📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Forest Green Rovers FC | Um clube diferente

- Advertisement -

Hoje trago-vos uma história diferente, não tão focada em resultados, em finanças, ou de perspetivas fantásticas futuras, hoje trago-vos uma história de um clube distinto, um clube sustentável a todos os níveis. Sim, sustentável desde a abordagem financeira até à forma como o relvado é mantido, mas que mesmo assim é clube profissional e competitivo.

Falo do Forest Green Rovers FC, clube fundado a 16 de abril de 1889 com raízes na pequena cidade de Nailsworth no, também pequeno, condado de Gloucestershire.

O Forest, onde os jogadores são apelidados de “Green Devils” têm um passado de sucesso com um palmarés invejável de conquistas, com o ponto de ouro situado com a conquista da FA Vase em 1981/82 após derrotar o Rainworth Miners Welfare na final no mítico Wembley.

Os também apelidados de “Rovers” de momento competem na League Two, quarto escalão da pirâmide Inglesa, e tudo isto não seria mais que normal se não fosse o projeto do Clube diferente e raro de se encontrar nos tempos que correm na indústria do Futebol.

Um dos rostos deste projeto, é Dale Vince, condecorado com uma das patentes mais reconhecidas na Grã-Bretanha (OBE – Order of the British Empire), distinção normalmente atribuída a individualidades que contribuíram nas mais distintas áreas, Dale é um Industrialista de energias verdes e sustentáveis.

Dale não é só o Chairman e Owner do Forest Green Rovers, é o fundador da Ecotricity, uma empresa baseada em Stroud, Gloucestershire e especializada em vender energias renováveis aos consumidores. Dale assumiu a presidência do Clube em 2010 e em fevereiro de 2011 o Forest Green Rovers anunciou que a alimentação dos integrantes da equipa iria passar a ser totalmente vegetariana, cortando o fornecimento de carnes vermelhas e brancas e alimentos que não fossem totalmente sustentáveis.

Plano aprovado do novo estádio do Forest
Fonte: Forest Green

Mas as mudanças por parte do novo Chairman não ficaram por aqui. Vince inseriu inúmeras medidas ecológicas no Clube, como a introdução de painéis solares e a instalação do primeiro relvado 100% orgânico no Mundo, e em 2015 foi neste revelado que o Forest se tornou o primeiro Clube Vegan do Mundo. Não satisfeito, Dale Vince conseguiu ainda a aprovação para o novo estádio dos Rovers, em Dezembro de 2019, que será o primeiro estádio totalmente construído em Madeira sustentável.

Mas a inovação do Forest Green Rovers ultrapassa as medidas que tomam no campo da energia e alimentar. No final de 2015, Charlie Reeves, economista de profissão, dividia o seu tempo entre ser trader de energia na Ecotricity e Analista de Performance no Clube. Aqui, desenvolveu inúmeras métricas e modelos matemáticos com o objetivo de recrutar jogadores de qualidade para Mark Cooper, treinador da altura e ainda atual do Forest.

Realizava análise pós-jogo com a ajuda da informação enviada pela empresa STATS Company, de forma levar o seu clube para outro patamar, e de facto levou. O Clube mais sustentável do Mundo foi promovido à League Two após a conquista da National League (5º escalão do Futebol Inglês) na época de 2016/2017. O trabalho de Charlie Reeves tem sido tão fortemente reconhecido, que foi recrutado pelo Everton Football Club, que milita no 1º escalão do Futebol Inglês.

É difícil prever quais serão as intenções ou os objetivos de Dale Vince para o Forest, neste momento têm um plantel de qualidade e jovem, em que a base do recrutamento passa por jogadores vindos da National e Conference League, que indica que não entrarão em investimentos que meteria o Clube fora de pé.

O que parece ser certo, é que todos os Clubes e até mesmo nós como individuais, temos um pouco a aprender com os Green Devils.

Nuno Oliveira
Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kompany elogia jovem português que lançou no Bayern Munique: «Sabíamos que podíamos confiar»

David Daiber jogou pela primeira vez na equipa principal do Bayern Munique. Treinador Vincent Kompany elogiou jovem.

Ruben Amorim mais perto de perder avançado do Manchester United para a Serie A

O negócio entre o Manchester United e a AS Roma por Joshua Zirkzee está a avançar. O internacional neerlandês deve ser emprestado ao clube italiano já em janeiro.

Sporting prioriza agora 2 renovações: eis quem se segue

O Sporting quer renovar os contratos de Francisco Trincão e de Maxi Araújo. Leões têm trabalhado em vários dossiês.

Gonçalo Feio elogiado por defesa da AS Roma: «Conhecimento tático é incomparável»

Gonçalo Feio foi muito elogiado por um dos seus antigos jogadores. Jan Ziólkowski falou da experiência com o treinador português no Légia Varsóvia.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Mangas revela detalhes da sua vida e confessa: «Sinto que estou no melhor momento da minha carreira»

Ricardo Mangas reforçou o Sporting neste mercado de verão. Lateral foi o protagonista do último episódio "Um Dia Com".

Eis os onzes prováveis do Benfica x Famalicão para a Primeira Liga

O Benfica vai jogar esta noite contra o Famalicão na jornada 15 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

Biel está emprestado pelo Sporting e há novidades sobre o seu futuro

Biel deve continuar no Brasil com outro clube. Extremo de 24 anos está emprestado pelo Sporting ao Atlético Mineiro.