📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Forest Green Rovers FC | Um clube diferente

- Advertisement -

Hoje trago-vos uma história diferente, não tão focada em resultados, em finanças, ou de perspetivas fantásticas futuras, hoje trago-vos uma história de um clube distinto, um clube sustentável a todos os níveis. Sim, sustentável desde a abordagem financeira até à forma como o relvado é mantido, mas que mesmo assim é clube profissional e competitivo.

Falo do Forest Green Rovers FC, clube fundado a 16 de abril de 1889 com raízes na pequena cidade de Nailsworth no, também pequeno, condado de Gloucestershire.

O Forest, onde os jogadores são apelidados de “Green Devils” têm um passado de sucesso com um palmarés invejável de conquistas, com o ponto de ouro situado com a conquista da FA Vase em 1981/82 após derrotar o Rainworth Miners Welfare na final no mítico Wembley.

Os também apelidados de “Rovers” de momento competem na League Two, quarto escalão da pirâmide Inglesa, e tudo isto não seria mais que normal se não fosse o projeto do Clube diferente e raro de se encontrar nos tempos que correm na indústria do Futebol.

Um dos rostos deste projeto, é Dale Vince, condecorado com uma das patentes mais reconhecidas na Grã-Bretanha (OBE – Order of the British Empire), distinção normalmente atribuída a individualidades que contribuíram nas mais distintas áreas, Dale é um Industrialista de energias verdes e sustentáveis.

Dale não é só o Chairman e Owner do Forest Green Rovers, é o fundador da Ecotricity, uma empresa baseada em Stroud, Gloucestershire e especializada em vender energias renováveis aos consumidores. Dale assumiu a presidência do Clube em 2010 e em fevereiro de 2011 o Forest Green Rovers anunciou que a alimentação dos integrantes da equipa iria passar a ser totalmente vegetariana, cortando o fornecimento de carnes vermelhas e brancas e alimentos que não fossem totalmente sustentáveis.

Plano aprovado do novo estádio do Forest
Fonte: Forest Green

Mas as mudanças por parte do novo Chairman não ficaram por aqui. Vince inseriu inúmeras medidas ecológicas no Clube, como a introdução de painéis solares e a instalação do primeiro relvado 100% orgânico no Mundo, e em 2015 foi neste revelado que o Forest se tornou o primeiro Clube Vegan do Mundo. Não satisfeito, Dale Vince conseguiu ainda a aprovação para o novo estádio dos Rovers, em Dezembro de 2019, que será o primeiro estádio totalmente construído em Madeira sustentável.

Mas a inovação do Forest Green Rovers ultrapassa as medidas que tomam no campo da energia e alimentar. No final de 2015, Charlie Reeves, economista de profissão, dividia o seu tempo entre ser trader de energia na Ecotricity e Analista de Performance no Clube. Aqui, desenvolveu inúmeras métricas e modelos matemáticos com o objetivo de recrutar jogadores de qualidade para Mark Cooper, treinador da altura e ainda atual do Forest.

Realizava análise pós-jogo com a ajuda da informação enviada pela empresa STATS Company, de forma levar o seu clube para outro patamar, e de facto levou. O Clube mais sustentável do Mundo foi promovido à League Two após a conquista da National League (5º escalão do Futebol Inglês) na época de 2016/2017. O trabalho de Charlie Reeves tem sido tão fortemente reconhecido, que foi recrutado pelo Everton Football Club, que milita no 1º escalão do Futebol Inglês.

É difícil prever quais serão as intenções ou os objetivos de Dale Vince para o Forest, neste momento têm um plantel de qualidade e jovem, em que a base do recrutamento passa por jogadores vindos da National e Conference League, que indica que não entrarão em investimentos que meteria o Clube fora de pé.

O que parece ser certo, é que todos os Clubes e até mesmo nós como individuais, temos um pouco a aprender com os Green Devils.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica anuncia saída de jogador da equipa principal de futsal

O Benfica anunciou esta quinta-feira a saída de Daniel Osuji, guarda-redes que estava na equipa principal de futsal.

Número de sócios do FC Porto continua a subir

O FC Porto atualizou o número de sócios no seu Portal da Transparência, sendo agora 167.868 associados do emblema do Dragão.

Já passou pelo Benfica e é um dos destaques da semana do futebol espanhol

Duk passou pelo Benfica, mas atingiu o sucesso ao serviço do Aberdeen. Atualmente é um dos destaques do Leganés.

Diogo Leite está a ser acompanhado por histórico italiano

Diogo Leite representa atualmente o Union Berlin, mas pode mudar de equipa. A Fiorentina está interessada no português.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid perto de garantir pérola e a abrir nova ‘guerra’ com o Celta de Vigo

O Real Madrid está muito perto de confirmar a contratação de Mateo Quintana, jovem promessa que representa o Celta de Vigo.

Novidades sobre a polémica do Marinhense a dias do jogo contra o Sporting

O Marinhense está envolvido em polémica, a dias do duelo com o Sporting para a Taça de Portugal. Há novidades sobre a situação.

Ezequiel Garay sem perdões contra dirigente: «Espero que se vá embora»

Ezequiel Garay coincidiu com Peter Lim no Valência e defende que o asiático deve abandonar a liderança do clube espanhol.