Liga Inglesa: O génio da lâmpada dos elogios

- Advertisement -

cab premier league liga inglesa

Quando, finalmente, se conquista aquilo que há muito parecia alcançável mas, inexplicavelmente (ou não), não se conseguia, a satisfação é enorme. Muito maior do que se o tivéssemos conseguido pela primeira vez. O facto de se ter falhado várias vezes dá um gostinho especial a uma conquista que pode parecer normal ou irrelevante aos olhos dos outros, mas que para nós tem um grande significado. Pode acontecer com aquela cadeira acessível que não conseguimos fazer no primeiro ou no segundo ano da faculdade por termos facilitado, com aquele café que foi sendo adiado pela indisponibilidade de ambas as partes ou… com aquela vitória que arranjava sempre maneira de fugir.

Mas as coisas, felizmente para aqueles que as procuram, acabam por acontecer. E até sabem melhor assim. José Mourinho, no momento em que escrevo estas linhas, deve estar a deliciar-se mais do que alguma vez julgaria, juntamente com os jogadores (principalmente os mais antigos), com os primeiros três pontos da temporada, olhando para a tarefa aparentemente acessível (pelo favoritismo e dinheiro gasto), mas nunca conseguida nos últimos quatro anos – vencer o West Bromwich Albion (WBA) no The Hawthornes. Depois do 3-1 conseguido em 2011, nunca mais o Chelsea foi capaz de capitalizar o seu favoritismo, perdendo pontos de forma sucessiva – 1-0 e 2-1 nos primeiros dois anos, 1-1 no terceiro (já com Mourinho ao leme) e 3-0 no quarto.

Esta vitória, porém, tem um significado que vai além de um ponto final numa malapata para os blues: o seu treinador não vencia o treinador do adversário, Tony Pulis, há dois jogos consecutivos, perdendo mesmo ambas as partidas frente a equipas contra as quais teria obrigação de vencer (Crystal Palace e, claro, WBA); as “novelas” criadas (ou amplificadas?) pelos media  à volta da equipa terão menos potencial de venda e, por isso, baixarão de tom; conquistaram-se pontos a, pelo menos, um rival directo – o Manchester United…

A primeira vitória da época do Chelsea foi... Pedro Rodríguez Fonte: Facebook do Chelsea FC
A primeira vitória da época do Chelsea foi… Pedro Rodríguez
Fonte: Facebook do Chelsea FC

… embora não tenham sido os primeiros da época. Em termos classificativos, foram os primeiros dois conseguidos sobre os red devils, mas fora de campo, o Chelsea ganhou uma batalha importantíssima aos rivais, durante esta semana – a contratação de Pedro Rodríguez.

José Mourinho, ao ler, e bem, o moral da equipa, e perante a ausência de Óscar, não hesitou em colocar o espanhol no onze inicial para esta partida, dando correspondência às suas palavras, antes do encontro, vangloriando-se, quase excessivamente, pela chegada do ex-Barcelona. Aliás, na flash interview de antevisão do encontro (os ingleses têm esse bom hábito), divulgado o onze inicial, retirou-lhe a pressão ao dizer que não se deveria colocar sobre ele toda a responsabilidade e até confessou que não esperava que os colegas o entendessem…

… mas, como dizem os ingleses, “it takes one to know one”, e um génio como Hazard estabeleceu logo afinidade com um semelhante seu, combinando, na perfeição, com o espanhol para “rasgar” a defesa do West Bromwich no golo inaugural, da autoria do ex-Barcelona. 10 minutos mais tarde, Pedro descobria Diego Costa na área e este assinava o 0-2.

O West Bromwich deu muito trabalho  até final. O Chelsea teve de suar para manter a vantagem (Terry foi expulso, o WBA reduziu a vantagem, por duas vezes, para 1-2 [vale a pena ser visto e revisto!] e 2-3), mas conseguiu quebrar o enguiço.

Mourinho esfregou a lâmpada com elogios e de lá saiu o génio, Pedro, que lhe concedeu o desejo de quebrar as suas malapatas e, finalmente!, somar três pontos na Premier League, iniciando, muito provavelmente, um ponto de viragem no rumo do Chelsea para os próximos tempos.

Foto de capa: Facebook do Chelsea

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira goleia e Grêmio de Luís Castro derrota Botafogo de Martín Anselmi em jogo de loucos

O Palmeiras venceu em casa o Vitória por 5-1 na segunda jornada do Brasileirão. Já o Grêmio bateu o Botafogo por 5-3.

Boston Celtics continuam a ganhar em noite histórica de Neemias Queta

Os Boston Celtics venceram fora de casa os Houston Rockets por 114-93. Neemias Queta chegou à marca dos 1000 pontos na Liga.

Inter Miami oficializa contratação de Germán Berterame

Germán Berterame junta-se ao Inter Miami, equipa de Lionel Messi. O avançado mexicano chega à liga norte-americana proveniente do Monterrey.

Dani Silva reforça campeão cipriota Pafos FC

Dani Silva, de 25 anos, chega por empréstimo do Midtjylland para reforçar o Pafos FC, atual campeão cipriota.

PUB

Mais Artigos Populares

Junior Olaitan é reforço do Besiktas

O Besiktas anunciou a contratação de Junior Olaitan, médio internacional pelo Benim, proveniente do Goztepe, reforçando o plantel para as próximas três temporadas e meia.

Sandro Nascimento despede-se do Sporting após oito épocas e ruma ao Torino

Sandro Nascimento vai deixar o Sporting ao fim de oito temporadas para seguir a carreira no Torino, numa mudança que marca o fim de um longo ciclo em Alvalade e o início de uma nova experiência no futebol italiano.

FC Porto à espera: eis os onzes prováveis do Sporting x AVS SAD para a Taça de Portugal

O Sporting recebe esta quinta-feira o AVS SAD nos quartos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis da partida.