Última horaReal Madrid de José Mourinho sorri: Vários gigantes na luta por jovem promessa que já escolheu a sua preferência
Publicidade

Manchester City FC 1-0 Arsenal FC: Equipa de Guardiola vence Gunners em jogo dividido

Mário Silva da Costa · 4 min

Manchester City FC 1-0 Arsenal FC: Equipa de Guardiola vence Gunners em jogo dividido

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A CRÓNICA: O RESCALDO DE UM JOGO QUE PODIA TER DURADO SÓ 45 MINUTOS

Sempre que duas equipas dos big six do campeonato inglês se defrontam, o público prepara-se para assistir a grandes jogos. E quem assistiu à primeira parte do duelo entre o Manchester City FC e o Arsenal FC seguramente não ficou desiludido. Duas equipas a jogar bom futebol, com ataques rápidos e a criar situações de finalização. Mesmo a nível estético, os jogadores foram presenteando o público televisivo com momentos de excelência.

A turma orientada por Pep Guardiola entrou mais forte na partida, criando perigo logo no primeiro minuto do encontro, através de um remate de Mahrez. Aos 23 minutos, acaba por chegar ao golo. Uma jogada que se iniciou na defesa, com a bola a chegar rapidamente ao ataque, acabando por ir parar aos pés de Phil Foden, que, dentro da área, efetuou um remate potente. Leno ainda se opôs com uma boa defesa, mas, na recarga, acabou por surgir Sterling, que fez o golo.

A partir deste momento, surgiu a reação do Arsenal FC. Os gunners criaram logo uma situação muito perigosa para a baliza de Ederson, por intermédio de um remate de Pépé. Nesta fase do encontro, Bukayo Saka destacou-se (ainda mais) dos restantes, criando situações de golo flagrantes. Em dois momentos, Ederson evitou brilhantemente o golo da equipa londrina, defendendo os remates de Bukayo Saka e de Aubameyang.

Chegando ao intervalo, ficava a sensação de que se estava a assistir a um excelente jogo, com as duas equipas a praticar bom futebol. A segunda parte tinha tudo para ser emocionante.

No entanto, tal não se verificou. Seguramente, o caro leitor já foi presenteado com decepção destas. Para quem estava a assistir, a segunda parte mais não foi do que uma desilusão. Todos os motivos de interesse foram gastos na primeira metade do encontro, ao passo que a segunda serviu mais para passar o tempo. Quase nulas as oportunidades de golo.

O Arsenal FC beneficiou de um par de livres diretos, um de David Luiz e outro de Pépé, mas que pouco perigo criaram. O Manchester City FC aproveitou para controlar o jogo. Os comentadores mencionavam um “jogo sem balizas” e, de facto, foi justamente a isso que se assistiu.

Tratou-se, portanto, de um excelente jogo, caso este rescaldo fosse referente apenas à primeira parte. No final, a vitória sorriu à equipa do Manchester City FC, que ocupa o décimo lugar da tabela classificativa. Já o Arsenal FC desceu para a sexta posição.

 

A FIGURA

Bukayo Saka – Pode causar estranheza eleger como a figura do encontro um atleta da equipa derrotada. Mas sem dúvida de que Bukayo Saka faz parte do leque de pessoas que mais mereciam a vitória. Que excelente exibição do jovem inglês de 19 anos. Muito veloz e excelente condução de bola. Deu imenso trabalho aos defesas do Manchester City FC.

O FORA DE JOGO

Nicolas Pépé – Jogo bastante apagado do avançado do Arsenal FC. Teve uma grande oportunidade para finalizar, logo após o golo do Manchester City FC, mas, fora esse momento, passou bastante discreto durante o jogo.

 

ANÁLISE TÁTICA – MANCHESTER CITY FC

É bastante complicado definir o sistema tático utilizado pelo Manchester City neste encontro. Foram apresentandas várias modificações. Em muitos momentos, jogou-se num 3-3-4, com João Cancelo a juntar-se no meio-campo a Bernardo Silva e Rodri, deixando Rúben Dias, Walker e Nathan Ake a controlar a defesa.

Atacou, frequentemente, com uma linha de quatro, composta por Phil Foden, Sterling, Mahrez e Agüero. No entanto, durante o o jogo, foi alterando várias vezes para esquemas de 4-4-2 ou de 3-4-3. Este Manchester City apresentou diversas faces ao longo da partida. 

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Ederson (7)

João Cancelo (4)

Rúben Dias (4)

Nathan Ake (5)

Kyle Walker (5)

Rodri (6)

Phil Foden (7)

Bernardo Silva (6)

Raheem Sterling (7)

Riyad Mahrez (6)

Kun Agüero (5)

 

SUBS UTILIZADOS

İlkay Gündoğan (5)

Fernandinho (4)

 

ANÁLISE TÁTICA – ARSENAL FC

A equipa do arsenal apresentou-se num sistema tático de 3-4-3. Ceballos e Xhaka seguraram o meio-campo da equipa londrina, deixando os corredores laterais para Saka e Bellerín. A frente de ataque ficou entregue a Willian, Aubameyang e Pépé. Na segunda parte, aquando da saída de Willian, Lacazette ocupou o centro do ataque.

ONZE INICIAL E PONTUAÇÕES

Bernd Leno (4)

David Luiz (4)

Gabriel (5)

Kieran Tierney (5)

Hector Bellerín (5)

Granit Xhaka (5)

Dani Ceballos (6)

Bukayo Saka (8)

Willian (5)

Nicolas Pépé (3)

Pierre-Emerick Aubameyang (5)

SUBS UTILIZADOS

Alexandre Lacazette (5)

Eddie Nketiah (5)

Thomas Partey (5)

Artigo revisto por Mariana Plácido

Mário Silva da Costa

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando a tática explica tudo e, mesmo assim, passa para 2.º plano | Torreense

Não é que a tática não seja importante. Ela é, aliás, crucial para entender o jogo e o seu caminho. Ainda assim, depois de dois golos dos descontos e de uma nova vitória - a primeira em casa - do Torreense, qualquer pensamento, qualquer sentimento, qualquer nota sobre o jogo tende a lembrar a magia de, não um, mas dois golos anotados nos descontos para mudar completamente o resultado e o apelo de um clube a uma prova. Só a tática, na forma como o Torreense se organizou 11x10, 10x11 e 10x10, explica uma vitória construída com base em pensamento, em estrutura e em alterações constantes, num dinamismo tal que precisa de múltiplos cantos para escrever uma epopeia. Mas também só a emoção ou, pelo menos, a capacidade de a exteriorizar, explica a forma como, quando todos já poderiam deitar a toalha ao chão, um clube da Segunda Liga se consegue superiorizar na Europa e, depois de sofrer uma reviravolta, responder na mesma moeda, depois de, em casa, perder pontos nos descontos, recuperá-los e triplicá-los. 

Diogo Ribeiro · 9 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.