Juan Mata, de Londres para Manchester

- Advertisement -

Esta semana, visto que se deu uma jornada da Taça Inglesa sem grandes surpresas, decidi falar um pouco sobre o mercado de transferências, nomeadamente a transferência de Juan Manuel Mata do Chelsea para o Manchester United.

Primeiro, há que falar do percurso de Juan Mata pelos Blues, desde que chegou, no Verão de 2011, proveniente do Valencia. Esta transferência deu-se por 28 milhões de euros (23,5 milhões de libras), confirmando um dos grandes reforços do clube para a época que se avizinhava.

Só na primeira época, Mata contabilizou ao todo 12 golos marcados, ajudando, inclusive, o Chelsea a garantir a Liga dos Campeões. Feito inacreditável, para um Chelsea que passou grandes dificuldades ao longo da época, com a troca de Villas-Boas por Di Matteo, no início de Março. Porém, o Chelsea acabava a época num desapontante 6º lugar, acedendo à Champions apenas porque a ganhara.

Juan Mata a erguer a Taça da Champions
Juan Mata a erguer a Liga dos Campeões / Fonte: Blog Chelsea News Brasil

Na época de 2012/13, o jogador espanhol conseguiria ainda melhores resultados, com 19 golos em 63 jogos, e coroando o ano com uma Liga Europa. Esta época foi também de muitas dificuldades, com mais uma chicotada psicológica a meio da mesma, entrando Rafa Benítez para o lugar de Di Matteo. O Chelsea conseguiu, ainda assim, um estável 3º lugar, mas muito distante do campeão United.

Com a chegada de Mourinho, Juan Mata viu o seu espaço na equipa londrina encurtar-se. Apenas contabilizou 13 jogos na primeira volta e nunca com a totalidade dos 90 minutos em qualquer jogo. Previa-se que o futuro de Mata pudesse estar noutras paragens.

Na passada semana, deu-se a transferência para o Manchester United, por valores que rondam os 44,6 milhões de euros (37 milhões de libras). O negócio não só foi vantajoso a nível financeiro como também permitiu as contratações de Matic e Salah, jogadores mais à medida de Mourinho. O treinador português lamentou não ter feito de Mata um melhor jogador, muito devido ao facto de o ter posto a jogar numa posição nova, mas a verdade é que o espanhol saiu muito valorizado.

Já para o Manchester United pode ter chegado o criativo que os adeptos tanto ansiavam, capaz de mexer com o jogo dos Red Devils e levar a equipa para o caminho das vitórias, e, quem sabe, garantir mesmo o acesso à Liga dos Campeões. David Moyes afirmou que está encantado com a compra do extremo e algo surpreendido com a permissão do Chelsea em vender o jogador. Quem mais irá o treinador escocês comprar para tornar a equipa competitiva?

Juan Mata assinou pelo United
Juan Mata assinou pelo Man Utd / Fonte: Manchester United

Para concluir, pode mesmo dizer-se que a troca entre os clubes é ideal, ainda mais se tivermos em consideração que o Chelsea já fez a totalidade de jogos com o United para a Premier League, o que já mereceu críticas de treinadores como Wenger. Ao fim e ao cabo, o timing da transferência foi mais uma jogada de mestre de Mourinho, não só a mostrar que é um génio “dentro” de campo como igualmente fora dele.

PS: Também Michael Essien deixa o Chelsea para reforçar o AC Milan, depois de quase nove anos no clube Londrino.

João Martins
João Martins
O João Martins é um apaixonado pela Premier League e pelo Sporting. Diz que a sua maior tristeza é ver os seus clubes favoritos afastados dos troféus principais. Seja em Inglaterra, com o Arsenal, ou em Portugal, com o seu clube.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Boto quebra o silêncio sobre a saída de Filipe Luís: «Tomar decisões difíceis é profissionalismo»

José Boto falou sobre a saída de Filipe Luís. O diretor do Flamengo abordou a mudança de treinador no momento da oficialização de Leonardo Jardim.

Jogador emprestado pelo Benfica recebe suspensão de 12 jogos por comentários machistas

Gustavo Marques recebeu uma suspensão de 12 jogos e uma multa de 5 mil euros por comentários machistas feitos contra a árbitra Daiane Muniz.

Lara Pintassilgo reage à tensão no Médio Oriente e garante: «Se acontecer algo mais grave, eu volto»

Lara Pintassilgo revelou que vive um clima de aparente normalidade na Turquia, apesar da recente escalada de tensão militar no Médio Oriente.

Presidente do Palmeiras critica a forma como o Flamengo conduziu a demissão de Filipe Luís: «Falta de respeito absurda»

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, criticou a forma como o Flamengo conduziu a demissão de Filipe Luís durante a madrugada. A dirigente considerou a atitude uma «falta de respeito absurda».

PUB

Mais Artigos Populares

Talles Wander tem estado em destaque na Sanjoanense e pode ser integrado no AVS SAD na próxima temporada

Talles Wander, avançado do AVS SAD, a atuar por empréstimo na Sanjoanense, tem sido um dos destaques da Liga 3. O avançado pode vir a integrar a equipa avense na próxima época.

João Neves continua sob tratamento e vai falhar o PSG x AS Mónaco

João Neves será uma de três baixas do PSG na receção ao AS Mónaco. O médio português está a recuperar de uma lesão num tornozelo.

Nuno Espírito Santo deixa rasgados elogios para Mateus Fernandes: «Assume o peso da equipa»

Mateus Fernandes foi muito elogiado por Nuno Espírito Santo. O técnico falou após a vitória do West Ham frente ao Fulham.