“Glory, Glory, Man United”… NOT!

- Advertisement -

“Glory, Glory Man United”, é um dos muitos reportórios utilizados pelos adeptos do Manchester United FC por onde quer que o clube jogue. Quem viu a equipa nestas últimas épocas bem pode rezar por glória, porque essa está mais longe do que parece.

Vou rebobinar um pouco a história recente do clube para tentar contextualizar este início titubeante do United, mais concretamente à reforma de Sir Alex Ferguson.

No “longínquo” ano de 2013, o mítico treinador escocês terminava uma das mais belas carreiras de treinador do futebol mundial e na cabeça dos adeptos dos Red Devils certamente ficava a dúvida do que os esperava no futuro.

E o futuro mostrou-se cinzento, cinco épocas e quatro treinadores depois o clube foi perdendo a sua hegemonia no campeonato, e para ajudar ainda mais à festa as presenças na Champions foram cada vez mais escassas.

Aliado a estas conjeturas o facto dos seus rivais de Manchester e os Reds de Liverpool dominarem o panorama do futebol inglês e europeu respectivamente “ajudaram” ainda mais ao declínio do glorioso United.
As vitórias nas taças e a conquista da Liga Europa, souberam a pouco, para um clube habituado a ganhar e a estar presente nos maiores palcos do futebol europeu.
Anos áureos quando Sir Alex Ferguson orientava os Red Devils
Fonte: UEFA

Nesta época, o defeso foi visto pelos adeptos como um fracasso muito por culpa do ataque da equipa não ter sido reforçado convenientemente, dadas as saídas de Alexis Sánchez e sobretudo Lukaku, esperava-se uma investida forte dos Red Devils para este sector o que acabou por não acontecer.

A grande contratação foi a mais inesperada de todas, muito por culpa dos valores envolvidos, Harry Maguire custou aos cofres do clube 87M€, tornando-se no central mais caro do mundo, mesmo assim não foi o suficiente para animar a massa adepta que queria mais reforços.

QUEM VAI SAIR POR CIMA NO JOGO ENTRE O MANCHESTER UNITED FC E O LEICESTER CITY FC? SE SABES, APOSTA JÁ!

Ainda assim, Ole Gunnar Solskjaer manteve o optimismo perante a massa adepta dos Red devils ao subir para a equipa principal o jovem promissor Mason Greenwood de apenas 17 anos, na minha opinião uma aposta um pouco arriscada porque claramente é de um matador credenciado que a equipa precisa, e Greenwood terá toda uma responsabilidade em cima dele como avançado da equipa com tão tenra idade, certo é que os adeptos parecem gostar da aposta no jovem inglês. Daniel James foi outra das apostas no mercado inglês e até agora tem mostrado o seu valor nos jogos já realizados.

Apresentação do central mais caro do mundo
Fonte: Manchester United FC
A vitória sobre o Chelsea FC na primeira jornada por esclarecedores 4-0, mascarou as fragilidades da equipa, nomeadamente a nível defensivo.

Não tenho a certeza se Maguire vai estar à altura daquilo que se pagou por ele mas sozinho não fará a diferença no relvado. E este jogo mostrou que uma boa defesa não se faz apenas com um bom central e parece-me que a restante defesa terá que melhorar muito para a equipa começar a estabilizar a nível de resultados.

Depois do jogo do Chelsea veio a amargura dos resultados, dois empates e uma derrota fizeram descer à terra aqueles que pensaram que a vitória com os blues ia catapultar o clube de Manchester para uma luta nos lugares cimeiros da tabela, mas como já se viu noutras épocas, o clube claudicou em jogos com equipas teoricamente inferiores, e pior, são as exibições que não auguram nada de bom.

Que pode então Ole Gunnar Solskjaer fazer para o clube sair desta espiral negativa?

São vários os focos que o norueguês terá que trabalhar, tanto a nível colectivo como a nível individual, e neste ponto destaco um dos problemas actuais do United, Paul Pogba.

O francês é o grande esteio da equipa mas terá que ser mais preponderante no jogo colectivo da equipa. Em dia sim, Pogba é jogador para decidir jogos e o United precisará muito que o francês esteja motivado e em forma, cabe a Solskjaer tirar o melhor partido do jogador.

No campo oposto, e a parecer uma aposta cada vez mais segura, está o jovem Daniel James que tem sido uma agradável surpresa neste início de época, com a lesão de Martial, o galês tem aparecido na decisão dos jogos e causado maus menores para os Red Devils, carregando a equipa às costas. Maior demonstração da sua preponderância foi a conquista do prémio de jogador do mês de Agosto.

Com Paul Pogba em forma, o United torna-se mais forte
Fonte: UEFA
Não se prevê que o United venha a lutar pelo título pelo menos esta época, acho que uma posição nos lugares de acesso à Champions é o máximo a que o clube pode almejar actualmente.

Há muita juventude para ser exponenciada e aproveitada, Solskjaer pode ser o homem ideal para tirar o melhor partido dessa juventude, tal como um vinicultor trabalha com a uva extrai dela o melhor para torná-la num bom vinho.

Mas com uva madura ou não. em Old Trafford querem que o clube regresse a glória de outrora com Solskjaer ou com outro técnico o que interessa é que o clube regresse aquilo que já foi outrora!

Glory, Glory, Man United!!

 

Foto de Capa: Manchester United FC

Revisto por: Jorge Neves

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Horta recorda transferência do Vitória FC para o Benfica em 2016: «Eu vou para o clube fazer o quê?»

Numa entrevista recente, André Horta recordou o período em que foi transferido do Vitória FC para o Benfica e ainda uma mensagem de Ruben Amorim.

Atlético Madrid pondera avançar para a contratação de avançado internacional português

O Atlético de Madrid está interessado em Gonçalo Ramos e poderá avançar com uma proposta pelo avançado português no próximo mercado de verão.

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

José Vala deixa o comando técnico do Caldas passado uma década

O Caldas anunciou este domingo, a rescisão de contrato com José Vala. O treinador pôs fim a uma ligação que durava à mais de dez anos.

Kylian Mbappé aborda momento conturbado do Real Madrid e desmente problemas com Xabi Alonso: «Vai ser um treinador fantástico»

Kylian Mbappé falou sobre o momento mais conturbado do Real Madrid e deixou elogios a Xabi Alonso, Vinícius Júnior e Jude Bellingham.

Diogo Martins deixa Alverca e assina União de Leiria

Na passada quinta feira, a União de Leiria chegou a acordo com o Alverca para a contratação do médio Diogo Martins.