impacto de Francesco Farioli na conquista do título nacional: «Percebeu rapidamente o que é o FC Porto»

André Villas-Boas escreveu para a revista Dragões e destacou a temporada e o sucesso desportivo do FC Porto nas várias frentes.

Pafos de Ricardo Sá Pinto vence Taça do Chipre com golo português

O Pafos, treinado pelo português Ricardo Sá Pinto, conquistou esta sexta-feira a Taça do Chipre ao vencer o Apollon Limassol por 2-0.

Ricardo Horta presente no Onze do Ano da Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou Ricardo Horta no onze do ano da Primeira Liga. O avançado do Braga somou 14 golos e quatro assistências na competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva em negociações finais para reforçar o Barcelona

Bernardo Silva está em negociações finais para reforçar o Barcelona, num contrato válido por duas temporadas, com mais uma de opção.

Ricardo Silva é o novo treinador do Lusitânia de Lourosa

O treinador Ricardo Silva, de 43 anos, assina por uma temporada e sucede a Pedro Miguel, campeão da Liga 3 em 2024/2025.

Agente de Jurgen Klopp esclarece futuro do treinador após rumores do Al Ittihad

O agente Marc Kosicke afastou a possibilidade de Jurgen...