📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liverpool versão 2.0

- Advertisement -

A época 2013/2014 foi um sonho para os reds. Não disputaram nenhuma competição europeia nem conquistaram nenhum título, mas voltaram a sonhar. Sonharam que podiam voltar a vencer a Premier League e a estar entre os grandes. No fim, falharam. Mas todo o trabalho não pode ser esquecido. O ponto alto? O regresso assegurado do Liverpool à Liga dos Campeões na próxima época. Ah! E a legitimidade de continuar a sonhar.

Com uma equipa jovem liderada pelo veterano Steven Gerrard, os pupilos de Brendan Rodgers foram a surpresa da Premier League na época transacta. Mas terão sido apenas a equipa surpresa ou terá sido o regresso à luta pelos títulos? Há muito que o Liverpool era afastado como candidato a vencer a Liga Inglesa, estabelecendo como objectivos a classificação para a Liga dos Campeões e a conquista de uma taça nacional. Algo manifestamente insuficiente para um clube com um passado glorioso como o do Liverpool. Mas o cenário mudou. Brendan Rodgers contratou os jogadores certos e incutiu-lhes uma cultura táctica de excelência. Tirou o melhor de cada um deles e conseguiu colocar o Liverpool na disputa pelo título até ao final do campeonato, acabando por ser distinguido com o prémio de Treinador do Ano.

Os reds terminaram em segundo e qualificaram-se para a Liga dos Campeões. Mas como vai ser a próxima época? Os residentes de Anfield estarão com imensas expectativas para a época que se avizinha. A tarefa não será fácil. Agora, há que juntar às provas nacionais uma competição europeia em que, com toda a certeza, o Liverpool quererá fazer boa figura e recuperar o seu prestígio. Rodgers mantém-se, o que é muito bom para trazer estabilidade ao clube. Mas Suaréz, um dos grandes motores da equipa – inclusive, galardoado com a Bota de Ouro -, poderá sair. Para além da possível saída do uruguaio, o capitão, Steven Gerrard, começa a vacilar. A idade começa a pesar e não se sabe até que ponto ele poderá continuar a actuar ao mais alto nível. Contratações têm de ser feitas para que o Liverpool possa manter o rendimento e, por fim, presentear os adeptos com os títulos que tanto desejam.

Gerrard e Rodgers são dois pilares fundamentais que se mantêm para a próxima época Fonte: Sky Sports
Gerrard e Rodgers são dois pilares fundamentais que se mantêm para a próxima época
Fonte: Sky Sports

Os reds têm legitimidade para sonhar. Mas há que manter os pés nos chão. Uma equipa campeã não se constrói da noite para o dia. Há que introduzir alguma maturidade no plantel – jogadores mais experientes, para incutir disciplina e rigor aos jovens talentos. Brendan Rodgers tem todos os ingredientes para (re)colocar o Liverpool entre os grandes. Especialmente, caso se verifique a saída de Suaréz, com o orçamento que terá. O calendário será mais pesado. Um maior número de soluções é necessário. Assim, com uma boa gestão ao longo da época, com o apoio dos incansáveis adeptos e com a mesma sede de vencer, penso que o Liverpool poderá manter-se no topo na próxima época.

Gerrard, apesar da idade, conseguirá com certeza transmitir a paixão pelo clube e ir, assim, atrás da medalha que tanto deseja: a da Premier League. Há que começar a delinear a próxima época e estabelecer objectivos concretizáveis, que possam dar bases a este Liverpool de ambições renovadas. Na minha opinião, na próxima época vamos ter de novo o Liverpool entre os habituais candidatos ao título e ainda podemos esperar uma boa campanha europeia de uma equipa que regressa à Champions de orgulho ferido e com vontade de fazer todo um público esquecer estes anos de ausência.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrícia Ribeiro: «O Cristiano Ronaldo estar ligado ao padel ajudou à evolução enorme»

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

Patrícia Ribeiro e a loucura do padel: «Sinto que é a modalidade em maior crescimento do mundo»

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

Patrícia Ribeiro e o crescimento do padel: «Vamos a qualquer clube de padel e os campos estão cheios desde as 9h até às 23h...

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

Patrícia Ribeiro: «Uma pessoa que comece a jogar ténis já em adulto muito dificilmente vai atingir o nível competitivo, enquanto no padel facilmente consegue...

Patrícia Ribeiro concedeu uma entrevista ao Bola na Rede. Atleta de padel falou da atualidade da modalidade em crescimento.

PUB

Mais Artigos Populares

Favoritos venceram com destaque ao Congo para Portugal estar atento: eis os resultados do dia na CAN 2025

A CAN 2025 continua a todo o gás. Dia 23 de dezembro marcado pelas vitórias dos favoritos, com destaque ao Congo.

Fottis Ioannidis dilata vantagem do Sporting frente ao Vitória SC

O Vitória SC recebe o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques. Fottis Ioannidis dilatou a vantagem dos leões.

Francisco Trincão coloca Sporting em vantagem no Estádio D.Afonso Henriques

O Vitória SC recebe o Sporting no Estádio D.Afonso Henriques. Francisco Trincão abriu o marcador para o conjunto leonino.